DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorInhuma, Shele Maciel-
dc.date.available2024-09-10-
dc.date.available2024-09-13T17:07:31Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5928-
dc.description.abstractThis work presents a diagnostic study on the knowledge of students of the State School Frei André da Costa in relation to rainfall. The same approach to understand how much knowledge these students have in relation to climate change in the city of Tefé - AM, because climate changes are changing year after year, and each year more aggressively with extreme rains and droughts, this is due to global warming that is driven by the action of greenhouse gases which in turn has its alteration through anthropic activities, bringing with it major destructions such as land and house collapse, difficulties in pluvial navigation, among other damages. With this, the objective of this research was to investigate the knowledge of students about rainfall in the daily life of the community examining if these students have an awareness of the importance of rain in the control of floods and droughts and from this compare their knowledge with scientific knowledge. To achieve these objectives, the research method consisted in the application of questionnaires that were elaborated through the 5-point Likert scale, ranging from "Totally disagree" to "Totally agree". Three statements were prepared for each dimension of knowledge, a total of five dimensions were studied. The questionnaires were applied in three high school grades, first, second and third year, in total 50 students interviewed, all on the afternoon shift. Therefore, with all the questionnaires applied, calculations of the Likert Average Ranking were performed. With this, the results revealed that students present and have a good notion about rainfall.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprecipitaçãopt_BR
dc.subjectprecipitationpt_BR
dc.subjectclimapt_BR
dc.subjectclimatept_BR
dc.subjectestiagenspt_BR
dc.subjectdroughtspt_BR
dc.titleUm estudo diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos da Escola Estadual Frei André da Costa em relação a precipitação pluvial.pt_BR
dc.title.alternativeA diagnostic study on the knowledge of students at Escola Estadual Frei André da Costa in relation to rainfall.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-13T17:07:31Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Willian Miguel Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669386749601719pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Willian Miguel Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669386749601719pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Gabriel de Lima e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111422586050900pt_BR
dc.contributor.referee3Florindo, Caio Cesar Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188604740015151pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos da Escola Estadual Frei André da Costa em relação à precipitação pluvial. O mesmo aborda entender o quão esses alunos possuem de conhecimento em relação às alterações climáticas na cidade de Tefé – AM, pois, as mudanças climáticas vêm se transformando ano após ano, e a cada ano de forma mais agressiva com chuvas e secas extremas, isso se dá devido ao aquecimento global que é impulsionado pela ação dos gases do efeito estufa que por sua vez tem sua alteração através de atividades antrópicas, trazendo consigo grandes destruições, como desmoronamento de terras e casas, dificuldades em navegações pluviais, entre outros danos. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi investigar o conhecimento dos discentes sobre a precipitação pluvial no cotidiano da comunidade Tefeense, examinando se esses alunos têm noção da importância da chuva no controle de cheias e secas e a partir disso comparar seus conhecimentos com o conhecimento científico. Para alcançar esses objetivo, o método de pesquisa constituiu na aplicação de questionários que foram elaborados por meio da escala Likert de 5 pontos, variando de “Discordo totalmente” à “Concordo totalmente”. Foram elaboradas 3 afirmativas para cada dimensão de conhecimento, um total de 5 dimensões foram estudadas. Os questionários foram aplicados nas três séries do Ensino Médio, primeiro, segundo e terceiro ano, no total foram 50 alunos entrevistados, todos no turno vespertino. Conseguinte, com todos os questionários aplicados foram realizados cálculos do Ranking Médio da Escala Likert. Com isso, os resultados revelaram que os alunos apresentam e tem uma boa noção sobre precipitação pluviométricapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMORIM, Tamiris Xavier, SENNA, Mônica Carneiro Alves., CATALDI, Marcio. Impactos do desmatamento progressivo na precipitação do Brasil. Revista Brasileira de Climatologia, v. 24, 2019. CAMPOS, Thamires Luisa de Oliveira Brandão (ponto e vírgula) DOS SANTOS, Ana Paula Paes. Frequências dos eventos extremos de seca e chuva na Amazônia utilizando diferentes bancos de dados de precipitação. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 10, n. 2, p. 468- 478, 2017. CLARKE BEN et al. Climate change, not El Niño, main driver of exceptional drought in highly vulnerable Amazon River Basin. 24 de janeiro de 2024. COHEN, Eileen Júlia et al. Percepção dos estudantes em relação a ama experiência de gamificação na disciplina de psicologia e educação inclusiva. Holos, v. 1, p. 1-15, 2020. COSTA, Raquel Freitas da et al. Eventos pluviais intensos e vulnerabilidade socioespacial(dois pontos) Uma análise do espaço urbano e das comunidades rurais Agrovila e Santa Clara em Tefé-AM. 2022. DA SILVA, Fabrícia Souza. Práticas pedagógicas na educação ambiental com estudantes do ensino fundamental. Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 5, p. 339-351, 2018. DE ABREU, C. R.; DE MIRANDA, S. do C.; PORTO, M. D. Mudanças climáticas em publicações brasileiras de educação ambiental. Educação Ambiental & Biogeografia. Tuiutaba: Barlavento, v.2, p.641-652, 2016. ISBN: 978-85-68066-25-6 DE FATIMA CORREA, Magaly et al. Mudanças na estrutura termodinâmica da atmosfera na presença de vórtices ciclônicos de altos níveis(dois pontos) Um episódio de precipitação estrema no seminário brasileiro. Revista Braileira de Geografia Física, v. 4, p. 877-890, 2012. DE MIRANDA, Ricardo Augusto Calheiro; DE OLIVEIRA, Marcus Vinícius Siqueira; DA SILVA, Danielle Ferreira. Ciclo hidrográfico planetário: abordagens e conceitos. Geo Uerj, v. 1, n. 21, p. 109-119, 2010. 20 DE MIRANDA, S. do C.; DE ABREU, C. R.; DE-CARVALHO, P. S. As mudanças climáticas no contexto da educação ambiental. Os desafios do ensino de ciências no século XXI, p. 123- 132, 2016. DE OLIVEIRA, Valter Paulo; MAFRA, Marcela Vieira Pereira; SOARES, Ana Paulina Aguiar. Eventos climáticos extremos na Amazônia e suas implicações no município de Manaquiri (AM). Revista Geonorte, v. 3, n. 8, p. 977–987-977–987, 2012. FEARNSIDE, Philip M. Mudanças climáticas globais e a floresta amazônica. A biologia as mudanças climáticas no Brasil. RiMa editora, São Carlos. 316p, p. 131-150, 2008. FISH, Gilberto; MORENGO, José A; NOBRE, Carlos A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazôna. Acta amazônica, v. 28, p. 101-101, 1998. GAN, Manoel Alonso; RODRIGUES, Luiz R.; RAO, Vadlamudi B. Monção na américa do sul. Chapter, v. 19, p. 297-312, 2009. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em https://cidade.ibge.gov.br/brasil/am/tefe/panorama. Acesso em: 25 de maio de 2024. LEITE, Samuel Gonçalves et al. CICLO DA ÁGUA. Anais da Motivando. Feira de Inovação E Ciências do Univag, n. 02, 2022. MACEDO, Fernanda Ferreira Pacheco; LIMA, Thainara Munhoz Alexandre de. Monitoramento do vapor d’água durante eventos extremos de precipitação empregando diferentes técnicas. 2020. MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. 2002. MARENGO, José Antônio. Água e mudanças climáticas. Estudos avançados, v. 22, p. 83- 96, 2008. MATTAR, F. N. (2013). Pesquisa de marketing-edição compacta (vol. 5). Rio de Janeiro:Elsivier. OLIVEIRA, Lyvia Amado. VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E AS SECAS NA AMAZÔNIA: O CASO DO ESTADO DO AMAZONAS. PANDURO, Isela Leonor Vásquez et al. REGIONALIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO NA REGIÃO NOROESTE DA AMAZÔNIA. PINTO, Isabel Ferraz et al; Investigação qualitativa: perspectiva geral e importância para as ciências da nutrição. Acta Portuguesa de nutrição, v. 14, p 30-34, 2018. 21 RAMOS, Maria Angélica Barreto et al. Mudanças climáticas. Geodiversidade do Brasil, p. 163, 2008. REBOITA, Michelle Simões et al. Regimes de Precipitação na América do Sul: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 25, p. 185-204, 2010. SANTOS, Maiara Pedral dos. Percepção de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais. 2018. ROBERTI, Débora Regina. Física da atmosfera. 2013. RODRIGUES, Eubia André. Rede Urbana do Amazonas: Tefé como cidade média de responsabilidade territorial na calha do médio Solimões. 2011,133 p. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia do instituto de Ciências Humanas e Letras). Manaus-AM: UFAM, 2011. SANTOS, Diogo Alexandre Silva; DE MEDEIROS, Luzia Aguiar; DUARTE, Marcos Aurélio. TERMODINÂMICA DA FORMAÇÃO DAS CHUVAS. 2016 SILVA, Amanda Caroline Cabral da et al. As cheias excepcionais e os impactos socioambientais na cidade de Tefé-AM. 2018. SULAIMAN, S. N. Educação ambiental, sustentabilidade e ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos científicos. Ciência & educação, v. 17, n. 3, p. 645-662, 2011. TELLES, Dirceu D.'Alkmin. Ciclo ambiental da água: da chuva à gestão. Editora Blucher, 2012. WOLKMER, Maria de Fátima S.; PIMMEL, Nicole Freiberger. Política Nacional de Recursos Hídricos: governança da água e cidadania ambiental. Sequência (Florianópolis), p. 165-198, 2013.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.