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dc.contributor.authorLopes, Iago Klisman-
dc.date.available2017-10-10T14:30:42Z-
dc.date.issued2017-10-03-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/694-
dc.descriptionO objetivo do trabalho é esclarecer as concepções que se estabelecem com a saída periódica dos artistas da cidade de Parintins AM, analisando, na perspectiva dialética as conformações que se formam a partir do deslocamento para o trabalho em outros lugares. Dialogando com as teorias, foi realizado a aplicação dos questionários e entrevistas com o objeto de estudo, assim como, identificação das trajetórias e mapeamento dos fluxos das redes e as relações socioculturais. Na perspectiva do deslocamento temporal dos artistas para o trabalho em outras festividades, observou-se que Parintins carece de trabalho para os mesmos, e com o término do período festivo do Boi-Bumbá, que tem a duração de seis meses em Parintins. Após esse período essa força de trabalho torna-se ociosa e os artistas encontram uma saída com a migração temporária. Assim, continuam trabalhando, tanto em outras regiões como também dentro do próprio Amazonas. Deste modo, a partir da saída periódica dos artistas se identificou a articulação e as relações de fluidez criadas pelas redes, em detrimento dos fatores econômicos, sociais e culturais que se estabelecem.en
dc.description.abstractThe objective of the work is to clarify the conceptions that are established with the periodic exit of the artists of the city of Parintins AM, analyzing in the dialectical perspective the conformations that are formed from the displacement to the work in other places. Dialoging with the theories, the application of the questionnaires and interviews with the object of study was carried out, as well as, identification of the trajectories and mapping of the flows of the networks and the sociocultural relations. From the perspective of the temporary displacement of artists to work on other festivities, it was observed that Parintins lacks work for them, and with the end of the festive period of the Boi-Bumbá, which lasts for six months in Parintins. After this period this work force becomes idle and artists find a way out with temporary migration. Thus, they continue to work, both in other regions and also within the Amazon itself. In this way, from the periodical exit of the artists the articulation and the fluid relations created by the networks were identified, to the detriment of the economic, social and cultural factors that are established.en
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeslocamento Temporalen
dc.subjectCulturaen
dc.subjectTrablhoen
dc.subjectRedesen
dc.titleO deslocamento temporal dos artistas plásticos que trabalham com o festival folclorico de Parintins-AM a mercantilização da mão de obra artística e suas redesen
dc.title.alternativeThe temporary displacement of the plastic artists who work with the folkloric festival of Parintins-AM to the commodification of the artistic workmanship and its networksen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.date.accessioned2017-10-10T14:30:42Z-
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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