DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/637
Título: Ensinando geografia através do Projeto Pé-de-Pincha na Escola Municipal São Pedro do Parananema com alunos do 5º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Teaching geography through the Pé-de-Pincha Project at the São Pedro do Parananema Municipal School with students from the 5th year of primary education
Autor(es): Tavares, Sandrelly
Palavras-chave: Escola de Campo;Projeto Pé-de-Pincha;Ensino de Geografia;Educação Ambiental
Data do documento: 30-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The teaching of geography needs to work the context of the student so that it has a significant learning and one of the alternatives in the riverside schools is the use of partnerships such as the Pé-de-pincha project that constitutes a true non-institutionalized space of teaching, because "Pé-de-pincha" is a project for the conservation and management of Amazonian chelonians, especially of the Tracajá (Podocnemis unifilis), developed in the Amazonian riverside communities, using the knowledge and geographic elements that are inserted in the daily life of the students living in these communities. Environmental Education practices to guarantee the future of the species and as a way to educate people, especially the riverside communities that participate in this project. In this sense, the "São Pedro" School of Parananema, in Parintins, embraced the project as a process of environmental education applied to teach management and environmental education constructions in the sense that students have an effective participation in the construction of a collective environmental awareness. In this way, this work aims to understand how the education process of the Pé-de-pincha Project for the articulation between the geography teaching in the Municipal School "São Pedro" of the Parananema with students of the 5th year of Elementary School, Field school has always faced problems in the teaching process over the years. Thus, this work was necessary because the knowledge built in the Pé-de-pincha project and the socio-cultural knowledge of the community can be used to teach Geography, from the collection of eggs to the release of the chelonians making the class more dynamic for the Students. The research is qualitative and using the perception based on phenomenology, which aims to describe the total structure of the experience lived and the meanings it has for the subjects who experience it; Direct observation, interviews, interviews with students, teachers and with the project coordinator at the school under study, informal conversations and documentary analysis. The project is an excellent didactic resource for teaching Geography that the teacher can work in an interdisciplinary way Content, considering the daily life of the student and his lived experiences.
Descrição: O ensino de geografia necessita trabalhar o contexto do aluno para que este tenha uma aprendizagem significativa e uma das alternativas nas escolas ribeirinhas é a utilização de parcerias como o projeto Pé-de-pincha que constitui-se num verdadeiro espaço não institucionalizado de ensino, pois envolve os conhecimentos e elementos geográficos que estão inseridos no cotidiano dos alunos que vivem nessas comunidades.“Pé-de-pincha” é um projeto de conservação e manejo de quelônios amazônicos, especialmente do tracajá (Podocnemis unifilis), desenvolvido nas comunidades ribeirinhas amazônicas utilizando práticas de Educação Ambiental para garantir o futuroda espécie e como forma de educar ambientalmente as pessoas, especialmente das comunidades ribeirinhas que participam desse projeto. Nesse sentido, a Escola “São Pedro” do Parananema, em Parintins, abraçou o projeto como processo de educação ambiental aplicada para ensinar o manejo e as construções educativas ambientais no sentido dos alunos terem uma participação efetiva na construção de uma consciência ambiental coletiva. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo compreender como acontece o processo de educação do Projeto Pé-de-pincha para a articulação entre o ensino de geografia na Escola Municipal “São Pedro” do Parananema com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, pois a escola do campo sempre enfrentou problemas no processo de ensino ao longo dos anos. Dessa forma, este trabalho fez-se necessário porque os saberes construídos no projeto Pé-de-pincha e os saberes socioculturais da comunidade podem ser utilizados para ensinar Geografia, desde a coleta dos ovos até a soltura dos quelônios tornando a aula mais dinâmica para os alunos. A pesquisa é de cunho qualitativa e utilizando a percepçãoalicerçada na fenomenologia, que objetiva descrever a estrutura total da experiência vivida e os significados que esta tem para os sujeitos que a vivenciam; foiutilizada a observação direta, entrevistas, depoimentos com os alunos, professores e com a coordenadora do projeto na escola em estudo, conversas informais e análise documental.O projeto é um excelente recurso didático para ensino de Geografia que o professor pode trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos geográficos, considerando o cotidiano do aluno e suas experiências vividas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/637
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons