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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Batista, Elciane da Costa | - |
dc.date.available | 2024-09-11 | - |
dc.date.available | 2024-09-13T17:04:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5927 | - |
dc.description.abstract | The use of digital technologies was intensified during the pandemic, as most teachers who did not previously use them in their classes began to do so. Consequently, digital technologies, already popular among students, became a viable option for teachers, particularly the use of electronic games. Considering the motivation of young people for games, this research aimed to evaluate the software "Quebra-cabeça com Funções Matemáticas" (Puzzle with Mathematical Functions) to assist and motivate in the learning of functions. This detailed study assessed the software's effectiveness using an adapted version of the Reeves Method to gain a better understanding of the game from two aspects: interface criteria and pedagogical criteria. The theoretical foundation is based on the Reeves Method, which also guided the data analysis, along with the works of Medeiros (2014), who discusses digital games, and Ribeiro (2023), who emphasizes that software aids in understanding the behavior of functions. Methodologically, the study is qualitative-quantitative and involved 20 active basic education teachers from the state schools in the urban area of the Municipality of Tefé. The data collection procedures included structured interviews and a closed questionnaire, analyzed using the Reeves Method. The results indicate that the software is well-structured and suitable for use in the classroom for teaching and learning first-degree mathematical functions, considering the aspects evaluated by the Reeves Method | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Technologies | pt_BR |
dc.subject | Método de Reeve | pt_BR |
dc.subject | Reeves Method | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.title | Uso da Metodologia de Reeves na avaliação do software educacional Quebra-cabeça com funções matemáticas | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of the Reeves Methodology in the evaluation of educational software Puzzle with mathematical functions | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-13T17:04:28Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Robert Luis Lara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6071193112042379 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Rodrigues, Sabrina de Souza | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9925363396216039 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0163310951882739 | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso das tecnologias digitais foi intensificado na pandemia pelo fato de que a maioria dos professores que não utilizavam nas aulas passaram a usá-las, com isso as tecnologias digitais já popularizadas pelos alunos, se tornaram uma possibilidade para os docentes e em especial o uso de jogos eletrônicos. Considerando a motivação dos jovens pelos jogos essa pesquisa teve como objetivo avaliar o software Quebra-cabeça com Funções Matemáticas para ajudar e motivar na aprendizagem de funções. Com esta pesquisa detalhada da eficácia deste software, utilizando o Método de Reeves (adaptado), para obter uma melhor compreensão do jogo a partir de dois aspectos, os critérios de interface e os critérios pedagógico. O embasamento teórico é fundamentado no método de Reeves e é por ele também que será realizada a análise dos dados, Medeiros (2014) que aborda sobre os jogos digitais, Ribeiro (2023) onde enfatiza que os softwares ajudam a compreender o comportamento de funções. Metodologicamente, o estudo é qualiquantitativo e abrangeu 20 professores da educação básica em atividade, das Escolas Estaduais da zona urbana do Município de Tefé. Como procedimentos técnicos para a produção dos dados foram utilizados a entrevista estruturada e um questionário fechado, e para sua análise o Método de Reeves. Como resultados obtidos foi possível concluir que o software é estruturado e apto para ser usado em sala de aula para o processo de ensino e aprendizagem, em relação ao comportamento de funções matemáticas do primeiro grau, levando em consideração os aspectos do método de Reeves. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo R. da Silva; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 3.ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2021. BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5. Ed. 2. Reimp – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. BORBA, Marcelo Carvalho; Softwares e internet na sala de aula de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Salvador: 2010. BORBA, Marcelo de carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo Rodrigues da silva; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Autêntica Editora, 2020. BRITO JUNIOR, Ozonias de Oliveira et al. Abordagens para avaliação de software educativo e sua coerência com os modelos de qualidade de software. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) -´Programa de Pós-Graduação em informática, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9281 BARBOSA, Eduardo Fernandes, DE MOURA, Dácio Guimarães. Trabalhando com Projetos – Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Petrópolis-RJ, Vozes, 2013. FRESCKI, Franciele Buss. Avaliação da qualidade de softwares educacionais para o ensino de álgebra. Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/ Monografia_Fran.pdf GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8ºed. Rio de Janeiro: recorde, 2004. MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000. MENEZES, Luiz Carlos de. Como o professor vê a educação. Revista Nova Escola. São Paulo, 2007. 16 MEDEIROS, Rosimere Pereira. Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. REBES-Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pombal, v. 4, n. 3, p. 6-12, 2014. OLIVEIRA, Milena Dias. Avaliação do Software Educacional Quebra-Cabeça com Funções Matemáticas. 2023. REZENDE, Cristina de Souza. Modelo de Avaliação de qualidade de Software Educacional para o Ensino de Ciências. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá. Itajuba, Rio Tinto, 2013. Disponível: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/901 RIBEIRO, Robert Luis Lara. QUEBRA-CABEÇA COM FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS. Revista Contemporânea, v. 3, n. 5, p. 4370-4391, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/792 RODRIGUES, Liviany Reis et al. Avaliação de Softwares Educativos Voltados para Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trânsito: um estudo de caso. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+ E 2017), Mamanguape-PB. 2017. Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_AR_05_43.pdf SILVA, Raphael Salviano T. da et al. Aplicação comparativa de diferentes abordagens de avaliação para o software educativo Duolingo: a complexidade de escolher uma abordagem adequada. Rev. Tecnol. Educ, v. 16, 2016. SILVA, Williane Rodrigues de Almeida, AGUIAR, Yuska Paola Costa, DE ARAÚJO, Juliana Aragão. Avaliação tridimensional do Uso do Scilab no ensino de Matrizes. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2772 SULIGO ARAÚJO LIMA, Vanessa; PEREIRA SOUTO, Daise Lago; RAMBO KOCHHANN, Maria Elizabete. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 138–157, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526- 2149.2017.v2.n2.p138-157.id68. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/623. Acesso em: 11 jul. 2024. TAVARES, Jéssika Lima. Modelos, Técnicas e Instrumentos de análise de Softwares educacionais. 2017. TCC (Graduação) – Curso de Licenciatura em Padagogia, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2563b VALENTE, José Armando. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, v. 1, n. 1, p. 19-21, 1997. WEBBER, Carine; BOFF, Elisa; BONO, Fernanda. Ferramenta especialista para avaliação de software educacional. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CEST - Trabalho de Conclusão de Curso |
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