DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/846
Título: O uso do software educacional Ariê2: uma proposta para o ensino de matemática com crianças com sindrome de down
Título(s) alternativo(s): The use of educational software Ariê2: a proposal for the teaching of mathematics with children with Down Syndrome
Autor(es): Braga, Adriana Carvalho
Palavras-chave: Software Educacional;Software Ariê2;Síndrome de Down;Ensino de adição;Ensino de subtração;Matemática
Data do documento: 1-Mar-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This paper discusses the use of Ariê2 Software by teachers who work with students with Down Syndrome. The problem that mobilized this research presents itself with the following question: How can the Ariê Educational Software2 improve the mathematical performance of students with Down Syndrome of the 3rd year of elementary school in operations related to addition and subtraction in a public institution the municipality of Itacoatiara? The objective was to train teachers for the use of Ariê2 Software in mathematics teaching, addition and subtraction operations for students with Down Syndrome of the 3rd year of Elementary School; As specific objectives: (i) propose the use of the Ariê2 Software for teachers who teach mathematics, aiming to improve the mathematical performance of students with Down Syndrome in operations related to addition and subtraction; (ii) to describe the improvement of the mathematical performance of students with Down Syndrome through the accompaniment to the teachers in the use of Ariê2 Software, in the teaching of addition and subtraction operations. The research assumes the qualitative approach, had as instrument of construction of the information questionnaires, observation and registration in the field notebook of the researcher and informal conversation that contributed in the presentation of the results. The results indicated that the software Ariê2 was accepted by both teachers and students, due to its playful aspect, attending the students' needs for understanding the content of addition. On the other hand, the tool did not prove effective for learning in relation to operations involving subtraction. The teachers recognized Ariê2 Software as a new methodological tool, however, that each child's time should be respected.
Descrição: Este trabalho discute sobre o uso do Software Ariê2 por professores que atuam com alunos com Síndrome de Down. O problema que mobilizou esta pesquisa se apresenta com o seguinte questionamento: De que modo o Software Educacional Ariê2 pode melhorar o desempenho matemático de alunos com Síndrome de Down do 3ª ano do Ensino Fundamental, nas operações referentes a adição e a subtração em uma instituição pública do município de Itacoatiara? Teve como objetivo formar em serviço professores para o uso do Software Ariê2 no ensino de matemática, nas operações de adição e subtração para alunos com Síndrome de Down do 3ª ano do Ensino Fundamental; Como objetivos específicos: (i) propor o uso do Software Ariê2 para professores que ensinam matemática, visando a melhoria do desempenho matemático dos alunos com Síndrome de Down nas operações referentes à adição e subtração; (ii) descrever a melhoria do desempenho matemático de alunos com Síndrome de Down por meio do acompanhamento aos professores na utilização do Software Ariê2, no ensino das operações de adição e subtração. A pesquisa assume a abordagem qualitativa, teve como instrumento de construção das informações questionários, observação e registro no caderno de campo da pesquisadora e conversa informal que contribuiu na apresentação dos resultados. Os resultados apontaram que o Software Ariê2 foi aceito tanto por professores como pelos estudantes, devido seu aspecto lúdico, atendendo às necessidades dos alunos quanto à compreensão do conteúdo de adição. Em contrapartida, a ferramenta não se mostrou eficaz para a aprendizagem em relação às operações envolvendo a subtração. Os professores reconheceram o Software Ariê2 como uma nova ferramenta metodológica, porém que deve ser respeitado o tempo de cada criança.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/846
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do software educacional ARIÊ2-uma proposta para o ensino de matemática com criancas com sindrome de down.pdfO uso do software educacional ariê2 - uma proposta para o ensino de matemática com crianças com síndrome de down1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O uso do software educacional ariê2-uma proposta para o ensino de matemática com criancas com sindrome de down.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons