DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/855
Título: RAAM: Uma aplicação móvel de realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino sobre as mesorregiões do Estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): RAAM: A Mobile Application of Augmented Reality as a Tool to Support Teaching on the Mesoregions of the State of Amazonas
Autor(es): Trindade, Genarde Macedo
Palavras-chave: Realidade aumentada;Aplicatição movel;Educação;Caracterizacao ambiental;Geografica;Mesorregião - Amazonas
Data do documento: 7-Mar-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The Augmented Reality (AR) is one of the emerging technologies that has gained space in the area of ​​informatics in education. This technology blends virtual objects into the real world (dynamic images, spatial sounds, tactile sensations), adopting computer vision techniques. These objects can be generated from technological resources in real time and properly positioned in space, being able to display objects with a wealth of detail. In the educational context, the use of AR has many advantages and one of the main ones is the motivation of students and users in general, since it makes the acquisition of knowledge more dynamic, pleasant and efficient. For this reason, the RA has visual resources that allow to expose in a more detailed form contents that, by nature, have abstract, complex or theoretical characteristics. In this perspective, this work presents the development of a mobile application of RA as a support tool in the teaching of contents about the environmental and geographic characterization of the mesoregions of the state of Amazonas. The Amazon mesoregions have specific and diversified characteristics, in which, in general, they are exposed with a theoretical methodology. Because of this, the RA resources enable visual representation through three-dimensional (3D) and two-dimensional (2D) objects that characterize the fauna and flora of these mesoregions, giving students a broader understanding of the state's biodiversity.
Descrição: A Realidade Aumentada (RA) é uma das tecnologias emergentes que tem ganhado espaço na área da informática na educação. Essa tecnologia mistura objetos virtuais ao mundo real (imagens dinâmicas, sons espaciais, sensações tátil), adotando técnicas de visão computacional. Esses objetos podem ser gerados a partir de recursos tecnológicos em tempo real e devidamente posicionado no espaço, sendo capaz de exibir objetos com uma grande riqueza de detalhes. No contexto educacional a utilização da RA possui muitas vantagens e uma das principais é a motivação dos estudantes e usuários de forma geral, pois torna a aquisição do conhecimento mais dinâmica, agradável e eficiente. Para isso a RA dispõem de recursos visuais que permitem expor de uma forma mais detalhada conteúdos que, por natureza, possuem características abstratas, complexas ou teóricas. Dentro dessa perspectiva, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação móvel de RA como ferramenta de apoio no ensino dos conteúdos sobre a caracterização ambiental e geográfica das mesorregiões do estado do Amazonas. As mesorregiões amazonenses possuem características especificas e diversificadas, nas quais, em geral, são expostas com uma metodologia teórica. Em virtude disso os recursos de RA viabiliza a representação visual por meio de objetos tridimensionais (3D) e bidimensionais (2D) que caracterizaram a fauna e flora dessas mesorregiões, oportunizando aos alunos uma compreensão mais ampla da biodiversidade existente no estado.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/855
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons