DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastelo Branco, Vitória Camila Silva-
dc.date.available2024-07-29T16:00:53Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationCASTELO BRANCO, Vitória Camila Silva. Elementos da geometria euclidiana - a partir de construções geométricas: estudo de caso com aluno PCD no curso de licenciatura em matemática da UEA. 2024. 57 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5827-
dc.description.abstractThis research developed a case study of a PCD student with CID10 - G40 in the Mathematics Degree course at the Amazonas State University in the Geometric Drawing subject. Geometric Drawing subject, the legislation that involves and supports inclusive education, the importance of mediation and the importance of mediation and the application of learning techniques to elements of Euclidean geometry and to enable the difficulties encountered through this research to be remedied. can be remedied and to disseminate this text so that teachers can apply it in their classrooms, in order to facilitate in order to facilitate development in this area and encourage the teaching of geometric drawing. Drawing. Specifically, the research focused on the teaching-learning process based on constructions applying the primitive concepts of geometry, such as point, line and plane in geometric place constructions. It showed that relative concepts concepts become more comprehensible and more meaningful as they are represented planar and three-dimensional, through observation, manipulation, construction and interpretation. interpretation. We therefore conclude that manipulable materials and the use of technology can facilitate the development of visualization skills in PCD students. Keywords: Mathematics - Teaching - Geometric drawing - Tutoringpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – ensinopt_BR
dc.subjectDesenho Geométricopt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectMathematics - Teachingpt_BR
dc.subjectGeometric drawingpt_BR
dc.subjectTutoringpt_BR
dc.titleElementos da geometria euclidiana - a partir de construções geométricas: estudo de caso com aluno PCD no curso de licenciatura em matemática da UEApt_BR
dc.title.alternativeElements of Euclidean geometry - based on geometric constructions: a case study with a PCD student on the mathematics degree course at UEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-29T16:00:53Z-
dc.contributor.advisor1Vitor, Cláudio Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Audemir Lima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849318802624990pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239939679560551pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa foi desenvolvido o estudo de caso de um aluno PCD com CID10 – G40 do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas na disciplina de Desenho Geométrico, a legislação que envolve e apoia a educação inclusiva, a importância da mediação e aplicação das técnicas de aprendizagem em elementos da geometria euclidiana e possibilitar que as dificuldades encontradas através desta pesquisa possam ser sanadas e divulgar este texto para que professores possam aplicá-lo em suas salas de aula, a fim de facilitar o desenvolvimento nessa área e favorecer o ensino do Desenho Geométrico. Mas especificamente, a pesquisa realizada com foco no processo de ensino aprendizagem a partir de construções aplicando os conceitos primitivos da geometria, como ponto, reta e plano nas construções de lugar geométrico. E mostrou que os conceitos relativos se tornam mais compreensíveis e recebem mais significado à medida que são representados plana e tridimensionalmente, através da observação, manipulação, construção e interpretação. Concluímos assim que os materiais manuseáveis e o uso da tecnologia podem facilitar o desenvolvimento das habilidades de visualização do aluno PCD. Palavras-Chave: Matemática – Ensino – Desenho Geométrico – Tutoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAUGUSTINI, Edson. Um curso de geometria euclidiana plana. Uberlândia, MG. UFU, 2018. ARGÜÍS, Ricardo et al. Tutoria: com a palavra, o estudante. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.16. BRASIL. MEC. Declaração de Salamanca. Brasília, 1994. DIAS, Maria. GUEDES. Patrícia, DIAS. Sônia, Guias de Tutoria e Área. 2018. DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau, Fundamentos de Matemática Elementar - Geometria Plana, Volume 9, 8ª Ed., São Paulo: Editora Atual, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42. JOTA, José. Desenho Geométrico. 4° edição, São Paulo: Editora Scipione Ltda, 1993. MACHADO, L. D. O Papel do Tutor em Ambientes Online. 2003. Disponível em: http://portal.iefp.pt/ MANRIQUE, Ana e FERREIRA, Guilherme, Mediadores e mediação: a inclusão em aulas de matemática, Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 10, n. 1, p. 07-13, jan-abr 2010 MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e felicidades Educação de alunos com deficiência intelectual. Educação e pesquisa, São Paulo. V, 38, n.4, p.9335-948, 2012. SILVEIRA, Luís, Abordagens sobre educação Inclusiva, Vol. 1, Formiga (MG), Editora MultiAtual, 2020. VIGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo (SP) Martins Fontes 2007. VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONT'EV, Aleksei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. ed. São Paulo (SP): Icone: EDUSP, c1994. p. 103-117. YIN, Robert. Estudo de Caso. 5° edição, São Paulo: 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.