DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/626
Título: Tecnologias para a educação, tecnologia assistiva e inclusão escolar: primeiras aproximações
Título(s) alternativo(s): Technologies for education, assistive technology and school inclusion: first approximations
Autor(es): Jennings, Carlos
Lima, Osmarina Guimarães de
Brito, Jane Lindoso
Palavras-chave: Tecnologias para a educação;Ensino;Inclusão;Pesquisa
Data do documento: 29-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: It addresses partial data from a research that aims to analyze the impact of teaching, research and extension experiences on the initial training of undergraduate students in Mathematics and Pedagogy at the State University of Amazonas. The bibliographical and documentary research subsidizes the research work, having as subjects of the study 07 academics of the Normal Higher School / UEA and 03 higher education teachers. The work is based on a perspective of articulating technologies for education, assistive technologies and school inclusion, seeking to broaden the understanding of this subject that has distanced itself from the school reality, although the debates and theoretical-legal frameworks have advanced in the last ten years. The research is in the initial phase, presenting in this text the experience of academics in planning and supporting the coordination of the First Workshop on Educational Technologies: Breaking Paradigms, held by the State University of Amazonas on December 1 and 2, 2016. The Data presented had as sources of consultation scientific articles of national researchers, books of the area of ​​education and technologies for education, as well as reports produced by the academics about the Event. The current results demonstrate the students' perception of the contribution of this activity to the academic and professional formation, but also evidence their motivation and need to deepen on the subject. In summary, the text is an invitation to reflect on the academic trajectory based on teaching, research and extension. In addition to portraying the limits and possibilities of this formative process in the perspective of the school inclusion with the support of the technologies for the education, articulated to the assistive technology. This is a preliminary work of the team of student researchers, supported in the individual report produced from this Event.
Descrição: Aborda dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa bibliográfica e documental subsidia o trabalho investigativo, tendo como sujeitos do estudo 07 acadêmicos da Escola Normal Superior/UEA e 03 professores do ensino superior. O trabalho caminha em uma perspectiva de articular tecnologias para educação, tecnologias assistivas e inclusão escolar, buscando ampliar a compreensão dessa temática que tem se distanciado da realidade escolar, embora os debates e arcabouços teórico-legais tenham avançado nos últimos dez anos. A pesquisa encontra-se na fase inicial, apresentando nesse texto a vivência dos acadêmicos no planejamento e apoio à coordenação do I Workshop de Tecnologias Educacionais: Quebrando Paradigmas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016. Os dados apresentados tiveram como fontes de consulta artigos científicos de pesquisadores nacionais, livros da área da educação e tecnologias para a educação, bem como relatórios produzidos pelos acadêmicos sobre do Evento. Os resultados atuais demonstram a percepção dos alunos quanto à contribuição dessa atividade à formação acadêmica e profissional, mas também evidenciam sua motivação e necessidade de aprofundamento sobre o assunto. Em síntese, o texto é um convite à reflexão sobre a trajetória acadêmica pautada no ensino, na pesquisa e na extensão. Além de retratar os limites e possibilidades desse processo formativo na perspectiva da inclusão escolar com o apoio das tecnologias para a educação, articulada à tecnologia assistiva. Trata-se de um trabalho preliminar da equipe de alunos pesquisadores, respaldados no relatório individual produzido a partir desse Evento.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/626
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias para a educação tecnologia assistiva e inclusão escolar primeiras aproximações.pdf801,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons