DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Eleanaide Alexandre-
dc.date.available2017-11-14T17:51:15Z-
dc.date.issued2017-11-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/726-
dc.descriptionO estudo apresenta uma investigação sobre o processo de gestão democrática, tendo como campo empírico a Escola Estadual Pedro Teixeira. Fazendo uma busca sobre a gestão, apresentando reflexão da conjuntura da escola. Neste contexto, a justificativa para o estudo se dá pelo interesse de investigar a temática: gestão democrática participativa e sua relevância social em abordar um tema recorrente que é gestão na escola; este trabalho tem como principal objetivo conhecer como ocorre o processo de gestão na Escola Estadual Pedro Teixeira. O trabalho está constituído de três capítulos, onde o primeiro capítulo apresenta o referencial teórico, intitulado: “a história da gestão escolar, os desafios do gestor no processo educativo, aborda sobre o Plano Nacional da Educação e a Gestão Escolar e a LDB/93.94/96 e a gestão democrática na escola, onde fazemos uma abordagem geral com apoio de vários teóricos. O segundo capítulo discorre sobre a metodologia do trabalho, apresentando os conceitos de métodos, técnicas, instrumentos utilizados na pesquisa e a importância dos instrumentos da pesquisa, onde abordamos o tipo de método utilizado, os tipos de instrumentos de investigação. O terceiro capítulo, apresenta o histórico da escola que apresenta o início de sua instalação, processo educativo e gestores passados e presente, a trajetória da pesquisa e a análise, apresenta como foi realizada a pesquisa e quais os sujeitos envolvidos e discussão dos dados da pesquisa apresenta os resultados obtidos através da investigação empírica. Por último, as considerações finais do trabalho onde apresentamos pontos relevantes no que tange a realização da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe study presents an investigation about process of democratic management participative way, having as an empirical field the State School Pedro Teixeira. The study makes a search about the management of the school, presenting reflection of the conjuncture of the school. The work is composed of three chapters, where the first chapter introduces the theoretical framework, entitled: "The history of school management, the challenges of the manager in the educational process, addresses on the National Plan of Education and School Management, the LDB/93.94/96 and democratic management in school, where we do a general approach with support from several theoretical. The second chapter discusses the methodology of the study, presenting the concepts of methods, techniques, instruments used in research and the importance of research tools, where we say the type of method used, the types of research instruments. The third chapter presents the history of the school the beginning of your installation, the educational process presenting the concepts of methods, techniques, instruments used in research and the importance of research instruments, where we say the type of method used, types of research instruments. The third chapter presents the history of the school the beginning of its installation, educational process and past and present managers, the research trajectory and the analysis, presents how the research was carried out and which agent involved and discussion of the research data presents the results obtained through empirical research. Lastly, the final considerations of the work where we present relevant points regarding the completion of the survey.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão Democrática Participativapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleGestão democrática participativa: um estudo na Escola Estadual Pedro Teixeirapt_BR
dc.title.alternativeParticipatory democratic management: a study at the Pedro Teixeira State Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T17:51:15Z-
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão democrática participativa um estudo na Escola Estadual Pedro Teixeira.pdf860,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons