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Título: Integração e avaliação da QoE da ferramenta openmeetings para webconferência na plataforma moodle
Título(s) alternativo(s): Integration and evaluation of the QoE of the openmeetings tool for web conferencing in the moodle platform
Autor(es): Silva, Vamercia Batista da
Palavras-chave: Videoconferência;Webconferência;Ambiente vitual;Aprendizagem;QoE;OpenMeeting;Moodle
Data do documento: 8-Mar-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The search for Distance Education through the Internet has grown in recent times, and to offer it, it is essential to use a Virtual Learning Environment (AVA). Moodle is considered the most widely used AVA in the world as an instrument in the pedagogical process in distance education and has the means that provides interactivity and communication among its users, motivating them in the learning process. In this sense, web conferencing is an excellent way to promote interaction, since it transmits images, voice, facial expressions, approaching a face-to-face classroom, and the quality of user experience (QoE) has become a factor not only in the choice of web conferencing services, but also in the definition of the way of implementing the services that enable users to be motivated to use them. Knowing about the various web conferencing tools and the importance of knowing how the user experience is using these resources, this paper aims to evaluate the user's QoE using the OpenMeetings (OM) web conferencing tool integrated in the Moodle platform in a context of Distance Education, in order to support decisions to choose such resource for integration into the virtual environment of the State University of Amazonas. In order to evaluate the use of the tool, an experimentation environment was implemented, in which the OpenMeetings platform was integrated with Moodle. In addition, a network infrastructure similar to the use of tools in production was set up, in which band control was introduced to simulate different flow scenarios. The results indicate that (i) the resources available by OM are satisfactory to educational use by users; (ii) OM allows good control of access to resources by users; (iii) QoE in relation to audio and video reception depends on available bandwidth; and in general terms the platform presents good usability and is indicated for an educational use in a production environment.
Descrição: A busca por Educação a Distância via Internet tem crescido nos últimos tempos, e para ofertá-la é essencial o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O Moodle é apontado como o AVA mais utilizado no mundo como instrumento no processo pedagógico em educação a distância e possui meios que proporciona interatividade e comunicação entre seus usuários, motivando-os no processo de aprendizado. Nesse sentido, a webconferência é um excelente meio de promover interação, visto que transmitem imagens, voz, expressões faciais, aproximando-se de uma sala de aula presencial, além disso, a qualidade de experiência dos usuários (QoE) tornou-se um fator chave não somente na escolha dos serviços de webconferência, mas também na definição da forma de implementação dos serviços que possibilitem aos usuários a motivação de utilizá-los. Sabendo-se das diversas ferramentas de webconferência, e a importância de saber como está sendo a experiência do usuário ao utilizar esses recursos, este trabalho tem como objetivo avaliar a QoE do usuário ao utilizar a ferramenta de webconferência OpenMeetings (OM) integrada na plataforma Moodle em um contexto de Educação a Distância, a fim de apoiar decisões de escolha de tal recurso para integração ao ambiente virtual da Universidade do Estado do Amazonas. Para avaliar o uso da ferramenta foi implantado um ambiente de experimentação, no qual foi integrado a plataforma OpenMeetings ao Moodle, além disso, configurou-se uma infraestrutura de rede similar ao uso das ferramentas em produção, na qual se introduziu controle de banda para simular diferentes cenários de vazão. Os resultados indicam que (i) os recursos disponíveis pela OM são satisfatório ao uso educacional pelos usuários; (ii) A OM permite bom controle de acesso aos recursos por parte dos usuários; (iii) A QoE em relação a recepção de áudio e vídeo depende da largura de banda disponível; e em termos gerais a plataforma apresenta boa usabilidade, sendo indicada para um uso educacional em um ambiente de produção.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/860
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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