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dc.contributor.authorPinto, Kelton Klinger-
dc.date.available2017-09-28T13:49:25Z-
dc.date.issued2017-09-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/666-
dc.descriptionEste artigo aborda uma metodologia alternativa no ensino de geografia no que concerne aos conteúdos de cartografia do ensino médio, ao mesmo tempo em que surge como uma alternativa para tentar sanar uma carência identificada entre as escolas públicas de Parintins-AM, que é a falta de meios práticos para ensinar os conteúdos cartográficos nas escolas de ensino médio do município. Trata-se de uma metodologia alternativa utilizando o desporto de orientação, onde se buscou aplicar e avaliar a metodologia, executando as seguintes etapas: mapeamento da escola trabalhada, aplicação de aulas teóricas e práticas e por fim, avaliação da metodologia proposta pelo estudo. Na fase de mapeamento, os alunos não participaram do processo devido à exigência técnica envolvida nessa etapa, a segunda etapa, consistiu na aplicação de aulas teóricas e práticas, nas teóricas, foi primeiramente apresentado o desporto aos alunos envolvidos na pesquisa, seguidos de temas como: leitura de mapas temáticos, escalas e orientação, conhecimentos estes indispensáveis para avançar para a próxima etapa, as aulas práticas, nesta, os discentes envolvidos foram levados a uma área livre da escola, onde adquiriram conhecimentos práticos de orientação com o uso da bússola associado à leitura de mapa temático, desenvolvendo ainda, habilidades como noção de espaço, aprendendo a calcular distâncias utilizando seu próprio corpo. Após a execução de todos os exercícios necessários a prática do desporto, os discentes tiveram seu primeiro contato com o desporto ao realizarem uma corrida orientada em uma área aberta da escola, para posteriormente testar os conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa em uma corrida orientada executada em um local desconhecido dos discentes, com intuito de pôr em prova as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos durante a realização da metodologia proposta e dessa forma, avaliar o aproveitamento dos alunos envolvidos na pesquisa, bem como, o índice de satisfação dos mesmos com esse novo meio de “aprender brincando”.en
dc.description.abstractThis article approaches an alternative methodology in the teaching of geography regarding the contents of cartography of high school, while at the same time appearing as an alternative to try to remedy a identified gap between the public schools of Parintins-AM, which is the lack of practical means to teach the cartographic contents in the high schools of the municipality. It is an alternative methodology using orienteering sport, where it was sought to apply and evaluate the methodology, performing the following steps: mapping of the school worked, application of theoretical and practical classes and, finally, evaluation of the methodology proposed by the study. In the mapping phase, the students did not participate in the process due to the technical requirement involved in this stage, the second stage consisted of the application of theoretical and practical classes, in the theoretical ones, it was first presented the sport to the students involved in the research, followed by themes such as : reading of thematic maps, scales and orientation, indispensable knowledge to advance to the next stage, practical classes, in this, the students involved were taken to a free area of ​​the school, where they acquired practical knowledge of guidance with the use of the associated compass to the reading of the thematic map, also developing, skills like notion of space, learning to calculate distances using its own body. After performing all the exercises necessary to practice the sport, the students had their first contact with the sport when conducting a guided race in an open area of ​​the school, to later test the knowledge acquired during the research in a guided race executed in a place unknown to the students, in order to test the skills and knowledge developed during the implementation of the proposed methodology and thus, evaluate the students' use of the research, as well as their satisfaction with this new medium of "learning to play".en
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geografiaen
dc.subjectDesporto de Orientaçãoen
dc.subjectEnsino de Cartografiaen
dc.titleO desporto de orientação como metodologia alternativa no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos cartográficos e geográficosen
dc.title.alternativeThe orienteering sport as an alternative methodology in the teaching process learning cartographic and geographic contentsen
dc.typetccen
dc.date.accessioned2017-09-28T13:49:25Z-
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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