DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Naira Rodrigues-
dc.date.available2017-11-23T12:59:36Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/733-
dc.descriptionA educação para a formação das pessoas, assim com os valores, a tolerância, uma cidadania crítica que valorize a pluralidade cultural é muito importante. O tema do presente trabalho é o Multiculturalismo: A importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na escola municipal Ambrósio Bemerguy. O propósito foi fazer uma reflexão sobre o multiculturalismo na educação de escolas em área de fronteira e verificar os desafios na prática docente. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, para o processo investigativo com questionários abertos com perguntas direcionadas as atividades multiculturalistas na escola e entrevistas com as professoras e diretora para identificar as atividades multiculturais e as dificuldades de sua implementação. No trabalho de campo, a observação foi utilizada para a identificação das práticas metodológicas em sala de aula e o cotidiano das aulas. Como resultado, verificou-se o empenho dos docentes em trabalhar a cidadania, o respeito, bem como a diversidade cultural existente nessa tríplice fronteira. Conclui-se, portanto, que é necessário que as escolas encarem o desafio de explorar esse mundo multicultural, sem que haja discriminação pela sociedade.pt_BR
dc.description.abstractUna educación para la formación de las personas, una comisión de valores, una tolerancia, una ciudadanía crítica que valore una pluralidad cultural muy importante. O tema del presente trabajo o Multiculturalismo: lá importância de trabajar la diversidad en escuela en especial la Escuela Municipal de Ambrósio Bemerguy. El propósito de la reflexión sobre el multiculturalismo en la educación de las escuelas en el ámbito de la frontera y el control de los desafíos en la práctica docente. La metodología se utiliza de la investigación bibliográfica, con enfoque cualitativo, para el proceso investigativo con cuestionarios abiertos con preguntas orientadas como actividades multiculturales en la escuela y entrevistas con como profesoras y directoras para identificar como actividades multiculturales y como dificuldad de su implementación. No trabajo de campo, una observación para la identificación de las prácticas metodológicas en la sala de aula y el cotidiano de las aulas. Como resultado, verificación de la calidad de los documentos en el trabajo a la ciudadanía, el respeto, la diversidad cultural com una nessa tríplice frontera. Conclui-se, por lo tanto, que es necesario que las escuelas encaran el desafío de explorar este mundo multicultural, sin que haya discriminación por la sociedad.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectDiversidade - Escolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMulticulturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguypt_BR
dc.title.alternativeMulticulturalism: the importance of working diversity in schools especially in the Municipal School Ambrósio Bemerguypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-23T12:59:36Z-
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons