DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Wallace Silva Sant'Anna-
dc.date.available2018-05-14T19:27:51Z-
dc.date.issued2018-04-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/885-
dc.descriptionEste trabalho objetiva comparar técnica e economicamente o modelo de projeto elétrico aeroportuário tradicional com o que emprega energia solar fotovoltaica, isolada e redundante, para alimentar alguns Equipamentos de Auxílios à Navegação Aérea, sendo estes o conjunto PAPI, Biruta, Painéis de Sinalização Vertical e Balizamento Noturno Luminoso. Neste contexto, pretende-se verificar qual dos dois sistemas apresenta o melhor custo-benefício e, assim, viabilizar uma operação por Regras de Voo Visual (VFR) diurno-noturna ao aeródromo de Flores localizado na cidade de Manaus. Para a análise técnica foram utilizados os princípios normativos brasileiros ou internacionais, válidos para o país que definem a metodologia de elaboração de cada projeto e os catálogos dos produtos disponibilizados pelos fabricantes que trabalham com estes equipamentos, enquanto que para a análise financeira foram utilizadas como fontes de informações atas de compras públicas ou bancos de dados governamentais como fontes de coleta de preços. Com base nesses parâmetros, foi possível determinar que os equipamentos com princípio de funcionamento de sistema fotovoltaico apresentaram cenário mais favorável de ser implantado no aeródromo escolhido. O Brasil já demonstrou seu interesse na tecnologia fotovoltaica para aplicação em aeródromos, a exemplo do de Santa Genoveva em Goiás. Contudo, apesar do interesse, ainda é necessária a formação de um mercado competitivo e abrangente de empresas que trabalhem com produtos que usam essa modalidade de energia no país, além de definir os parâmetros normativos que regulam os princípios de funcionamento dos meios de comunicação via rádio que opera o sistema Controle de Luminárias através de Rádio emitido por Aeronaves (ARCAL).pt_BR
dc.description.abstractThis relatory consist of a case estudy aimed at comparing, technically and economically the traditional project airport template against the photovoltaic isolated rendundant system applied to some Aid Equipments for Air Navigation, these being the Precision Path System Indicator (PAPI), Wind Cone, Sign System and Aircraft Guidance Lights ir order to verify which presents the best cost-effective scenario to enable daytime/nighttime Visual Flight Rules (VFR) operation in Flores Aerodrome located in Manaus-Amazonas. The technical analysis has made use of the the brazillian regulatory principles or the international ones valid in the country to define the elaboration method of each project and the catalogs of the products made available by manufacturers that work with such equipment, while the financial analysis made use of public purchase minutes or governmental price collection databases. Based on these parameters, it was possible to determine that the equipment under the photovoltaic principle presented the best case scenario to be implement at the model aerodrome. The country has shown it’s interest in this new type of technology by utilizing these products in reforming the Santa Genoveva airport in Goiás, however, it’s necessary to form a competitive business market that works witch these products is still required and, in addiction, still is needed to define the regulatory parameters to regulate the principles of the means of communication via radio that operates the Aircraft Radio Control of Aerodrome Lighting (ARCAL) system.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAuxílio à Navegação Aéreapt_BR
dc.subjectBalizamento Noturno Luminosopt_BR
dc.subjectControle de Luminárias através de Rádio emitido por Aeronavespt_BR
dc.subjectRegras de Voo Visualpt_BR
dc.subjectProjeto Elétrico Aeroportuáriopt_BR
dc.subjectSistema Fotovoltaicopt_BR
dc.subjectVisual Aids for Airportspt_BR
dc.subjectAircraft Guidance Lightspt_BR
dc.subjectPhotovoltaic Systemspt_BR
dc.subjectAircraft Radio Control of Aerodrome Lightingpt_BR
dc.subjectFlight Rulespt_BR
dc.subjectAirport Electrical Projectspt_BR
dc.titleAvaliação técnico-financeira de geração fotovoltaica autônoma para suprimento de equipamentos de navegação aérea em aeroporto regional do amazonaspt_BR
dc.title.alternativeTechnical-financial evaluation of photovoltaic generation automatic for supply of navigation equipment airport at amazon regional airportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-14T19:27:51Z-
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO TÉCNICO-FINANCEIRA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA.pdf7,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons