DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Carolina Rodrigues De-
dc.date.available2024-09-25-
dc.date.available2024-09-25T18:03:48Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.citationSouza, Carolina Rodrigues De, O mercado de lazer e entretenimento infantil na cidade de Manaus,2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5979-
dc.description.abstractPlay contributes significantly to the child's life as a participant in the culture of the society in which he lives. Moreover, the experience of the playful for them is essential in terms of critical and especially creative cultural participation. The objective of this work is to analyze the leisure and children entertainment market in the events held in the city of Manaus, to identify the types of services offered in the area, as well as to understand the motivation of the client to contract these services. Regarding the approach to research, the study is qualitative-quantitative. The research is exploratory, descriptive and explanatory, since the research is carried out in an area of very little existing knowledge, in this case leisure and children's entertainment in the city of Manaus. The sample is non-probabilistic because it involved contractors and non contractors of random recreation services. Participant observation technique was used, which has the practice of recreation. Field research was carried out with the application of a questionnaire with closed and open questions about the topic discussed with parents and relatives of children up to 12 years old, aiming to relate the high prices of services with the lack of consumption of the same in the city of Manaus, were also collected data about the company, cited during the survey, which operates in the leisure and entertainment market in the city. The work proposes the creation of new financially accessible alternatives for leisure and entertainment for children in the city of Manaus, Amazonaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectLazer e entretenimentopt_BR
dc.subjectLeisure and entertainmentpt_BR
dc.subjectManauspt_BR
dc.subjectManauspt_BR
dc.titleO mercado de lazer e entretenimento infantil na cidade de Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-25T18:03:48Z-
dc.contributor.advisor1Martins, Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2882900941207240pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2882900941207240pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Lucia Cláudia Barbosa dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377313544008037pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Maria Adriana Sena Bezerra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305750465493497pt_BR
dc.description.resumoO brincar contribui na vida da criança, de modo significativo, para sua formação como participante da cultura da sociedade em que vive. Além disso, a vivência do lúdico para elas é imprescindível em termos de participação cultural crítica e, principalmente criativa. O objetivo deste trabalho é analisar o mercado de lazer e entretenimento infantil nos eventos realizados na cidade de Manaus, identificar os tipos de serviços oferecidos na área, bem como compreender a motivação do cliente a contratar estes serviços. No que tange à forma de abordagem da pesquisa, o estudo é quali-quantitativo. A pesquisa é exploratória, descritiva e explicativa, pois a pesquisa é realizada em uma área de muito pouco conhecimento existente, neste caso o lazer e o entretenimento infantil na cidade de Manaus. A amostra é não probabilística intencional, pois envolveu indivíduos contratantes e não contratantes dos serviços de recreação aleatório. Foi utilizada a técnica da observação participante, a qual possui a prática de recreador. A pesquisa de campo ocorreu com a aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas sobre o tema discutido com pais e familiares de crianças até 12 anos visando relacionar os altos preços dos serviços com a falta de consumo dos mesmos na cidade de Manaus, também foram coletados dados sobre a empresa, citada durante a pesquisa, que atua no mercado de lazer e entretenimento infantil na cidade. O trabalho propõe criação de novas alternativas acessíveis financeiramente de lazer e entretenimento para o público infantil na cidade de Manaus, Amazonas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesEstatuto da criança e adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.Disponivel em: <http://furb.br/cmdcabnu/site/index2.php>. Acesso em: 18/04/2005. . Declaração Universal dos direitos das crianças. 20 de Novembro de 1959. Disponível em: <http://furb.br/cmdcabnu/site/index2.php>. Acesso em: 18/04/2005. . Declaração Universal dos direitos humanos. Assembléia Geral das Nações Unidas. Disponível em: <http://furb.br/cmdcabnu/site/index2.php>. Acesso em: 18/04/2005. ; GAYA, A. C. O lazer e as atividades lúdico desportivas qualificados pelos hábitos de vida: uma resposta do contexto sociocultural. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v.2, n.1, p. 115-141, jan/jun, 2001. ANDRADE, J.V. Lazer: princípios, tipos e formas na vida e no trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 2ed. APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da ciência: filosofia e práticada pesquisa. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012; AQUINO, C. A. B. MARTINS, J. C de O. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Rev. Mal-Estar Subj. v.7, n.2. Fortaleza, 2007. Disponível em: <https://www.pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S1518- 61482007000200013>. Acesso em: 25 de janeiro de 2018. BADER, L. G.; KREBS, R. J. Atividades preferidas e praticadas em espaços de lazer, no tempo livre, por crianças de 7 a 10 anos do Balneário Camboriú - SC. Cinergis, Santa Cruz do Sul, n.2, p. 157-173, jul/dez, 2002. BERLEZE, A.; HAEFFNER, L. S. B. Rotina de atividades infantis de crianças obesas nos contextos familiar e escolar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v.3, n.2, p.99-110, jul/dez, 2002. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 29 ed. São Paulo: Saraiva, 2002. CARLOS NETO. Introdução: jogo e desenvolvimento da criança. In: CARLOS NETO. Jogo e Desenvolvimento da criança. Cruz Quebrada: FMH,2003. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6ª Ed. São Paulo Pearson Prentice Hall, 2007; DE GÁSPARI, J. C.; SCHWARTZ, G. M. O capital humano: investindo nas ações do brincar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v.3, n.2, p. 7-20, jul/dez, 2002. DUMAZEDIER, Joffre. Questionamento Teórico do Lazer. São Paulo: SESC, 1975. DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva: SESC, 1979. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2006; FERREIRA NETO, C. A. Motricidade e jogo na infância. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. 3ed. FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia Científica ao alcance de todos. 4ª Ed. D. O., Manaus, 2006; GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor:bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: PHORTE, 2003. HUIZINGA, J. Homo ludens. S. Paulo, Perspectiva, 1971. KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994. KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T.M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1999. LEÃO, Sonia Carneiro. Brincar é coisa séria. Rio de Janeiro, 1996. MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. São Paulo: Autores Associados, 2002. 3ed. MARCONDES, E. et. al. Desenvolvimento Físico (Crescimento) e Funcional da Criança. Os fatores ambientais e a saúde da criança: ecopediatria. In: MARCONDES, E. et al. Pediatria Básica. São Paulo: Savier, 2002. MASCARENHAS, F. O lazer e o príncipe eletrônico. Licere, Belo Horizonte, v.4, n.1, p. 46-60, 2001. OLIVEIRA, C. L. de; FISBERG, M.. Obesidade na infância e adolescência: uma verdadeira epidemia. Arq Bras. EndocrinolMetab, v.47, n.2, abril, 2003. ONU. Convenção sobre os direitos da criança. Decreto 99.710 de 21 de Novembro de 1990. Disponível em: <http://furb.br/cmdcabnu/site/index2.php>. Acesso em: 18/04/2005. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo. São Paulo: Zahar,1971. REQUIXA, Renato. O lazer no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1977. REQUIXA, Renato. Sugestões e Diretrizes para uma Política Nacional de Lazer. São Paulo, SESC: 1980. SILVA, Debora Alice Machado (Org). Importância da Recreação e do Lazer. Brasília: DF,2011. TANI, G. Liberdade e restrição do movimento no desenvolvimento motor da criança. In: KREBS, R. J. et al. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, 1999. ZONLORENZI, Elisabeth. Você quer brincar?. São Paulo: Comunicarte, 1989.pt_BR
dc.subject.cnpqCiencias Sociais aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORREÇÃO TCC CAROLINA RODRIGUES.pdf461,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.