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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRebouças, Melissa Mendes-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-22T15:38:42Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationREBOUÇAS, Melissa Mendes. A prática coral e o uso de tecnologias digitais em ensaios e preparação de repertório. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5864-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the use of digital technologies in choral practice, based on literature in the musical area. To achieve this objective, the methodology adopted to develop this work was a bibliographic review, within a qualitative approach, in the area of music education. The theoretical framework focused on research that deals with digital technologies and their use in the practice of choral singing (SILVA E VASQUEZ, 2016; CIELAVIN, 2017; ARISTIDES E SANTOS, 2019; CIELAVIN E MENDES, 2020; among others). Among the results of this work are the importance of digital technologies in the practice of choral singing, which can be facilitators for optimizing repertoire rehearsal time, the conductor can work on other aspects such as harmony, interpretation and diction, and the interaction between participants of the choir between themselves and between the conductor and the choir. There is also the attention that the choral conductor needs to have in relation to the choices and use of digital technologies in choral practice, as he needs to keep in mind that the insertion of digital tools needs to be connected with the objectives he wants to achieve in vocal and performance preparation. choir repertoire.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática coralpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectProcedimentos Pedagógicospt_BR
dc.subjectEnsaiospt_BR
dc.subjectPreparação de Repertóriopt_BR
dc.subjectChoral practicept_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectPedagogical Procedurespt_BR
dc.subjectEssaypt_BR
dc.subjectRepertoire Preparationpt_BR
dc.titleA prática coral e o uso de tecnologias digitais em ensaios e preparação de repertóriopt_BR
dc.title.alternativeChoral practice and the use of digital technologies in rehearsals and repertoire preparationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T15:38:42Z-
dc.contributor.advisor1Neves, Hirlândia Milon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363388731375717pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Hirlândia Milon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363388731375717pt_BR
dc.contributor.referee2Brasil, José Arcângelo Santiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184490720053587pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Ana Cristina Ribeiro dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6138042786150542pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar o uso de tecnologias digitais na prática coral, a partir da literatura na área musical. Para alcançar tal objetivo, a metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho, foi a revisão bibliográfica, dentro de uma abordagem qualitativa, na área da educação musical. O referencial teórico teve como foco pesquisas que tratam de tecnologias digitais e seu uso na prática do canto coral (SILVA E VASQUEZ, 2016; CIELAVIN, 2017; ARISTIDES E SANTOS, 2019; CIELAVIN E MENDES, 2020; entre outros). Entre os resultados desse trabalho, estão a importância de tecnologias digitais na prática do canto coral, que podem ser facilitadores para otimização de tempo de ensaio de repertório, o regente pode trabalhar outros aspectos como harmonia, interpretação e dicção, e a interação entre os participantes do coro entre si e entre o regente e o coro. Estão ainda a atenção que o regente coral precisa ter em relação às escolhas e ao uso de tecnologias digitais na prática coral, pois precisa ter em mente que a inserção de ferramentas digitais precisa estar conectada com os objetivos que ele deseja alcançar na preparação vocal e de repertório do coro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARISTIDES, Marcos André Martins; SANTOS, Regina Marcia Simão. Contribuição para a questão das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem de música. Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 91-113, jan./jun. 2018. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/741 . CIELAVIN, Sandra Regina. Educação musical na comunidade: prática coral com uso de software. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 2017. Disponível em <https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/4735/public/4735- 16288-1-PB.pdf> CIELAVIN, Sandra Regina; MENDES, Adriana N. A.; Tecnologias digitais e suas conexões com o aprendizado e a cognição musical de adultos no canto coral. 22 XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2019. Disponível em < https://www.academia.edu/102098226/Tecnologias_digitais_e_suas_conex%C3%B5 es_com_o_aprendizado_e_a_cogni%C3%A7%C3%A3o_musical_de_adultos_no_ca nto_coral> ___________________. A aplicação de tecnologias digitais no canto coral de adultos e suas múltiplas possibilidades. Revista da Abem, v. 28, p. 46-64, 2020. Disponível em < https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/858 > LOSSO, Fábio Molina. Os direitos autorais no mercado da música. São Paulo: USP, 2008.Tese (Doutorado em Direito), Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2008. OLIVEIRA, Maria Manuela Martins de. Do CD ao MP3: A Sociedade da Informação, Os Novos Media e a Indústria Musical. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação (Mestrado em Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação), Departamento de Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa, 2012. REIS, Ana Claudia; CHEVITARESE, Maria José; Canto Coral - espaço de aprendizagem e desenvolvimento musical. 2020. Latin American Journal of Development, Curitiba, v.2, n.5, p. 243-250, sep./oct. 2020. Disponível em < https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/71 > SANTOS, ELDOM Soares Dos. A Aprendizagem Musical e o Uso das Tic em uma Comunidade de Prática: Uma Pesquisa-ação no Coral Ad Infinitum. Brasília: UNB, 2019. Dissertação (Mestrado em Música), Departamento de Música, Instituto de Artes, 2019. SILVA, Flávio Luiz Bessa da; VASQUES, Letícia Veiga. A educação musical e suas práticas com o auxílio das tecnologias digitais. 2016. In: 9o Congresso Pós- Graduação UNIS, Minas Gerais. Anais... Minas Gerais: 2017. Disponível em < http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/427 > VIEIRA, Enio Everton Arlindo. Brevíssima história da fita cassete e outros modos de reprodução musical.2022. Brazilian Journal of Development. Beacon School, 2022. Disponível em < https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51299 >pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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