DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Gabriel-
dc.date.available2018-02-19T17:17:20Z-
dc.date.issued2018-01-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/793-
dc.descriptionA Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM) é uma competição municipal entre as escolas públicas, municipais, estaduais e federais, que acontece desde 2005 e em 2017 está na sua 12ª edição. Serve como estímulos para o desenvolvimento intelectual de participantes de diversos níveis de escolaridade sejam: (6º e 7º nível I; 8º, 9º nível II e Ensino Médio nível III). Tem a função de destacar estudantes de escolas públicas em níveis diferenciados de aprendizagem matemática, mas apesar de serem avaliados apenas os alunos, esse desempenho reflete as metodologias de seus professores. De cunho qualitativo, esta pesquisa buscou analisar como os professores estão metodologicamente preparando seus alunos para a OPM. Com o auxilio da coordenação (NAEM), responsável pela organização da olimpíada, foram selecionados dois professores, cujas aulas foram acompanhadas num período de dois meses; durante o tempo de observação foi relatado como cada professor atuava em períodos normais de aula e em aulas voltadas para preparação da olimpíada, observando as metodologias utilizadas e buscando identificar um padrão que explicasse o porquê desses mesmos professores estarem conseguindo anualmente destaque com seus alunos. Cada professor recebeu um questionário, que propôs identificar principalmente se e como preparam seus alunos para a OPM. Os mesmos acreditam que o diferencial está no material utilizado, livros didáticos baseados em questões de vestibulares e a utilização de software de apoio. Esta pesquisa proporcionou informações fundamentais para futuras escolhas em relação à prática em sala de aula, principalmente para o desenvolvimento pessoal e profissional de professores em fase de formação.pt_BR
dc.description.abstractThe Parintinense Mathematical Olympiad (OPM) is a municipal competition between public, municipal, state and federal schools, which has been held since 2005 and in 2017 is in its 12th edition. It serves as stimuli for the intellectual development of participants of different levels of schooling: (6th and 7th level I, 8th, 9th level II and High School level III). It has the function of highlighting students from public schools at differentiated levels of mathematical learning, but although only the students are evaluated, this performance reflects the methodologies of their teachers. In a qualitative way, this research sought to analyze how teachers are methodologically preparing their students for OPM. With the help of coordination (NAEM), responsible for the organization of the Olympiad, two teachers were selected, whose classes were followed in a period of two months; during observation time it was reported how each teacher acted in normal periods of classes and in classes directed to preparation of the Olympiad, observing the methodologies used and seeking to identify a pattern that explains why these same teachers are achieving annually highlight with their students. Each teacher received a questionnaire, which he proposed to identify mainly if and how their students prepare for OPM. They believe that the differential is in the material used, didactic books based on questions of vestibular and the use of support software. This research provided fundamental information for future choices regarding classroom practice, mainly for the personal and professional development of teachers in the training phase.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOlimpíada Parintinense de Matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectOlimpíadas de Matemáticapt_BR
dc.titleOlimpíada parintinense de matemática: uma noção metodológica da preparação dos estudantes.pt_BR
dc.title.alternativeParintinense Mathematical Olympiad: a methodological notion of student preparation.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T17:17:20Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olimpíada parintinense de matemática - uma noção metodológica da preparação dos estudantes..pdf422,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons