DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuz, Frérica Mota-
dc.date.available2018-02-06T16:32:13Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/787-
dc.descriptionEste trabalho tem como viés uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cuja questão de investigação é quais as possíveis soluções para minimizar as dificuldades de compreensão dos enunciados de problemas matemáticos, tendo como sujeitos deste estudo dois professores de matemática e dez alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Brandão de Amorim. Na obtenção dos dados da pesquisa utilizou-se observação em sala de aula; questionários (pré-teste e pós-teste), uma atividade de intervenção com os alunos; e entrevista de caráter informal semiestruturada com os professores. Os resultados obtidos geraram subsídios para alcançar o objetivo deste estudo que é apresentar possíveis soluções para minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos, na compreensão dos enunciados de problemas matemáticos de progressão aritmética. É evidente a importância de oportunizar um espaço favorável no ambiente escolar para construção coletiva do saber. Os resultados obtidos nos permitem afirmar que é necessário que a resolução de problemas seja trabalhada de modo contínuo, como metodologia de ensino, e não apenas como atividades esporádicas.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as a qualitative research of the type of case study, whose research question is what possible solutions to minimize the difficulties of understanding the statements of mathematical problems, having as subjects of this study two mathematics teachers and ten students of one class of first year of the high school of the Brandão State school of the Amorim. In obtaining the data of the research was used observation in the classroom; questionnaires (pre-test and post-test) and an intervention activity with the students, and a semi-structured informal interview with the teachers, the results obtained generated subsidies to reach the objective of this study, which is to present possible solutions to minimize the difficulties encountered by students in the understanding of the mathematical problem statements of arithmetic progression. It is evident the importance of providing a favorable space in the school environment for the collective construction of knowledge. The results allow us to affirm that problem solving be worked on continuously, as teaching methodology, and not only as sporadic activities.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProblemas matemáticospt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectProgressão Aritméticapt_BR
dc.titleProblemas matemáticos contextualizados: leitura e compreensãopt_BR
dc.title.alternativeMathematical problems contextualized: reading and understandingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-06T16:32:13Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Problemas matemáticos contextualizados - Leitura e Compreensão.pdf459,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons