DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/967
Título: Formação de Professores: O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Município de Parintins-AM.
Título(s) alternativo(s): Teacher Training: The Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in the Municipality of Parintins-AM.
Autor(es): Santos, Pedro José
Palavras-chave: História e Cultura Afro-Brasileira e Afriacana;História Oral;Formação de Professores
Data do documento: 6-Jun-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This article deals with the experiences built up in the initial and continuing training of teachers in the degree course in History of the municipality of Parintins and its reflexes in the teaching performance in Basic Education. For the development of the research were selected four teachers with training in different historical moments: two teachers with initial training prior to the enactment of Law 10.639 / 03; and two teachers with further training. We sought to identify how the experiences of these professionals were constructed during their formative process with the constituent contents of the themes of African and Afro-Brazilian History and Culture. It will also seek to understand the theme through documents such as LDB, PCNs and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. For this we used oral history as a research methodology, in which we have as theoretical support of this study authors such as; Verena Alberti (2011), Meihy and the Netherlands (2011), Delgado (2003) and Alessandro Portelli (1997).
Descrição: O presente artigo versa acerca das experiências construídas na formação inicial e continuada de professores no curso de Licenciatura em História do município de Parintins e seus reflexos na atuação docente na Educação Básica. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados quatro professores com formação em momentos históricos diferentes: dois professores com formação inicial anterior a promulgação da Lei 10.639/03; e dois professores com formação posterior a referida lei. Buscamos identificar como foram construídas as experiências desses profissionais durante seu processo formativo com os conteúdos constituintes das temáticas Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Buscar-se-á ainda a compreensão da temática por meio dos documentos como, a LDB, PCNs e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para isso utilizou-se a história oral como metodologia de pesquisa, no qual temos como apoio teórico desse estudo autores como; Verena Alberti (2011), Meihy e Holanda (2011), Delgado (2003) e Alessandro Portelli (1997).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/967
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons