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Título: Trilhas e ilhas do processo seletivo para acesso ao ensino superior: retomando o debate da inclusão
Título(s) alternativo(s): Tracks and islands of the selective process for access to higher education: resuming the inclusion debate
Autor(es): Lima, Osmarina Guimarães de
Jennings, Carlos Alberto Farias
Brito, Jane Lindoso
Palavras-chave: Ensino Superior;Inclusão;Universidades Públicas;Processos Seletivos - Universidades
Data do documento: 29-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: It deals with the public policies of access to higher education, specifically of actions that prepare students to compete for positions in public universities. It presents mechanisms to minimize the process of exclusion that the low-income population, in terms of access, permanence and success in the university, pass through. It discusses the contribution of the Pre-Calorie Project of the University of the State of Amazonas to this context of inclusion, since this project aims to provide opportunities for high school students and those who have already completed it, especially those who do not have the means to pay for studies At the pre-college level, not excluding people with special needs, the real condition of competing for vacancies in public universities, aiming at successful selection processes for admission to higher-level public courses. The methodology of article construction involved bibliographical and documentary research, presenting brief considerations about the political and historical-cultural scenario of Brazilian education, more precisely, the challenges posed to public universities that implement alternatives for an inclusive education, disaggregated by practices essentially based on the Materialization of an increasingly segregated society project. The methodology of the project, in progress, is made explicit throughout the article. The partial results point to the recognition of the role and limits of information and communication technologies (ICTs) in order to expand the attendance of this public, graduates and high school students, potential university students. The limited spaces of the supporting texts and the test, TV and radio batteries offered by the Project can and should be strengthened, broadening the Project's performance in terms of effective contribution to education, avoiding being configured as a mere preparatory to competitions. The greater concern with the process and not only with the Project's product, presupposes movements between understanding and proposing, from a more interdisciplinary approach of the interrelation between development and education, to ways of being and doing in the university and in the school.
Descrição: Trata sobre as políticas públicas de acesso ao ensino superior, mais especificamente de ações que preparem estudantes para concorrer a vagas nas universidades públicas. Apresenta mecanismos de minimização do processo de exclusão por que passam as camadas da população de baixa renda, no que se refere ao acesso, permanência e sucesso na universidade. Discute a contribuição do Projeto Pré-Calouro da Universidade do Estado do Amazonas para esse contexto de inclusão, uma vez que o referido projeto objetiva oportunizar aos alunos do Ensino Médio e aos que já o concluíram, notadamente aqueles que não dispõem de meios para custear estudos em nível pré-vestibular, não excluindo as pessoas com necessidades especiais, a real condição de concorrer às vagas nas universidades públicas, almejando êxito nos processos de seleção ao ingresso em cursos públicos de nível superior. A metodologia de construção do artigo envolveu pesquisa bibliográfica e documental, apresentando breves considerações sobre o cenário político e histórico-cultural da educação brasileira, mais precisamente, os desafios postos às universidades públicas que implantam alternativas para uma educação inclusiva, desagregada de práticas essencialmente pautadas na materialização de um projeto de sociedade cada vez mais segregador. A metodologia do projeto, em andamento, é explicitada ao longo do artigo. Os resultados parciais apontam para o reconhecimento do papel e dos limites das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no sentido de ampliar o atendimento desse público, egressos e alunos do Ensino Médio, potenciais universitários. Os espaços limitados dos textos de apoio e das baterias de testes, da tevê e do rádio oferecidos pelo Projeto podem e devem ser potencializados, ampliando a atuação do Projeto em termos de contribuição efetiva à educação, evitando se configurar como mero preparatório para concursos. A preocupação maior com o processo e não somente com o produto do Projeto, supõe movimentos entre compreender e propor, desde uma abordagem mais interdisciplinar da inter-relação entre desenvolvimento e educação, até modos de ser e fazer na universidade e na escola.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/627
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

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