DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5874
Título: A contribuição da geografia para ações de educação ambiental: manejo de resíduos
Título(s) alternativo(s): Geography's contribution to environmental education: waste management
Autor(es): Cruz, Daniele Pereira da
Orientador(es): Cursino, Alcirene Maria da Silva
Palavras-chave: Educação ambiental;Geografia;Resíduos sólidos;Reciclagem;Environmental education;Geography;Solid waste;Recycling
Data do documento: 16-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CRUZ, Daniele Pereira da. A contribuição da geografia para ações de educação ambiental: manejo de resíduos. 2024. 48 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Diante da problemática ambiental em que vivemos, decorrente do consumo, a geração de resíduos e sua destinação final, faz-se necessário ações de Educação Ambiental nas escolas. Uma vez que essa possibilita o processo que consiste em uma mudança de comportamento para desenvolver agentes transformadores e protetores da vida em nosso planeta, tornando essas ações essenciais para contribuir com a sensibilização dos estudantes mediante aos problemas ambientais, buscando minimizar as questões relacionadas aos resíduos sólidos. No desenvolvimento desta pesquisa procurou-se analisar a contribuição da geografia no processo de ensino e aprendizagem acentuando a importância da Educação Ambiental através dos conteúdos trabalhados em sala de aula que concatenam a temática Resíduos sólidos nas turmas de 9º e 3° ano do Ensino Médio. Nesse processo a principal contribuição se deu a partir da análise da de ações e abordagem da Educação Ambiental na Escola. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa. Os procedimentos foram pesquisa bibliográfica referente ao tema, seguido de pesquisa de campo, onde aplicou-se questionário de sondagem com cinco questões para identificar o conhecimento que os estudantes tinham em relação a educação ambiental e aos resíduos sólidos, na turma do 9º ano trinta e três (33) estudantes participaram e no 3º ano trinta e um (31) estudantes, foi possível identificar que em sua maioria os estudantes não tinham conhecimento sobre o tema, após, foi realizado a exposição das aulas relacionando no conteúdo de geografia a educação ambiental e os resíduos sólidos, no 9º ano o conteúdo trabalhado foi Globalização, e a Educação Ambiental no conteúdo foi, a Globalização e Meio Ambiente, neste momento trouxe a problemática do consumo e a produção de lixo ocasionado por esse processo. No 3ºano o Assunto estudado foi Urbanização, a Educação Ambiental no conteúdo, foi com uma atividade de pesquisa nos seus bairros, onde foi possível fazer com que os estudantes refletissem acerca das poluições urbanas no bairro em que residem, e trazer para a sala de aula a discussão de como mudar esta realidade. Para enfatizar a reciclagem foi realizada uma Oficina com as turmas com a dinâmica da coleta seletiva, onde os estudantes tiveram que destinar os resíduos em suas respectivas lixeiras. Por fim aplicou-se novamente questionário para fazer a verificação de conhecimento, e com resultados após as aulas obteve-se mais de 90% dos estudantes respondendo de maneira positiva. Assim, com as aulas ministradas e os resultados do questionário, concluiu-se a importância da geografia na educação ambiental quando proposta de maneira constante, interdisciplinar e transversal em seus conteúdo tendo como perspectiva formar cidadãos ambientalmente conscientes de seus deveres e responsabilidades frente aos problemas ambientais oriundos da questão da responsabilidade pelos resíduos gerados resultantes de suas ações. Palavras- Chave: Educação Ambiental. Geografia. Resíduos Sólidos. Reciclagem.
Abstract: Given the environmental problems in which we live, resulting from consumption, the generation of waste and their final destination, Environmental Education actions in schools are necessary. Since this enables the process that consists of a change in behavior to develop agents that transform and protect life on our planet, making these actions essential to contribute to raising students' awareness of environmental problems, seeking to minimize issues related to solid waste. . In the development of this research, we sought to analyze the contribution of geography in the teaching and learning process, highlighting the importance of Environmental Education through the contents worked in the classroom that combine the theme of Solid Waste in the 9th and 3rd year classes of High School. In this process, the main contribution came from the analysis of actions and approach to Environmental Education at School. The methodology used was descriptive and exploratory with a qualitative approach. The procedures were bibliographical research on the topic, followed by field research, where a survey questionnaire with five questions was applied to identify the knowledge that students had in relation to environmental education and solid waste, in the 9th grade class, thirty-eight. three (33) students participated and in the 3rd year thirty-one (31) students, it was possible to identify that the majority of students had no knowledge of the topic, after which classes were presented relating geography content to environmental education and solid waste, in the 9th year the content worked on was Globalization, and Environmental Education in the content was, Globalization and the Environment, at this time it brought up the problem of consumption and the production of waste caused by this process. In the 3rd year, the subject studied was Urbanization, Environmental Education in the content, it was with a research activity in their neighborhoods, where it was possible to make students reflect on urban pollution in the neighborhood in which they live, and bring it to the classroom the discussion of how to change this reality. To emphasize recycling, a workshop was held with the classes on the dynamics of selective collection, where students had to dispose of the waste in their respective bins. Finally, a questionnaire was administered again to check knowledge, and with results after classes, more than 90% of students responded positively. Thus, with the classes taught and the results of the questionnaire, the importance of geography in environmental education was concluded when proposed in a constant, interdisciplinary and transversal manner in its content with the perspective of forming citizens who are environmentally aware of their duties and responsibilities in the face of environmental problems. arising from the issue of responsibility for the waste generated as a result of their actions. Keywords: Environmental Education. Geography. Solid Waste. Recycling.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5874
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contribuição da geografia para ações de educação ambiental - manejo de resíduos.pdf870,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.