Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5932
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Inhuma, Franck Willian Vieira | - |
dc.date.available | 2024-09-13 | - |
dc.date.available | 2024-09-16T13:12:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5932 | - |
dc.description.abstract | When it comes to the Physics subject, students' difficulties are evident. In this article we present and discuss the results of an exploratory study carried out with students in the first year of high school at Escola Estadual Eduardo Sá. The objective was to identify their conceptions about the teaching of physics and develop an investigation scenario through a Questionnaire. In view of this, the present work exposes the results of an investigation that aimed to identify conceptual flaws in high school students related to the topic of force and movement. The results obtained make us believe that students' spontaneous conceptions cannot be ignored during the schooling process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Concepções espontâneas | pt_BR |
dc.subject | Spontaneous conceptions | pt_BR |
dc.subject | ensino de física | pt_BR |
dc.subject | physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Mecânica Clássica | pt_BR |
dc.subject | Classical Mechanics | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de transposição das concepções alternativas para o conhecimento científico em Mecânica. | pt_BR |
dc.title.alternative | Difficulties in transposing alternative conceptions to scientific knowledge in Mechanics. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T13:12:13Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Gabriel de Lima e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2111422586050900 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Gabriel de Lima e | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2111422586050900 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Willian Miguel Pereira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8669386749601719 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bacelar, Reginaldo José Gonçalves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8052934359637862 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5018990181334107 | pt_BR |
dc.description.resumo | Quando se trata da disciplina de Física as dificuldades dos estudantes são evidentes. Neste artigo apresentamos e discutimos os resultados de um estudo exploratório realizado com alunos do Primeiro Ano do Ensino médio da Escola Estadual Eduardo Sá. O objetivo foi identificar suas concepções acerca do ensino da física e elaborar um cenário de investigação através de um Questionário. Diante disso, o presente trabalho expõe os resultados de uma investigação que visou identificar nos alunos do Ensino Médio falhas conceituais relacionadas ao tópico força e movimento. Os resultados obtidos nos fazem crer que as concepções espontâneas dos alunos não podem ser ignoradas durante o processo de escolarização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto editora, LDA: Portugal, 1994. CARRASCOSA, J.; FERNANDEZ, I.; GIL, D. e OROZCO, A. Diferencias en la evolucion de las preconcepções en distintos domínios científicos. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 13, 1991. CARVALHO, A.M.P., VANNUCHI, A.I., BARROS, M.A., GONÇALVES, M.E.R., & REY, R.C. (2007). Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físic. São Paulo, SP: Spicione. DARROZ, L.M., ROSA, C.T.W.DA, &KRUMMENAUER, W.L.(2019). Força e movimento: concepção alternativas no Ensino superior. Revista Educar Mais, 3(2), 173- 191.1483 DRIVER, R., ASOKO, H., LEACH, J., MORTIMER, E., &SCOTT, P. (1999). Construindo conhecimento cientifico. Quimica Nova na Escola, 9, 31-40.FACCIO, M., HARRES, J.B.S Desenvolvimento histórico da dinâmica: referente para a evolução das concepções dos estudantes sobre força e movimento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em ciências, 2(2), 89-101. (2002) MORTIMER, E. F. (1996). Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações no Ensino de Ciências, 1(1), 20-39. Rev. Ensaio/ Belo Horizonte/v.06/n.02/p:115-144/jul-dez/2004 PAVIANI, J., & PAVIANI, N.M.S. (2014). Alguns modos de ensinar e aprender. Conjectura: Filosofia e Educação, 19(3), 127-142. PÉREZ, C.S., ROSA, C.T.W., & DARROZ, L.M. (2012). Concepções alternativas em mecânica: um estudo de caso dos alunos de cursos de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, 31 (2), 79-90. POZO, J. I. (1996). A aprendizagem da ciência: A formação de conceitos científicos. Porto Alegre: Artmed. SILVEIRA, F.L, MOREIRA, M.A, AXT, R Estrutura Interna dos testes de conhecimento em Física: um exemplo em mecânica. Enseñanza de las ciências, 10(2), 187-194. VIENNOT, L. (1979). Spontaneous Reasoning in elementary dynamics. European Journal of Science Education, 1(2), 205-221. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CEST - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dificuldades de transposição das concepções alternativas para o conhecimento científico em Mecânica..pdf | 308,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.