DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5977
Titel: Carne de caça: Potencial para o mercado de Manaus-AM
Autor(en): Santos, Eliana Aparecida dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves
Stichwörter: Carne de caça;game meat;Policia Ambiental;Environmental Police;Comércio;Trade
Erscheinungsdatum: 12-Jun-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: Santos, Eliana Aparecida dos,Carne de caça: Potencial para o mercado de Manaus-AM, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Conforme apresenta o título, CARNE DE CAÇA: POTENCIAL PARA O MERCADO DE MANAUS-AM, esta pesquisa buscou apontar o potencial deste produto no comércio regional e procurou lembrar que o consumo da carne de caça é um costume herdado pelos povos das florestas, indígenas e ribeirinhos. Durante décadas consumir carne de caça no Amazonas tem sido uma pratica ilegal e clandestina, embora seja permanente. Sob o prisma histórico-cultural, a culinária regional faz parte da tradição e representatividade de um povo, portanto a temática desta pesquisa exploratória, mostrou-se pertinente e tem como objetivo apontar os possíveis benefícios que este segmento comercial estando legalizado pode trazer tanto para a sociedade quanto para a fauna amazônica. Para coleta de dados foram realizadas pesquisa bibliográfica, levantamento em sites oficiais e pesquisa em campo, no decorrer dos meses de Abril e Maio de 2018, na “Feira Municipal Manaus Moderna”, para coleta de dados, onde no universo (N) de 100 indivíduos foram selecionados aleatoriamente uma amostra (n) de 50 indivíduos entre feirantes e fregueses com os quais aplicou-se um questionários de perguntas fechadas contendo sete questões, também realizou-se coleta de informações no Comando de Policiamento Ambiental do Amazonas, para a série histórica de 2008 à 2017, do número de apreensões de animais silvestres abatidos. A metodologia caracterizouse como exploratória e explicativa, de classificação qualitativa. O uso de gráficos para apresentação dos resultados, revelaram que apesar das leis ambientais proibirem a venda e o consumo do produto em questão, ainda assim na cidade de Manaus há um público númeroso de consumidores, gerando uma considerável e constante demanda clandestina mas interessado na comercialização legalizada
Zusammenfassung: As the title shows, game meat: MARKET potential of MANAUS-AM, this study sought to point out the potential of this product in the regional trade and sought to remind you that the game meat consumption is a habit inherited by people of the forests, indigenous and bordering. For decades consume game in the Amazon has been an illegal and clandestine practice, although it is permanent. Under the historical-cultural Prism, regional cuisine is part of the tradition and representativeness of a people, so the theme of this exploratory research, proved to be relevant and aims to point out the potential benefits that this business segment being legal can bring both to society and to the Amazon fauna. For data collection were carried out bibliographical research, survey on official sites and research in the field, during the months of April and may 2018, in "county fair Manaus Moderna", for data collection, where in the universe (N) of 100 individuals were randomly selected a sample (n) of 50 individuals between merchants and customers with which it applied a close-ended questions questionnaires containing seven questions, also took place in charge of information gathering Environmental Policing of Amazonas, to the historical series from 2008 to 2017, the number of seizures of wild animals slaughtered. The methodology was characterized as exploratory and explanatory, qualitative sorting. The use of graphics for presentation of the results, revealed that despite the environmental laws prohibit the sale and consumption of the product in question, yet in the city of Manaus for a númeroso audience of consumers, generating a considerable and steady demand but clandestine interested in legal marketing
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5977
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
TCC- ELIANA SANTOS 07 fev 2019.pdf1,13 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.