DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5928
Título: Um estudo diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos da Escola Estadual Frei André da Costa em relação a precipitação pluvial.
Título(s) alternativo(s): A diagnostic study on the knowledge of students at Escola Estadual Frei André da Costa in relation to rainfall.
Autor(es): Inhuma, Shele Maciel
Orientador(es): Ramos, Willian Miguel Pereira
Palavras-chave: precipitação;precipitation;clima;climate;estiagens;droughts
Data do documento: 23-Jul-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos da Escola Estadual Frei André da Costa em relação à precipitação pluvial. O mesmo aborda entender o quão esses alunos possuem de conhecimento em relação às alterações climáticas na cidade de Tefé – AM, pois, as mudanças climáticas vêm se transformando ano após ano, e a cada ano de forma mais agressiva com chuvas e secas extremas, isso se dá devido ao aquecimento global que é impulsionado pela ação dos gases do efeito estufa que por sua vez tem sua alteração através de atividades antrópicas, trazendo consigo grandes destruições, como desmoronamento de terras e casas, dificuldades em navegações pluviais, entre outros danos. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi investigar o conhecimento dos discentes sobre a precipitação pluvial no cotidiano da comunidade Tefeense, examinando se esses alunos têm noção da importância da chuva no controle de cheias e secas e a partir disso comparar seus conhecimentos com o conhecimento científico. Para alcançar esses objetivo, o método de pesquisa constituiu na aplicação de questionários que foram elaborados por meio da escala Likert de 5 pontos, variando de “Discordo totalmente” à “Concordo totalmente”. Foram elaboradas 3 afirmativas para cada dimensão de conhecimento, um total de 5 dimensões foram estudadas. Os questionários foram aplicados nas três séries do Ensino Médio, primeiro, segundo e terceiro ano, no total foram 50 alunos entrevistados, todos no turno vespertino. Conseguinte, com todos os questionários aplicados foram realizados cálculos do Ranking Médio da Escala Likert. Com isso, os resultados revelaram que os alunos apresentam e tem uma boa noção sobre precipitação pluviométrica
Abstract: This work presents a diagnostic study on the knowledge of students of the State School Frei André da Costa in relation to rainfall. The same approach to understand how much knowledge these students have in relation to climate change in the city of Tefé - AM, because climate changes are changing year after year, and each year more aggressively with extreme rains and droughts, this is due to global warming that is driven by the action of greenhouse gases which in turn has its alteration through anthropic activities, bringing with it major destructions such as land and house collapse, difficulties in pluvial navigation, among other damages. With this, the objective of this research was to investigate the knowledge of students about rainfall in the daily life of the community examining if these students have an awareness of the importance of rain in the control of floods and droughts and from this compare their knowledge with scientific knowledge. To achieve these objectives, the research method consisted in the application of questionnaires that were elaborated through the 5-point Likert scale, ranging from "Totally disagree" to "Totally agree". Three statements were prepared for each dimension of knowledge, a total of five dimensions were studied. The questionnaires were applied in three high school grades, first, second and third year, in total 50 students interviewed, all on the afternoon shift. Therefore, with all the questionnaires applied, calculations of the Likert Average Ranking were performed. With this, the results revealed that students present and have a good notion about rainfall.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5928
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.