DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Vinícius Leão Souza-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-22T18:50:21Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationMartins, Vinícius Leão Souza. Análises editoriais da fuga BWV 998 ao violão. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5873-
dc.description.abstractThis academical work consists of on comparison research around the guitar editions and transcriptions for J. S. Bach’s Fugue BWV 998, possibly for lute-harpsichord, which were carried out by Koonce (2002), Hoppstock (1999), Segovia (2000), Zigante (2001) and Chiesa (1991). The aim is to find out editorial procedures which were used in the editions investigated to get criteria that can be used as a basis for further transcriptions, as well as some choice for music performance on the guitar. Furthermore, we aim to map the elements we will get on the grounds of a comparison analysis of both the transcriptions mentioned above and the facsimile edition seeking to identify and classify them, from which we could draw information to substantiate possible future guitar transcriptions of this musical work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectTranscriçãopt_BR
dc.subjectEdiçãopt_BR
dc.subjectJ. S. Bachpt_BR
dc.subjectBWV 998pt_BR
dc.subjectGuitarpt_BR
dc.subjectTranscriptionpt_BR
dc.subjectEdition.pt_BR
dc.titleAnálises editoriais da fuga BWV 998 ao violãopt_BR
dc.title.alternativeEditorial analysis of the BWV 998 acoustic guitar fuguept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T18:50:21Z-
dc.contributor.advisor1Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Márcio Pacheco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9262778969340772pt_BR
dc.contributor.referee3Caiado, Nelson Fernando-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2815984703168794pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838783357447923pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um estudo comparativo das edições e transcrições para violão da Fuga BWV 998, composta por Johann Sebastian Bach (1685-1750), possivelmente para o cravo-alaúde, realizadas por Koonce (2002), Hoppstock (1999), Segóvia (1935), Zigante (2001) e Chiesa (1991). O objetivo é conhecer os procedimentos editoriais empregados nas edições investigadas, para obter critérios que possam fundamentar a realização de futuras transcrições e a escolha das edições mais adequadas à performance musical violonística. A partir de uma análise comparativa entre as transcrições mencionadas e o fac-símile, será feito um mapeamento dos elementos encontrados, buscando identificá-los e classificá-los, extraindo assim subsídios que possam fundamentar a realização de futuras transcrições desta obra para violão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBACH, Johann Sebastian, Prélude et Fugue. Transcrição de Andrés Segovia, editada em 1935. Mainz: Schott Söhne, revisada em 1963. BARBEITAS, Flávio. Reflexão sobre a prática da transcrição: As suas relações com a interpretação na música e na poesia. Per Musi, vol: 01, Belo Horizonte, 2000, p. 89-97. BESCHIZZA, Christhian Barcelos Carvalho Lima. TRANSCRIÇÕES PARA VIOLÃO DA SUÍTE BWV 1007: Equilíbrio estrutural, polifonia implícita e procedimentos de reelaboração analisados em J. S. Bach. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música, PPGMU, da Universidade Federal de Uberlândia, 2017. BORÉM, Fausto. Pequena história das transcrições. Revista dos cursos de Música da FAAM, v.2, 1998. BORGES, Rafael. O uso de scordaturas para execução no violão de obras compostas para alaúde barroco: Transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss. Dissertação – UFRGS, Porto Alegre, 2007. CARDOSO, Renato de Carvalho. Repertório Barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e métodos transcritos a partir das cordas dedilhadas. Dissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo: 2014. CASTAGNA, Paulo. A musicologia enquanto método científico. Pelotas: Revista do Conservatório de Música da UFPel, no1, 2008. CHIESA, Ruggero. J.S.Bach - Le opere per liuto - trascritte per chitarra. Milão. Edizioni Suvini Zerboni, 1991 COSTA, Gustavo Silveira. Seis sonatas e partias para violino solo de J.S Bach ao violão: fundamentos para adaptação do ciclo. Tese – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, Departamento de Música. São Paulo, 2012. gfg40 HOPPSTOCK, Tilman. Johann Sebastian Bach - Das Lautenwerk im Band 4 - Spielversion für Gitarre: Prelude, Fuge & Allegro D major BWV 998. Prim - musikverlag Darmstadt, 1999. KOONCE, Frank. The lute works of Johann Sebastian Bach: edited for guitar, second edition. San Diego: Kjos Music company, 1989, 2002. RODRIGUES, Pedro. A técnica de arranjo e transcrição de Johann Sebastian Bach. Revista “DEBATES” UNIRIO, n. 14, p.150-200, jun. 2015. ZIGANTE, Frédéric. Bach: dal liuto alla chitarra - Le opere per liuto di Johann Sebastian Bach - Guitart, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análises editoriais da Fuga BWV 998 ao violão.pdfArquivo Principal10,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.