DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/901
Título: Teatro como incentivo à prática de leitura: uma experiência com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual em Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): Theater as an incentive to practice reading: an experience with the students of the 9th grade of a state public school in Parintins-AM
Autor(es): Natividade, Lucinelson
Palavras-chave: Leitura;Compreensão;Interpretação;Teatro
Data do documento: 7-Mai-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: In this work, we tried to highlight the importance of reading practice, since this is of fundamental importance for the cultural development of the student. Therefore, reading must be taken as a social practice, because it is a critical position in front of the world. Hence the importance of reading habit. In this sense, the objective of this study was to investigate how reading strategies, through the play, enable reading, comprehension and textual interpretation. The methodological basis was the use of workshops on reading, interpretation and textual production and later the application of theatrical pieces, with the students of the 9th year of elementary education, in partnership with PIBID (Institutional Program for Scholarship Initiation). In this context, reading is conceived as an instrument for the individual to construct his critical knowledge and learn to exercise his citizenship. In order to investigate the causes that lead students not to act as a reader, the qualitative research was used to search for knowledge in the researched area. Samples of students and teachers were used. In order to clarify this work, questionnaires were used with open and closed questions addressed to the students and open to teachers, so this scientific work evidenced that reading allows the acquisition of different points of view and promotes the transformation of man and the world one reading must go beyond reading the word, leading individuals to read the world, that is, to criticity. In this study, we used as theoretical base: Solé (1998), Martins (2006), PCN (2000), Freire (2011), Zilberman (2005), Hunt (2010), Neves among other scholars who provided materials for better understanding and reflection of the topic under discussion.
Descrição: Neste trabalho buscou-se evidenciar a importância da prática de leitura, uma vez que esta é de fundamental importância para o desenvolvimento cultural do aluno. Por isso, a leitura deve ser tomada como uma prática social, pois ela é um posicionamento crítico diante do mundo. Daí a importância do hábito de leitura. Neste sentido, o objetivo deste foi investigar como as estratégias de leitura, por meio da peça teatral, viabilizam a realização de leitura, compreensão e interpretação textual. A base metodológica utilizada foi a realização de oficinas de leitura, interpretação e produção textual e posteriormente a aplicação de peças teatrais, com os alunos do 9º ano do ensino Fundamental, em parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Neste contexto, concebe-se a leitura como um instrumento para que o indivíduo construa o seu conhecimento crítico e aprenda a exercer sua cidadania. Com intuito de investigar as causas que levam os alunos a não atuarem como leitor utilizou-se da pesquisa qualitativa por buscar conhecimento no local pesquisado. Foram utilizadas amostras de discentes e docentes. Para o esclarecimento deste trabalho utilizou-se questionários com perguntas abertas e fechadas dirigidas aos alunos e aberta a professores, assim este trabalho de cunho científico evidenciou que a leitura possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e promove a transformação do homem e do mundo uma vez que o ato de ler deve ir além da leitura da palavra, levando os indivíduos a leitura de mundo, isto é, à criticidade. Neste estudo, utilizou-se como base teórica: Solé (1998), Martins (2006), PCN (2000), Freire (2011), Zilberman (2005), Hunt (2010), Neves (2009), Ferreira (2012), entre outros estudiosos que forneceram materiais para melhor compreensão e reflexão do tema em discussão.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/901
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons