DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Neudson-
dc.date.available2018-03-05T13:41:08Z-
dc.date.issued2018-01-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/809-
dc.descriptionNa cidade de Parintins realiza-se desde o ano de 2005 uma Olimpíada de Matemática destinada à alunos da Educação Básica. A prova é dividida em níveis, esses níveis estão distribuído do 6° ao 9° ano do Ensino fundamental, e do 1°ao 3° ano do Ensino Médio. Neste artigo apresenta-se resultado de uma pesquisa quanti-qualitativa, onde buscou-se analisar quais ramos e conteúdos da matemática se originam a maioria dos erros apresentados nas provas da 2ª fase do 3° nível da Olimpíada Parintinense de Matemática - OPM. O objeto de estudo são as provas da 2ª fase do 3° nível da OPM. Para a obtenção das informações utilizou-se de entrevistas estruturadas junto aos coordenadores atuais da OPM, aplicou-se um questionário com o professor Doutor Francisco Eteval da Silva Feitosa, idealizador da OPM e realizou-se uma análise das provas da 2ª fase do 3° nível, com intuito de saber o índice de acertos e erros por questões. Os resultados obtidos na pesquisa, permite afirmar que a OPM serve como alicerce para nós professores em formação e até mesmo para aqueles que já exercem a profissão conhecer as dificuldades que os alunos enfrentam em determinados conteúdos de Matemática, pois evidenciam que os maiores índices de erros ocorrem no ramo da geometria.pt_BR
dc.description.abstractIn the city of Parintins, a Mathematics Olympiad for primary school students hasbeen held since 2005. The test is divided into levels, these levels are distributed from the 6º to the 9º year of elementary school, and from the 1st to the 3° year of high school. In this article we present the results of a quantitative-qualitative research, in which we sought to analyze which branches and contents of mathematics originate the majority of the errors presented in the tests of the 2ª phase of the 3° level of the Mathematical Parintinense Olympiad - OPM. The object of study is the evidence of the 2ª phase of the 3° level of OPM. To obtain the information, we used structured interviews with the current OPM coordinators, a questionnaire was applied with teacher Francisco Eteval da Silva Feitosa, creator of the OPM and an analysis of the tests of the 2ª phase of the 3° level, in order to know the index of correct answers and errors by questions. The results obtained in the research allow us to affirm that OPM serves as a foundation for us teachers in training and even for those who already practice the profession to know the difficulties that the students face in certain contents of Mathematics, since they show that the highest indexes of errors occur in the geometry branch.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErrospt_BR
dc.subjectRamo da Matemáticapt_BR
dc.subjectOlimpíadapt_BR
dc.titleAnálise da prova da 2ª fase da olimpíada parintinense de matemática (OPM) 2017, nível 3pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the test of the 2nd phase of the Mathematical Olympiad of Mathematics (OPM) 2017, level 3pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-05T13:41:08Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da prova da 2ª fase da olimpíada parintinense de matemática (OPM) 2017, nível 3.pdf507,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons