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dc.contributor.authorMontenegro, Cassandra da Silva-
dc.date.available2017-08-25T17:57:08Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/598-
dc.descriptionO presente trabalho tem como base a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980), Senhora dos Afogados (1947), na qual se verifica um discurso intertextual com a obra Oréstia (458 a. C) de Ésquilo (524-456 a.C). A análise foi realizada à luz dos pressupostos teóricos de Romilly (1998) Aristóteles (1999), Lesky (1996), Cunha (2012) e Über (2012). À vista disto, buscou-se verificar na estrutura das peças elementos que aproximam a personagem esquiliana, Electra e a personagem rodriguiana, Moema. As questões giram em torno da construção dúplice de Moema que, devido ao caráter criativo de Nelson Rodrigues, espelha-se ora em Electra, ora em Clitemnestra. Essa construção reduplicada proporciona a verificação de alguns aspectos contundentes na constituição de Moema, como sua característica monstruosa, articulada a uma “superposição de máscaras míticas” - que compõem a figura dessa personagem híbrida, meio mulher, meio monstro. Em Senhora dos Afogados, conflitos dentro das relações familiares são abordados de forma recorrente, com sentimentos exacerbados, levando a personagem a praticar atos extremos. Temas como incesto e morte – tanto a morte ocorrida no passado, quanto àquelas ocorridas no presente, rondam a família Drummond, percebe-se, assim, a retomada de mitos gregos e uma transformação e reconstrução de tais mitos.en
dc.description.abstractThe present work is based on the work of Nelson Rodrigues (1912-1980), Senhora dos Afogados (1947), in which there is an intertextual discourse with the work Oréstia (458 a. Aeschylus (524-456 a.C). The analysis was carried out in the light of the theoretical assumptions of Romilly (1998) Aristotle (1999), Lesky (1996), Cunha (2012) and Über (2012). In view of this, In the structure of the pieces elements that bring the Esquilian character, Electra and the Rodriguez character, Moema. The issues revolve around the two-fold construction of Moema Which, due to the creative character of Nelson Rodrigues, is now mirrored in Electra, now in Clytemnestra. This reduplicated construction provides the verification of some aspects In the constitution of Moema, as its monstrous characteristic, articulated to a "Superposition of mythical masks" - that make up the figure of this hybrid character, medium Woman, half monster. In Senhora dos Drops, conflicts within family relationships are With recurrent feelings, with exacerbated feelings, leading the character to practice Extreme acts. Topics such as incest and death - both death in the past and Drummond family, we can perceive the resumption of Myths and a transformation and reconstruction of such myths.en
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMitos gregosen
dc.subjectOréstiaen
dc.subjectSenhora dos Afogadosen
dc.titleO discurso intertextual com a mitologia grega: de Coéforas à Senhora dos Afogadosen
dc.title.alternativeIntertextual Discourse with Greek Mythology: From Coephors to the Drowned Ladyen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.date.accessioned2017-08-25T17:57:08Z-
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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