DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJennings, Carlos-
dc.contributor.authorLima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.authorBrito, Jane Lindoso-
dc.date.available2017-09-15T13:31:12Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/626-
dc.descriptionAborda dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa bibliográfica e documental subsidia o trabalho investigativo, tendo como sujeitos do estudo 07 acadêmicos da Escola Normal Superior/UEA e 03 professores do ensino superior. O trabalho caminha em uma perspectiva de articular tecnologias para educação, tecnologias assistivas e inclusão escolar, buscando ampliar a compreensão dessa temática que tem se distanciado da realidade escolar, embora os debates e arcabouços teórico-legais tenham avançado nos últimos dez anos. A pesquisa encontra-se na fase inicial, apresentando nesse texto a vivência dos acadêmicos no planejamento e apoio à coordenação do I Workshop de Tecnologias Educacionais: Quebrando Paradigmas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016. Os dados apresentados tiveram como fontes de consulta artigos científicos de pesquisadores nacionais, livros da área da educação e tecnologias para a educação, bem como relatórios produzidos pelos acadêmicos sobre do Evento. Os resultados atuais demonstram a percepção dos alunos quanto à contribuição dessa atividade à formação acadêmica e profissional, mas também evidenciam sua motivação e necessidade de aprofundamento sobre o assunto. Em síntese, o texto é um convite à reflexão sobre a trajetória acadêmica pautada no ensino, na pesquisa e na extensão. Além de retratar os limites e possibilidades desse processo formativo na perspectiva da inclusão escolar com o apoio das tecnologias para a educação, articulada à tecnologia assistiva. Trata-se de um trabalho preliminar da equipe de alunos pesquisadores, respaldados no relatório individual produzido a partir desse Evento.en
dc.description.abstractIt addresses partial data from a research that aims to analyze the impact of teaching, research and extension experiences on the initial training of undergraduate students in Mathematics and Pedagogy at the State University of Amazonas. The bibliographical and documentary research subsidizes the research work, having as subjects of the study 07 academics of the Normal Higher School / UEA and 03 higher education teachers. The work is based on a perspective of articulating technologies for education, assistive technologies and school inclusion, seeking to broaden the understanding of this subject that has distanced itself from the school reality, although the debates and theoretical-legal frameworks have advanced in the last ten years. The research is in the initial phase, presenting in this text the experience of academics in planning and supporting the coordination of the First Workshop on Educational Technologies: Breaking Paradigms, held by the State University of Amazonas on December 1 and 2, 2016. The Data presented had as sources of consultation scientific articles of national researchers, books of the area of ​​education and technologies for education, as well as reports produced by the academics about the Event. The current results demonstrate the students' perception of the contribution of this activity to the academic and professional formation, but also evidence their motivation and need to deepen on the subject. In summary, the text is an invitation to reflect on the academic trajectory based on teaching, research and extension. In addition to portraying the limits and possibilities of this formative process in the perspective of the school inclusion with the support of the technologies for the education, articulated to the assistive technology. This is a preliminary work of the team of student researchers, supported in the individual report produced from this Event.en
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias para a educaçãoen
dc.subjectEnsinoen
dc.subjectInclusãoen
dc.subjectPesquisaen
dc.titleTecnologias para a educação, tecnologia assistiva e inclusão escolar: primeiras aproximaçõesen
dc.title.alternativeTechnologies for education, assistive technology and school inclusion: first approximationsen
dc.typeArtigoen
dc.date.accessioned2017-09-15T13:31:12Z-
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons