DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Felipe de Mendonça Gonçalves-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2024-08-21T15:43:37Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationLima, Felipe de Mendonça Gonçalves de. Práticas de vibrato do século XX: Jascha Heifetz, David Oistrakh e Fritz Kreisler. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5858-
dc.description.abstractThis study examines the vibrato practices of violinists Jascha Heifetz, David Oistrakh, and Fritz Kreisler, employing spectrogram analysis to explore the technical aspects of their performances. Through the analysis of spectrograms, significant variations in the rate and depth of vibrato among these artists were identified. The research revealed that while Heifetz utilized a rapid and intense vibrato, Oistrakh was characterized by a broader, more expressive vibrato, and Kreisler by a more subdued and controlled vibrato. These findings underscore the significance of vibrato in interpretive individuality and violin technique.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVibrato no violinopt_BR
dc.subjectAnálise espectrográficapt_BR
dc.subjectJascha Heifetzpt_BR
dc.subjectJascha Heifetzpt_BR
dc.subjectJascha Heifetz.pt_BR
dc.subjectVibrato on the violinpt_BR
dc.subjectAnálise espectrográficapt_BR
dc.titlePráticas de vibrato do século XX: Jascha Heifetz, David Oistrakh e Fritz Kreislerpt_BR
dc.title.alternative20th century vibrato practices: Jascha Heifetz, David Oistrakh and Fritz Kreislerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T15:43:37Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee2Jouk, Igor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960827762323362pt_BR
dc.contributor.referee3Krastanova, Miroslava Trykova-
dc.description.resumoO presente trabalho investigou as práticas de vibrato dos violinistas Jascha Heifetz, David Oistrakh e Fritz Kreisler, utilizando a análise espectrográfica para examinar as características técnicas de suas execuções. Através da análise de espectrogramas, foram identificadas diferenças significativas na taxa e profundidade do vibrato entre os três artistas. O estudo mostrou que enquanto Heifetz empregava um vibrato rápido e intenso, Oistrakh se destacava por um vibrato mais largo e expressivo, e Kreisler por um vibrato mais moderado e controlado. Esses achados destacam a importância do vibrato na individualidade interpretativa e técnica no violino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesCORDEIRO, Paula. O vibrato de David Oistrakh na gravação de 1955 da cadência do Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor, de Félix Mendelssohn. In: II Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP, 2., 2019, Ouro Preto. Anais do II Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP: música e interculturalismo; 2a Jornada Discente de Pesquisa em Música da UFOP. Organizadores: Cesar Maia Buscacio, Gabriele Lima Almeida, Isaías Gabriel Franco e Virgínia Buarque, p. 275. DA SILVA, Alfredo Ribeiro. O Andante do Concerto Op. 3 de Serge Koussevitzky: práticas de performance na sua gravação histórica de 1929. 2017. KAKIZAKI, Valter Eiji et al. Aspectos gerais e técnicos do violino/viola sob a perspectiva de Carl Flesch e Ivan Galamian: suas influências na era digital. 2014. KATZ, Marco et al. Estética por necesidad. El "vibrato" en el violín y en el fonógrafo. 2008. LÓPEZ ARCA, Alexandra. El vibrato en el violín. 2015. FRANCO, Paula Cordeiro et al. Portamento, Vibrato e Timing nas gravações de 1926 e 1942 de Fritz Kreisler da cadenza do Concerto para Violino de Felix Mendelssohn. 2020. PEREIRA, Diana Madalena Baptista Rodrigues. Vibrato: Implementação de Estratégias e Aplicação de Exercícios para a Aprendizagem e Aperfeiçoamento da Técnica do Vibrato no Violino. 2017. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto (Portugal). WOOD, Elizabeth. Performing Music in the Age of Recording. Yale University Press, 2004. FISCHER, Simon. Basics: 300 exercises and practice routines for the violin. Peters Edition Ltd, 1997. STOWELL, Robin. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge University Press, 2001. MENUHIN, Yehudi. The Violin. Flammarion, 1976. PHILIP, Robert. Performing Music in the Age of Recording. Yale University Press, 2004. CHANAN, Michael. Repeating Ourselves: American Minimal Music as Cultural Practice. University of California Press, 2005. ROTH, Henry. Violin Virtuosos: From Paganini to the 21st Century. California Classics Books, 1997. GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing and Teaching. Prentice-Hall, 1962. FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing. Carl Fischer Music, 1924. FISCHER, Simon. The Violin Lesson. Edition Peters, 2009. STOWELL, Robin. The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge University Press, 2001. ROTH, Henry. Violin Virtuosos: From Paganini to the 21st Century. California Classics Books, 1997. YANKOVSKY, R. David Oistrakh: Conversations with Igor Oistrakh. Harwood Academic Publishers, 1989. MOLKHOU, Jean-Michel. Great Violinists of the 20th Century. Enigma Books, 2004.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas de vibrato do século XX Jascha Heifetz, David Oistrakh e Fritz Kreisler.pdfArquivo Principal1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.