DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/672
Título: Representação gráfica da percepção ambiental dos estudantes da Escola Municipal Luz do Saber
Título(s) alternativo(s): Graphical representation of the environmental perception of the students of Escola Municipal Luz do Saber
Autor(es): Pereira, Noyane
Palavras-chave: Percepção Ambiental;Ensino de Geografia;Representação Gráfica
Data do documento: 28-Set-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The relationship between man and the environment has passed and is still going through several changes, which come every day being modified with the experience and changes in the behavior of society itself in the environmental issue. Studies on environmental perception, in this sense, are a means of understanding how subjects acquire concepts, values, how they understand their actions and are sensitized to the environment (both natural and man-made), and the way of life within social and environmental space. The research contributes to the academic environment, in the sense of increasingly making and knowing works that deal with studies focused on the environmental conception applied to the teaching of Geography, through the graphic representations (drawings) elaborated by the students. The research was against the difficulties faced daily by the teacher, because often the teaching is still passed on in a traditional way, which leads the student to have difficulties to assimilate the content, the research aims at a different proposal, where the student would learn to from its context, that is, from what it already knows. The main objective of this work is to understand the environmental perception of the students of the 6th year, by means of drawings, in the classes of Geography at the Luz do Saber Municipal School. It has the specific objectives of discussing the main concepts of the environment with the students of the 6th year of elementary school; identify through the drawings made by the students, how they conceive the environmental issues occurred in the middle and insert the graphic representations in the Geography class, as a methodological instrument of teaching learning. The research works the process of perception based on phenomenology, being a way of highlighting the lived experience, and through the phenomenon, that is, everything that is apprehended by the consciousness, it will be possible to describe the lived environment.
Descrição: A relação do homem com o ambiente passou e ainda continua passando por diversas alterações, que vem a cada dia sendo modificados com a vivencia e as mudanças de comportamentos da própria sociedade na questão ambiental. Os estudos sobre a percepção ambiental, neste sentido, é um meio de compreender como os sujeitos adquirem conceitos, valores, como compreendem suas ações e se sensibilizam com o meio, (tanto natural como modificado pelo homem), e o modo de vida dentro do espaço socioambiental. A pesquisa vem contribuir para o meio acadêmico, no sentido de cada vez mais se fazer e conhecer trabalhos que tratam de estudos voltados para a concepção ambiental aplicada ao ensino de Geografia, por meio das representações gráficas (desenhos) elaborados pelos estudantes. A pesquisa foi de encontro às dificuldades enfrentadas diariamente pelo professor, pois muitas vezes o ensino ainda é repassado de forma tradicional, o que leva o aluno a ter dificuldades para a assimilação do conteúdo, a pesquisa visa uma proposta diferente, onde o aluno aprenderia a partir de seu contexto, ou seja, a partir do que o mesmo já conhece. Este trabalho tem como principal objetivo compreender a percepção ambiental dos alunos do 6º ano, por meios de desenhos, nas aulas de Geografia na Escola Municipal Luz do Saber. E tem como objetivos específicos, discutir os principais conceitos de meio ambiente com os alunos do 6º ano do ensino fundamental; identificar por meio dos desenhos elaborados pelos alunos, como os mesmos concebem as questões ambientais ocorridas no meio e inserir as representações gráficas nas aulas de Geografia, como instrumento metodológico de ensino aprendizagem. A pesquisa trabalha o processo de percepção tendo como base a fenomenologia, sendo forma de dar destaque à experiência vivida, e através do fenômeno, ou seja, tudo aquilo que se apreende pela consciência, será possível a descrição do ambiente vivido.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/672
Aparece nas coleções:CESP - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representação gráfica da percepção ambiental dos estudantes da Escola Municipal Luz do Saber.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons