DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Edilene-
dc.date.available2018-05-15T13:30:51Z-
dc.date.issued2018-05-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/888-
dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma abordagem sobre “O texto literário nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura no 1° do Ensino Médio”. A Temática nasceu a partir da experiência no subprojeto que desenvolve um trabalho sobre Literatura no Palco de forma diferenciada. A temática em questão tem como objetivo analisar como o texto literário é utilizado nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura nos primeiros anos do Ensino Médio. Assim, as inquietações visaram em verificar como o texto literário está sendo utilizado em sala de aula e quais os benefícios de se trabalhar o texto literário em sala. Para a realização deste trabalho recorremos a alguns aportes teóricos como: Cosson (2014), Colomer (2007), Terra (2004), e outros, os quais trabalham com a literatura para a formação de leitores e cidadãos pensantes e atuantes na sociedade. Os referidos autores vêm defendendo que através do uso do texto literário no ensino de Literatura tanto o aluno quanto o professor se desenvolvem e desempenham um ensino/aprendizagem mais efetivo. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, a partir dos tipos de pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos métodos de abordagem da Estética da Recepção, métodos de procedimento foi o comparativo, com as técnicas direta e indireta, o universo e amostra da pesquisa foi quatro turmas do 1° ano do Ensino Médio o qual escolhemos duas salas, os sujeitos foram professores e alunos. Mostrando assim a importância do uso do texto literário na escola, nas aulas para a formação de agentes sociais que almejam uma melhoria no ensino/aprendizagem das escolas publicas e mostrar que através de programas sociais como o PIBID/LETRAS esses alunos já começam a conhecer o texto literário e conceber os seus benefícios. A partir da coleta de dados confirmamos os objetivos da pesquisa, visto que professores afirmaram desenvolver o texto literário, e os alunos responderam que conhecem alguns textos literários, porque são trabalhados em sala pelo professor através de livro didático, do livro para didático, ainda apresentaram mais alguns textos literário utilizados por eles. Enfim, o texto literário guarda saberes quando explorado promove conhecimento, por isso é relevante o seu uso nas aulas do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper presents an approach on "The literary text in Portuguese Language and Literature classes in the 1st of the Secondary School". The Thematic was born from the experience in the subproject that develops a work on Literature on the Stage in a differentiated way. The theme in question aims to analyze how the literary text is used in classes of Portuguese Language and Literature in the first years of High School. Thus, the concerns were aimed at verifying how the literary text is being used in the classroom and what the benefits of working the literary text in the classroom. In order to carry out this work, we have used some theoretical contributions such as: Cosson (2014), Colomer (2007), Terra (2004) and others, who work with literature for the formation of readers and citizens thinking and acting in society. These authors have defended that through the use of the literary text in Literature teaching both the student and the teacher develop and play a more effective teaching / learning. The methodology used was qualitative, based on the types of bibliographical and field research, through the methods of approach of Reception Aesthetics, methods of procedure was the comparative, with the direct and indirect techniques, the universe and research sample was four classes of the 1st year of High School which we chose two rooms, the subjects were teachers and students. This shows the importance of the use of literary text in school, in the classes for the formation of social agents that aim at an improvement in the teaching / learning of public schools and show that through social programs such as PIBID / LETRAS these students are already beginning to know the literary text and conceive its benefits. From the collection of data we confirmed the objectives of the research, since teachers affirmed to develop the literary text, and the students answered that they know some literary texts, because they are worked in the classroom by the teacher through didactic book, of the didactic book, still presented some more literary texts used by them. Finally, the literary text keeps knowledge when exploited promotes knowledge, so it is relevant its use in high school classes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguespt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleO texto literário nas aulas de língua portuguesa e literatura no 1° ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe literary text in Portuguese language classes and literature in the 1st year of high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-15T13:30:51Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O texto literário nas aulas de língua portuguesa e literatura no 1° ano do ensino médio.pdf567,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.