DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Eliaquim Cantúario de-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2024-08-21T16:05:47Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationAndrade, Eliaquim Cantuário de. A importância da disciplina de prática orquestral na formação do músico instrumentalista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5859-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on orchestral practice as a discipline in undergraduate music, its benefits and how this discipline contributes to the formation of the musician, providing experience and skills developments necessary for the future orchestra musician. It was carried out a bibliographical research seeking to understand how this discipline is being inserted and offered in musical education institutions in Brazil, what benefits, technical and performative skills we can develop using this discipline in the university curriculum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática Orquestralpt_BR
dc.subjectFormação Musicalpt_BR
dc.subjectDisciplina Musicalpt_BR
dc.subjectOrchestral Practicept_BR
dc.subjectMusical training of an instrumentalist musicianpt_BR
dc.subjectDiscipline Musicpt_BR
dc.titleA importância da disciplina de prática orquestral na formação do músico instrumentalistapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the discipline of orchestral practice in the training of instrumental musicianspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T16:05:47Z-
dc.contributor.advisor-co1Plácido, Fábio Carmo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135979575264673pt_BR
dc.contributor.advisor1Ivanou, Vadzim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3850461555665492pt_BR
dc.contributor.advisor2Brasil, José Arcângelo Santiago-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184490720053587pt_BR
dc.contributor.referee1Ivanou, Vadzim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3850461555665492pt_BR
dc.contributor.referee2Brasil, José Arcângelo Santiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184490720053587pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Fábio Carmo Plácido-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135979575264673pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo refletir sobre a prática orquestral como disciplina na graduação em música, seus benefícios e como esta disciplina contribui na formação do músico, proporcionando experiência e desenvolvimentos de competências necessárias para o futuro músico de orquestra. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando entender como essa disciplina está sendo inserida e ofertada nas instituições de Educação musical no Brasil, quais benefícios, habilidades técnicas e performáticas podemos desenvolver dispondo dessa disciplina na grade curricular universitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARTZ, Guilherme Furtado. A Formação Musical e Profissional do Músico de Orquestra – o caso dos instrumentistas da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Pelotas – 2019. BERT, Soraia Valéria Lüders, GROSMAN, Miriam. Medo De Palco: Estratégias Para o Controle. In: revista interfaces | número 27 | vol. 2 | julho– dezembro 2017. FONSECA, André Filipe Reis Mendes Cabral da. A importância da Prática de Orquestra No ensino especializado da música: Implicações no âmbito da motivação para a aprendizagem instrumental. Tese apresentada à Universidade de Aveiro, 2014. KRONEMBERGER, Gabriela Almeida. Profissão e performance: um estudo de caso sobre músicos de orquestra. In: Revista Música Hodie, Goiânia - V.16, 232p., n.2, 2016. MORAIS, Ana Claudia Silva, ROSA, Amélia Martins Dias Santa. Educação musical no contexto orquestral: levantamento da produção acadêmico- musical. In: XXll Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Educação musical: Formação humana, ética e produção de conhecimento, 05 a 09 de outubro de 2015 – Natal/RN. MORAIS, Ana Cláudia Silva. Aprendizagem Musical na Orquestra Sinfônica da UFRN. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical Ciência, tecnologia e inovação: perspectivas para pesquisa e ações em educação musical Pirenópolis, 04 a 07 de novembro de 2013, ABEM. NASCIMENTO, Melquisedek Silva do. O Processo Educativo na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba: Uma Reflexão sobre a Prática em Conjunto, 2019. (Dissertação de Mestrado) SALGADO, Alberto José, ARAGÃO, Pedro. Refletindo sobre a Prática de Conjuntos Musicais no Currículo Universitário. In: Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 75-90, jan./jun. 2018. SILVA, José Alberto Salgado e. Construindo A Profissão Musical – Uma Etnografia Entre Estudantes Universitários De Música. Tese submetida ao Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da disciplina de prática orquestral na formação do músico instrumentalista.pdfArquivo Principal527,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.