DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/593
Título: A prática do desporto orientação: uma proposta metodológica para a educação ambiental no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The practice of sport orientation: a methodological proposal for environmental education in high school
Autor(es): Nascimento, Dilson
Palavras-chave: Educação Ambiental;Desporto Orientação;Ensino Médio
Data do documento: 24-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: There have been many discussions about Environmental Education EA in the world, but in practice there are many resistances and the consequent barriers that lead to the negation of its objectives. Such barriers are not limited to the actions of individuals, governments or companies, but also affect schools, making it impossible for EA to take a complete approach. The present research sought to present a methodological alternative for the development of Environmental Education, using sport Guidance. The study was carried out with a 3rd grade high school class from a public school in Parintins-AM. The research had a qualitative approach with the following methodological procedures: students' initiation in sports Guidance, conducting the Guidance on the field of the Center for Higher Studies of Parintins CESP / UEA and verification of the environmental problems identified by the students in the areas near the race site . Among the problems identified by the students are the pollution from the public trash, the incorrect destination of the solid waste produced in the city and the presence of "trash" in the campus of the university. Among the reasons cited were the students 'speeches, consumerism, waste and lack of environmental awareness, while the alternatives for intervention in the problems were pointed out to the residents' awareness, selective collection, the realization of projects and University participation. Among the students, it was also noticed that their vision about AD refers to knowing how to act, to change behavior and to make people aware. The practice of Sports Guidance enabled students to better observe environmental problems by allowing them to discuss their causes and, above all, their possible solutions, fundamental skills in Environmental Education.
Descrição: Diversas têm sido as discussões envolvendo a Educação Ambiental EA no mundo, porém, na prática vê-se muitas resistências e as consequentes barreiras que levam à negação de seus objetivos. Tais entraves não se limitam apenas as ações das pessoas, governos ou empresas, atingem também as escolas impossibilitando uma abordagem completa da EA. A presente pesquisa buscou apresentar uma alternativa metodológica para o desenvolvimento da Educação Ambiental, utilizando o desporto Orientação. O estudo foi realizado com uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Parintins-AM. A pesquisa teve cunho qualitativo com os seguintes procedimentos metodológicos: iniciação dos alunos no desporto Orientação, realização do percurso de Orientação no terreno do Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP/UEA e verificação dos problemas ambientais identificados pelos alunos nas áreas próximas ao local da Corrida. Entre os problemas identificados pelos alunos está a poluição decorrente da lixeira pública, a destinação incorreta dos resíduos sólidos produzidos na cidade e a presença de “lixo” no terreno da universidade. Entre as causas apontadas destacaram-se nas falas dos estudantes o consumismo, o desperdício e a falta de consciência ambiental, enquanto que para as alternativas de intervenção nos problemas, foram apontadas a conscientização dos moradores, a coleta seletiva, a realização de projetos e a participação da universidade. Entre os estudantes percebeu-se ainda que a visão dos mesmos sobre EA refere-se ao conhecer para agir, à mudança de comportamento e à conscientização das pessoas. A prática do desporto Orientação possibilitou aos alunos melhor observação dos problemas ambientais possibilitando-lhes discorrer sobre suas causas e, principalmente, sobre suas possíveis soluções, habilidades fundamentais no âmbito da Educação Ambiental.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/593
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática do desposto orientação uma proposta metodológica para a educação ambiental no ensino médio.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons