DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAmazonas, Silvia-
dc.date.available2018-05-15T13:32:18Z-
dc.date.issued2018-05-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/889-
dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as principais habilidades e competências da leitura para a formação do leitor crítico no Ensino Médio, tendo como título “A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no Ensino Médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM”. Para o percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da abordagem qualitativa, de enfoque fenomenológico. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de entrevista semiestruturada e questionário com perguntas abertas para alunos e professores. No aporte teórico, foram elencados autores como Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993), Antunes (2009), dentre outros. O estudo fez uma breve contextualização sobre as habilidades e competências da leitura. Discutindo em linhas gerais os conceitos de contribuições, a respeito da formação de leitores críticos; o papel do professor no incentivo à leitura; Por fim, os resultados da pesquisa apontam que os estudantes do Ensino Médio possuem professores que pautam suas práticas em ações que instigam o aluno a construir gradativamente o senso de criticidade. Para os alunos, a leitura crítica se encontra em um contínuo processo de construção.pt_BR
dc.description.abstractThe present research has as general objective: to know the main skills and competences of reading for the formation of the critical reader in High School, with the title "Critical reading beyond decoding: skills and competences in the formation of the critical reader in high school, in a state school in the municipality of Parintins-AM. " For the methodological course we used the bibliographical and field research, through the qualitative approach, of phenomenological approach. The instruments of data collection were the application of semi-structured interview and questionnaire with open questions for students and teachers. In the theoretical contribution, authors such as Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993) and Antunes (2009) among others were listed. The study briefly contextualized the skills and competences of reading. Discussing in general lines the concepts of contributions, regarding the formation of critical readers; the role of teachers in encouraging reading; Finally, the results of the research indicate that high school students have teachers who guide their practices in actions that instigate the student to gradually build a sense of criticality. For the students the critical reading is in a continuous process of construction.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.titleA leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.pt_BR
dc.title.alternativeCritical reading in addition to decoding: skills and competences in the critical reader's formation in high school, in a state school in the municipality of Parintins-AM.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-15T13:32:18Z-
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons