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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorUleon, Naikson Nogueira-
dc.date.available2018-03-12T12:07:40Z-
dc.date.issued2018-03-07-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/856-
dc.descriptionAs novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs vêm provocando mudanças na forma de aprender e conhecer, possibilitando o exercício colaborativo e cooperativo dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Dentre estas tecnologias, destaca-se a Realidade Aumentada (RA) – tecnologia que permite misturar objetos virtuais ao mundo real, utilizando técnicas de visão computacional e que proporciona uma variedade de recursos que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo construir uma aplicação utilizando os recursos ofertados pela Realidade Aumentada, com a finalidade de apoiar o ensino dos conteúdos de Citoplasma e Organelas da disciplina de Biologia, disciplina que apresenta uma característica abstrata de conteúdos. A metodologia utilizada apoiou -se na pesquisa bibliográfica, sendo desenvolvida com o 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Itacoatiara. A avaliação dos resultados da aplicação, contou com 10 participantes que tiveram acesso a aplicação. Os dados coletados foram avaliados utilizando o método qualitativo e representados na forma de gráficos.pt_BR
dc.description.abstractThe new Information and Communication Technologies - ICTs have been provoking changes in the way of learning and knowing, making possible the collaborative and cooperative exercise of those involved in the teaching and learning process. Among these technologies is Augmented Reality (RA) - a technology that allows virtual objects to be blended into the real world using computer vision techniques and provides a variety of resources that can aid in the teaching-learning process. The objective of this research was to build an application using the resources offered by the Augmented Reality, with the purpose of supporting the teaching of the contents of Cytoplasm and Organelles of the discipline of Biology, a discipline that presents an abstract content feature. The methodology used was based on bibliographical research, being developed with the 1st year of High School of a state public school in the municipality of Itacoatiara. The evaluation of the results of the application, counted on 10 participants who had access to the application. The data collected were evaluated using the qualitative method and represented in the form of graphs.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleBIOAR: aplicação besada em realidade aumentada como ferramenta de apoio aos conceitos de citoplasma e organelas da disciplina de biologiapt_BR
dc.title.alternativeBIOAR: application augmented in augmented reality as a tool to support the concepts of cytoplasm and organelles of the discipline of biologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-12T12:07:40Z-
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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