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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Ayla da Costa-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-22T15:26:59Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.citationGOMES, Ayla da Costa. A geografia na educação do/no campo na perspectiva de uma professora iniciante. 2024. 54 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5862-
dc.description.abstractEducation of the Countryside is resistance against the education in rural developed by the imposed educational system. In this context, many schools are only rural, they are located in the Rural Zone of the cities, but the education system is the same as in the Urban Zone. Therefore, research into the reality of Countryside schools and understanding the teaching practices, specifically in the Lago do Limão community, in a school in the municipality of Iranduba – AM. The main goal is to understand how teachers perceive the teaching of Geography in Education of the Countryside. In this sense, to carry out the qualitative study, bibliographical and documentary research was carries out, as well as an interview to understand the teaching activity of the Basic Education Geography teacher in a riverside school. Considering that, based on reality, Geography can develop in peasants the ability to critically interpret and transform reality, it is important to stablishing a relation between the Geography and the Education of the Countryside. Therefore, it is crucial that the geography teacher training encourages studies that, adopting this theoretical framework, contribute to the effective universalization of access to education for peasants. Keywords: Geography Teaching. Experience. Specificity. Peasants. Education of the Countryside.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectEspecificidadept_BR
dc.subjectCamponesespt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.titleA geografia na educação do/no campo na perspectiva de uma professora iniciantept_BR
dc.title.alternativeGeography in rural education from the perspective of a novice teacherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T15:26:59Z-
dc.contributor.advisor1Mafra, Marcela Vieira Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6513921362135289pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Mirtes Cortinhas dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314566719726593pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Iolanda Aida de Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310498700225534pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2621727038047609pt_BR
dc.description.resumoA educação do campo é resistência contra a educação rural desenvolvida pelo sistema educacional imposto. Neste contexto, encontramos muitas escolas que são apenas rurais, situadas na Zona Rural, porém o sistema de ensino é igual ao ensino na Zona Urbana. Com isso, é necessário pesquisar sobre a realidade da escola do campo e a compreensão da prática docente que foi abordada de forma específica na Comunidade do Lago do Limão, em uma escola do Município de Iranduba – AM. O objetivo geral foi compreender como os professores percebem o ensino de Geografia na Educação no Campo. Neste sentido, para a realização do estudo de abordagem qualitativa foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, além de aplicação de uma entrevista para compreender a atividade docente da professora de Geografia da Educação Básica em uma Escola Ribeirinha. Considera-se que a partir da realidade do campo, a geografia pode desenvolver no povo campesino a capacidade de interpretar criticamente a realidade e transformá-la, pois, é importante estabelecer uma relação entre a Geografia e a Educação do Campo. Por isso é determinante que a licenciatura em geografia incentive a realização de estudos, que adotando esse referencial teórico, contribuam para uma efetiva universalização do acesso à educação dos camponeses. Palavras chaves: Ensino de Geografia. Vivência. Especificidade. Camponeses. Educação do Campopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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