DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmiento, Jose Damian Ortiz-
dc.date.available2024-07-25T16:45:19Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationSARMIENTO, Jose Damian Ortiz. Etnoconhecimento de professores e moradores sobre fauna silvestre na RDS do Tupé. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5819-
dc.description.abstractThe central aim of this study is to understand the relationships that can be established by teachers who teach Science and Geography, between the scientific knowledge taught in the classroom and the traditional knowledge of residents about wildlife. The research was carried out in two schools in the Tupé community, the Canaã II Municipal School and the Paulo Freire Municipal School, both belonging to the Tupé Sustainable Development Reserve. Four teachers from each school and ten residents from each community took part. This is a qualitative, phenomenological study. Data collection techniques such as interviews and focus groups were used. Moraes and Galiazzi's (2016) Textual Discourse Analysis (TDA) technique was used to analyze the data. During the research, it was found that teachers have limited knowledge of the reserve's wildlife. Residents, on the other hand, demonstrated that they had extensive traditional knowledge of the local fauna. This difference in knowledge made it possible to establish a dialog between the residents and the teachers, so that the latter could relate scientific and traditional knowledge in the teaching of Science and Geography. The results of the research indicate the need for ongoing training processes for teachers, addressing issues related to education for sustainability and local wildlife, in order to guide teaching processes. In addition, it is important to emphasize the importance of including the residents' traditional knowledge in the classroom, in order to value and perpetuate it. Keywords: Scientific knowledge. Traditional knowledge. Education for sustainability. Science teaching. Geography teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentos científicospt_BR
dc.subjectConhecimentos tradicionaispt_BR
dc.subjectEducação para a sustentabilidadept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectScientific knowledgept_BR
dc.subjectTraditional knowledgept_BR
dc.subjectEducation for sustainabilitypt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.titleEtnoconhecimento de professores e moradores sobre fauna silvestre na RDS do Tupépt_BR
dc.title.alternativeEthno-knowledge of teachers and residents about wildlife in the Tupé RDSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T16:45:19Z-
dc.contributor.advisor1Forsberg, Maria Clara da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828727952044310pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Lana Cynthia Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6911599030920727pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000368142011481pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo central compreender as relações que podem ser estabelecidas pelos professores que ensinam Ciências e Geografia, entre os conhecimentos científicos ensinados em sala de aula e os conhecimentos tradicionais dos moradores sobre a fauna silvestre. A pesquisa foi realizada em duas escolas da comunidade do Tupé, a Escola Municipal Canaã II e a Escola Municipal Paulo Freire, ambas pertencentes à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. Participaram da pesquisa quatro professores de cada escola e dez moradores de cada comunidade. É uma pesquisa qualitativa e de cunho fenomenológico. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados como entrevistas e grupos focais. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Durante a pesquisa, constatou-se que os professores possuem um conhecimento limitado sobre a fauna silvestre da reserva. Por outro lado, os moradores demonstraram possuir um vasto conhecimento tradicional sobre a fauna local. Essa diferença de conhecimento possibilitou estabelecer um diálogo entre os moradores e os professores, de forma que estes últimos pudessem relacionar os conhecimentos científicos e tradicionais ao ensino de Ciências e Geografia. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de processos de formação continuada para os professores, abordando temáticas relacionadas à educação para a sustentabilidade e à fauna silvestre local, a fim de orientar os processos de ensino. Além disso, é importante destacar a importância da inclusão dos conhecimentos tradicionais dos moradores nas salas de aula, visando valorizá-los e perpetuá-los. Palavras-chave: Conhecimentos científicos. Conhecimentos tradicionais. Educação para a sustentabilidade. Ensino de Ciências. Ensino de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmica em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesABREU, J. B. et al. Sustentabilidade e suas dimensões: apreensões de estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, n. 9, 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: IX ENPEC, 2013. ALBUQUERQUE, U.; ANDRADE, L. Conhecimento botânico tradicional e conservação em uma área de caatinga no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 16, n. 3, p. 273-285, jul./dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abb/a/XV7B6sK4TM7VHWGm7cSprWr/?format=html. Acesso em: 15 jun. 2022. ALMEIDA, É. F. de. Educação para a sustentabilidade: um estudo nas escolas do entorno do fragmento florestal da UFAM, Manaus, Amazonas. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021. ALMEIDA, M. C. da. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. ALMEIDA, M. C.; PEREIRA, W. F. Lagoa do Piató: fragmentos de uma história. Natal, RN: EDUFRN, 2006. ALVES, R.; SOUTO, W. Ethnozoology: A Brief Introduction. Ethnobiology and Conservation, v. 4, n. 1, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15451/ec2015-1-4.1-1-13. Acesso em: 02 maio 2022. ANDERSON, E. N. Ecologies of the heart: emotion, belief, and the environment. Oxford University Press, Oxford, United Kingdom, 1996. ANTUNES, J.; NASCIMENTO, V. S. do; QUEIROZ, Z. F. de. Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 35, n. 1, p. 260-278, 2018. ARAÚJO, A. F. de. Concepções e ações docentes de educação ambiental, sustentabilidade e complexidade no contexto escolar. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016. ARAÚJO, L. S. Os saberes tradicionais dos donos de quintais agroflorestais e o potencial diálogo com os serviços ambientais. Trabalho de conclusão de curso – Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022. ARAÚJO, M. F. F. de; PEDROSA, M. A. Desenvolvimento sustentável e concepções de professores de biologia em formação inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 16, p. 71-84, 2014. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/epec/a/ywZX657qfsWWg6nTSQ6JfQR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 out. 2021. ARAÚJO, M. I.; SOUSA, S. G. A.; RAMOS, E. M. de. Memórias e saberes nos quintais agroflorestais amazônicos. In: Anais do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. Brasília/DF: Associação brasileira de agroecologia, 12 a 15 de setembro de 2017, p. 1-7. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BARROS, S. S.; GUIMARÃES, S. T. L.; RÊGO, J. F. Tecendo o Tupé: Um Estudo sobre a Reserva se Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Manaus (Am), sob o ponto de vista dos seus moradores. OLAM Ciência & Tecnologia - Rio Claro / SP, Brasil. Ano VIII, Vol. 8 nº.1, p. 35, janeiro - junho / 2008. BATESON, G. Pasos hacia una ecología de la mente. Buenos Aires, Argentina: Planeta. 1991. BRANDÃO, G. S. Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/AM. Manaus – AM. (Dissertação de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências). Universidade do Estado do Amazonas, 2019. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1683. Acesso em: 26 maio 2022. BRANDÃO, T. P. de. Concepções de professores sobre quintais agroflorestais e seus serviços ambientais. (Dissertação de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências). Universidade do Estado do Amazonas, 2021. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/3682. Acesso em: 10 out. 2021. BECKER, Howard Saul. Métodos de pesquisa em Ciências sociais. Editora Hucitec, São Paulo, 1993. BONIL, J.; JUNYENT, M.; PUJOL, R. M. Educación para la Sostenibilidad desde la perspectiva de la complejidad. Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias, p. 198-215, 2010. Disponível em: https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/2644. Acesso em: 10 ago. 2022. BOSCOLO, O. H.; ROCHA, J. A. Capítulo III. Saberes tradicionais e segurança alimentar. In: SANTOS, M. G. & QUINTEIRO, M (Org.). Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. BOURSCHEID, J. L. W. A Educação Ambiental para a Sustentabilidade na formação docente em um Curso em Ciências Biológicas de um Instituto Federal de Educação situado na Região Sul do Rio Grande Do Sul. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016. BRASIL, 2007. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm. Acesso em: 27 abr. 2022. BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010. Disponível em: http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula04/FOP_d03_a04_t07b.p df. Acesso em: 03 nov. 2022. CARVALHO, G. O. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: uma visão contemporânea. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 8, n. 1, p. 789–792, 2019. DOI: 10.19177/rgsa.v8e12019789-792. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/6707. Acesso em: 24 abr. 2023. CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental a formação do Sujeito Ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. CASTRO-GÓMEZ, S. “Apogeo y decadencia de la teoría tradicional. Una visión desde los intersticios”. In: Walsh, Catherine. Estudios culturales iênciamericanos, retos desde y sobre la región Andina. Universidad Andina Simón Bolívar. Ediciones Abya Yala, 2003. CEBRIÁN-BERNAT, G.; JUNYENT-PUBILL, M. Competencias profesionales en educación para la sostenibilidad: un estudio exploratorio de la visión de futuros maestros. Enseñanza de las ciencias, n. 32, v. 1, p. 29-49, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5565/rev/ensciencias.877. Acesso em: 15 jul. 2022. COBERN, W.; LOVING, C. Definición de “iência” uumun mundo multicultural: Implicaciones para la educación científica. Ciencias de la Educación, v. 85, n. 1, pág. 50-67, 2001. COSTA-NETO, E. M.; ALVES, R. R. N. (Orgs.). Zooterapia: Os Animais na Medicina Popular Brasileira. Nupeea, Recife. Série: Estudos e Avanços, v.2, p.1-268, 2010. CRESSWELL, J. O projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. CUNHA, M. C. da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista USP, n. 75, p. 76-84, 2007. . Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify. 2009 DANIELS, R. J. R.; VENCATESAN, J. Traditional ecological knowledge and sustainable use of natural resources. Current Science, v. 69, n.7, p. 569-570, 1995. DE AQUINO CHAVES, W et al. A caça e a conservação da fauna silvestre no estado do Acre. Biodiversidade Brasileira-BioBrasil, n. 2, p. 130-148, 2018. DELIZOICOV, D. Problemas e Problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física? Conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002. DEMO, P. Educação e alfabetização científica. Papirus Editora, 2014. DE MOURA, M. A.; SILVA, M. de O.; LEAL, T. L. M. de C. Elaboração e validação de sequências didáticas sobre ecologia e conservação da fauna para o ensino de biologia / Preparation and validation of teaching sequences on ecology and fauna conservation for the teaching of biology. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 12, p. 113664–113681, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n12-243. DE SOUZA, D. K. C.; FREIXO, A. A. Que bichos conhecemos? Trabalhando classificação a partir de conhecimentos tradicionais com jovens rurais da EFA Valente. Anais dos Seminários de Iniciação Científica, n. 22, 2018. DIEGUES, A. C. Etnoconservação da natureza: enfoques alternativos. In: DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservação: novos rumos para proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: NUPAUB-USP, 2000. . O mito da natureza intocada. 3ª ed. São Paulo: Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras. HUCITEC/USP, 2001. DO NASCIMENTO LOPES, M. J. Composição da Entomofauna Aquática em Igarapés da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, Manaus, AM. In: SANTOS-SILVA, E. N.; SCUDELLER, F. M. A. V.; MELO, S. (Eds.). Biotupé: Meio Físico, Diversidade Biológica e Sociocultural do Baixo Rio Negro, Amazônia Central. [s.l.] INPA, 2005. DOS SANTOS, A. A.; SANTOS, C. A. B. Narrativas, superstições, fantasias e bichos. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 1, p. 58-67, 2022. DOS SANTOS, A. G.; SANTOS, A. S. Sustentabilidade ambiental nas aulas de geografia: vivências do programa residência pedagógica. In: Anais do VII Encontro de Iniciação à Docência - (VII ENID), n. 7, 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: VII ENID, 2019. DOS SANTOS-CREPALDE, R et al. A integração de saberes e as marcas dos conhecimentos tradicionais: reconhecer para afirmar trocas interculturais no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 275-297, 2019. DREWS, C. Attitudes, knowledge and wild animals as pets in Costa Rica. Anthrozoös, v. 15, n. 2, p. 119-138, 2002. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/089279302786992630. Acesso em: 01 maio 2022. DROULERS, M.; KAGAN, C. M. A RDS Tupé, à beira do rio e da cidade. François-Michel Le Tourneau; Otávio do Canto. Amazônias brasileiras, Situações locais e evoluções, vol. 1 Sínteses dos casos de estudo, NUMA/UFPA, pp. 221-238, 2019. EXPÓSITO, L.; CIURANA, A. Un modelo de formación del profesorado de educación secundaria para la sostenibilidad. Enseñanza de las ciencias, v. 40, n.1, p. 243-262, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3378. Acesso em: 22 dez. 2022. EYSSARTIER, C et al. Traditional horticultural knowledge change in a rural population of the Patagonian steppe. Europa, Journal of Arid Environments, v. 75 p. 78-86, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140196310002454. Acesso em: 7 maio 2022. FACHÍN-TERÁN, A. Fundamentos da Educação em Ciências. In: FACHÍN-TERÁN, Augusto; SANTOS, Saulo Cézar Seiffert (Orgs.). Novas perspectivas de Ensino de Ciências em espaços não formais amazônicos. Manaus: UEA edições, 2013. FEITOSA, R. R et al. Percepção de alunos de cursos de Licenciatura sobre a importância da Educação Ambiental e da Etnobiologia. In: Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, n. 11, 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: IX ENPEC, 2017. FERNANDES, S. R.; HOEPERS, I.; ALBUQUERQUE, M. Educação, formação profissional e sustentabilidade: articulação do ensino com a pesquisa. Em Aberto, v. 27, n. 91, p. 70-89, 2014. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2489. Acesso em: 20 jul. 2022. FERREIRA, L.; PIRES, P. G.; NÁPOLIS, P. Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 38, n. 1, p. 50-71, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11885. Acesso em: 23 ago. 2022. FEYERABEND, P. K. Adeus à Razão. Tradução Vera Josceline, São Paulo – Editora UNESP, 2010. FREITAS, N. M. S. da et al. Educar para a sustentabilidade: apreensões de licenciandos das ciências naturais. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, n. 9, 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: IX ENPEC, 2013. GADOTTI, M. Educar para a Sustentabilidade. Uma contribuição à Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2012. GARCÍA, S. B. Conocimiento y usos tradicionales de la fauna en dos comunidades campesinas de la reserva de Biosfera de la Encrucijada, Chiapas. Etnobiología, v. 11, n. 1, p. 16-28, 2013. Disponível em: https://www.revistaetnobiologia.mx/index.php/etno/article/view/199 GASPARONI, C. L.; PIELKE, L. R. F.; PASSOS, L. A. A Fenomenologia Existencial: um método de análise desde a existência nua e crua. Reflexão e Ação, v. 27, n. 3, p. 208-219, 2019. GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 14ª ed. 2ª reimpressão 2017 (Trad., Joscelyne, V.M.). Coleção antropologia, Petrópolis/RJ: Vozes, 2014. GOMES, R. K. S.; NAKAYAMA, L.; DE SOUSA, F. B. B. A educação ambiental formal como princípio da sustentabilidade na práxis educativa. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, p. 11-39, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5280. Acesso em: 10 jan. 2023. GONZÁLEZ-GAUDIANO, E. O desenvolvimento sustentável: complexidade e perplexidade na sua instrumentação em processos educativos. Educação Ambiental. Lisboa: Stória editores, Ltda, 2005. GUIMARÃES, M. Educação Ambiental: No consenso um embate? Campinas, São Paulo. p 67- 85. Editora: Papirus, 2000. . Educação ambiental crítica. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004. p. 25-34. . Abordagem Relacional como forma de ação. In: GUIMARÃES, Mauro (Org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. 2ª Reimpressão. Campinas, São Paulo, 2013. HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. A técnica de pesquisa de grupo focal: contribuições à educação. Revista Cocar, v. 14, n. 28, p. 10-16, 2020. HILL, S. B.; WILSON, S.; WATSON, K. Learning Ecology: a new approach to learning and transforming ecological consciousness; experiences from social ecology in Australia, In: O’Sullivan. E; Taylor, M. (Eds). Transforming Practices: learning towards ecological consciousness. New York: Palgrave Press, 2003. HUSSERL, E. A crise da humanidade européia e a filosofia. Edipucrs, 2008. . Logische Untersuchungen. Zweiter Band I. Teil Untersuchungen zur Phänomenologie und Theorie der Erkenntnis. Text nach Husserliana XIX/1. Investigações Lógicas. Tradução de Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007. IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: Novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009. INFANTE, A. El por qué de una epistemología del Sur como alternativa ante el conocimiento Europeo Fermentum. Revista Venezolana de Sociología y Antropología, vol. 23, núm. 68, p. 401- 411, septiembre-diciembre 2013. Disponible em: https://www.redalyc.org/pdf/705/70538671007.pdf. Acesso em: 24 set. 2022. JACOBI, P. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000200007&script=sci_abstract. Acesso em: 24 nov. 2022. KATO, D. S.; SANDRON, D. C.; HOFFMANN, M. B. Diálogos Interculturais entre Conhecimentos Tradicionais e Conhecimentos Científicos em uma Comunidade Geraizeira: um Olhar Freiriano na Licenciatura em Educação do Campo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, p. e33693-27, 2021. KOVALSKI, M.; OBARA, A.; FIGUEIREDO, M. Diálogo dos saberes: o conhecimento científico e popular das plantas medicinais na escola. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e ICIEC Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. 2011. LAURANCE, W. F.; SAYER, J.; CASSMAN, K. G. Agricultural expansion and its impacts on tropical nature. Trends Ecol. Evol., 29: 107-116, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0169534713002929. Acesso em: 03 nov. 2022. LIMA, M. S. L.; GOMES, M. O. de. Redimensionando o papel dos Profissionais da Educação: algumas considerações. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. São Paulo: Editora Cortez, 2012. LIMA, A et al. Quintal Espaço de Saberes e de Segurança Alimentar no Vale do Guaporé, Amazônia Meridional, Mato Grosso. Revista De Estudos Sociais, v.17, n. 34, p. 139-148. 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2594. Acesso em: 29 abr. 2022. LIRA, S. A. Reserva de desenvolvimento sustentável do Tupé: evaluación de condiciones socioambientales de la comunidade Nossa Senhora do Livramento. Dissertação (mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM. 2014. LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. 3ª Edição, Editora Cortez, São Paulo, 2009. LUNA, E.; MOYA, N. Diálogo de saberes y proyectos de investigación en la escuela. Educere, v. 12, n. 42, p. 455-460, 2008. MARINGOLI, A. Teoambientologia: a ciência que cria o diálogo entre a educação ambiental e a educação teológica. In: MANTOVANI, J. P.; TAVARES, S. M. N.; PINATO, T. B. (Org.). Educação para sustentabilidade: articulações multidisciplinares. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2020. MARQUES, J. G. W. O olhar (des) multiplicado: O papel do interdisciplinar e do quantitativo na pesquisa etnobiológica e etnoecológica. In: AMOROZO, M.C.M.; MING, L.C.; SILVA, S.M.P. (Eds.). Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas. Rio Claro: UNESP/CNPq, 2002. MATTHEWS, M. Un lugar para la historia y la filosofía en la enseñanza de las ciencias. Comunicación, lenguaje y educación, v. 3, n. 11-12, pág. 141-156, 1991. Disponível em: file:///C:/Users/Aluno/Downloads/DialnetUnLugarParaLaHistoriaYLaFilosofiaEnLaEnsenanzaDeLa-126217.pdf. Acesso em: 24 maio 2022. MEDEIROS, A. B. D et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011. Disponível em: https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-naescola-nas-series-iniciais.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021. MEDEIROS, E.; AMORIM, G. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Sorocaba, v. 3, n. 3, 2017, p.247-260. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5527/552756523020/552756523020.pdf. Acesso em: 18 dez. 2022. MEDEIROS, M. T; ABLUQUERQUE. U. P. (Org.). Dicionário brasileiro de etnobiologia e etnoecologia. Recife: SBEE/NUPEEA, 2012. MINAYO, M. C. S. Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de comunicação. In: MINAYO. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010. . Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017. MELO, H. L. da S. de. O ensino das ciências e os saberes vividos: um estudo do ensino a partir do currículo da escola ribeirinha de Várzea no município de Parintins/AM. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016. MITTERMEIER, R et al. Wilderness and Biodiversity Conservation. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 100, n.18, p. 14-21, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4616303/mod_resource/content/0/Mittermeier%20et%2 0al.%2C%202005%20-%20Breve_historia_da_conservacao_no_Brasil.pdf. Acesso em: 06 out. 2021. MOLINA-ANDRADE, A.; MOJICA, L. Enseñanza como puente entre conocimientos científicos escolares y conocimientos ecológicos tradicionales. Revista Internacional de Investigación en Educación, vol. 6, núm. 12, julio-diciembre, pp. 37-53, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2810/281029756003.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021. MONTES-PÉREZ R et al. Cacería de venados Odocoileus virginianus, Mazama americana (Artiodactyla: Cervidae) en tres comunidades de Yucatán. Abanico Veterinário, v.8, n.1, p.91– 101, 2018. MORA, J. A. L. La escuela como escenario en la educación ambiental. Monografia (Especialización en Gerencia Educativa). Universidad Católica de Manizales, Manizales, 2021. MORAES, R; GALIAZZI, M. D. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação (Bauru), v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. MOTIN, S. D et al. Educação ambiental na formação inicial docente: um mapeamento das pesquisas brasileiras em teses e dissertações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 81-102. 2019. Recuperado de: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1219. Acesso em: 15 nov. 2021. NASCIBEM, F.; VIVEIRO, A. Para além do conhecimento científico: a importância dos saberes populares para o ensino de ciências. Interacções, v. 11, n. 39, p. 285-295, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.8738. Acesso em: 04 jul. 2022. NASCIMENTO, I et al. (org.) Água e Cidadania: Comunidades Rurais do Tarumã-Mirim em Manaus/Amazonas. Manaus: ACISAM, 2007, p. 41. NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. In: Nóvoa, António (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, p.1-27. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022. OGRA, M. V. Conflicto entre humanos y vida silvestre y género en áreas fronterizas protegidas: un estudio de caso de costos, percepciones y vulnerabilidades de Uttarakhand (Uttaranchal), India. Geoforum , v. 39, n. 3, p. 1408-1422, 2008. OLIVEIRA, C. K.; SAHEB, D.; RODRIGUES, D. G. A Educação Ambiental e a Prática Pedagógica: um diálogo necessário. Educação, v. 45, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1171/117162553025/117162553025.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022. OLIVEIRA, E. D et al. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 9, p. 1-17, 2003. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118067002. Acesso em: 3 set. 2022. OLIVEIRA, K. A.; DE SOUZA AGUIAR, J. V. Fenomenologia e saberes tradicionais: o que revelam as pesquisas de 2015 a 2019. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, v. 10, n. 2, p. 132-158, 2021. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/article/view/57521. Acesso em: 27 maio 2022. OMPI. 2012. Propiedad intelectual y recursos genéticos, conocimientos tradicionales y expresiones culturales tradicionales. Ginebra: Organización Mundial de la Propiedad Intelectual. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/es/wipo_pub_933_2020.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022. OVERAL, W. L. Introduction to ethnozoology: what it is or could be. In: Ethnobiology: implications and applications. Belém: Edições Técnicas, 1990. PEDRUZZI, A et al. Análise textual discursiva: os movimentos da metodologia de pesquisa. Atos de Pesquisa em Educação, v. 10, n.2, p.584-604, mai./ago. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p584-604. Acesso em: 03 jan. 2023. PETROVICH, A.; ARAÚJO, M. Desafios da educação para desenvolvimento sustentável na formação de professores de biologia. Educação Ambiental em Ação, n. 51, 2015. Disponível em: https://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1990 PINTO, L. C. L. Etnozoologia e conservação da biodiversidade em comunidades rurais da Serra do Ouro Branco, Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais). Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011. PMM/SEMED. Plano de Uso Público da Reserva Desenvolvimento Sustentável do Tupé: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade- SEMMAS, 2008. Manaus/AM, 2008. PMM/SEMMAS. Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Amazonas – Volumes I e II, 2017. POSEY, D. A. Etnobiologia e etnodesenvolvimento: importância da experiência dos povos tradicionais. In: Seminário Internacional sobre meio ambiente, pobreza e desenvolvimento da Amazônia (Anais), 1992, Belém. Belém: Governo do Estado do Pará. 1992. p. 112-117. POSEY, D. A. Manejo da floresta secundária, capoeiras, campos e cerrados (Kayapó). In: RIBEIRO, Berta (Org.). Suma etnológica brasileira. São Paulo: Vozes: FINEP, 1987. RAMIREZ, A. La teoría del conocimiento en investigación científica: una visión actual. An. Fac. medLima, v. 70, n. 3, p. 217-224, sept. 2009. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1025- 55832009000300011&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 25 jun. 2022. REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. . O que é Educação Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. . O que é Educação Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. . O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2014. ROCHA, D.; DEUSDARÁ, B. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re) construção de uma trajetória. Alea: estudos neolatinos, v. 7, p. 305-322, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alea/a/PQWYmTntpVgYYZdrbdnQbBf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2022. SALVADOR, C. C.; GALLART, I. S. Enseñar y aprender en el contexto del aula. In: COLL, J. P. & MARCHESI, A. (Org.). Desarrollo psicológico y educación. Alianza, 1990. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodología de la investigación. México, D.F.: McGraw-Hill/INTERAMERICANA EDITORES, S.A. DE C.V, 2014. SANTOS, B. Epistemologías del Sur. México: Siglo XXI, 2009. . Refundación del Estado en América Latina. Perspectivas desde una epistemología del sur. Ediciones IVIC. Caracas, Venezuela, 2010. SANTOS-FITA, D.; COSTA-NETO, E. As interações entre os seres humanos e os animais: a contribuição da etnozoologia. Biotemas, v. 20, n. 4, p. 99-110, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/20624. Acesso em: 28 abr. 2022. SANTOS, H. C. C et al. Educação para Sustentabilidade: um olhar para o futuro. In: XX ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente. São Paulo. Anais do XX ENGEMA, 2018. SANTOS, M. G.; CARVALHO, A. C. B. Capítulo IV. Plantas medicinais: saberes tradicionais e o sistema de saúde. In: SANTOS, M. G. & QUINTEIRO, M. (Org). Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. SANTOS, S. S. da. Uso de animais pelas populações tradicionais: um panorama da Etnozoologia no Brasil. Tese de Doutorado apresentada ao Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2023 SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. SCUDELLER, V. V.; RAMOS, R. A.; DA CRUZ, M. E. G. Flora fanerogâmica da floresta de terra firme na RDS Tupé. En: SANTOS-SILVA, E. N.; SCUDELLER, V. V. (Org.). Biotupé: Meio Físico, Diversidade Biológica e Sociocultural do Baixo Rio Negro, Amazônia Central. UEA Edições, 2009. SILVA, A. F. de S.; BASTOS, A. dos S.; PINHO, M. J. S. Educação Ambiental e sustentabilidade nos cursos de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia - Campus VII. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 3, p. 362–376. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10847. Acesso em: 22 dez. 2022. SILVA, J.; RAMOS, M. Conhecimentos tradicionais e o ensino de ciências na educação escolar quilombola: um estudo etnobiológico. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 1-26. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338244421_CONHECIMENTOS_TRADICIONAIS_E _O_ENSINO_DE_CIENCIAS_NA_EDUCACAO_ESCOLAR_QUILOMBOLA_UM_ESTUDO _ETNOBIOLOGICO. Acesso em: 26 jun. 2022. SILVA, S. K. A. da. Potencialidade dos quintais agroflorestais como estratégia de manutenção da agricultura familiar no meio rural: o caso da Comunidade do Ajudante, Mazagão, Amapá. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, 2018. SILVA M. A.; SARAIVA, P. L. A.; SILVA, A. P. T. da. Conhecimentos tradicionais na sala de aula: uma linguagem a ser relacionada com o livro didatico na Escola Municipal Jose de Aquino/ CUITEGI/PB. In: Anais [...]. Campina Grande: VII ENALIC, 2018. SNUC. Sistema Nacional de Unidade de Conservação. Lei n°. 9. 985, de 18 de julho de 2000. SOKOLOWSKI, R. Introdução à fenomenologia. São Paulo: Loyola, 2004. SOUTO, M. W. S et al. Breve revisão sobre uso de fauna medicinal no Brasil: aspectos históricos, farmacológicos e conservacionistas. Sitientibus. Série Ciências Biológicas, v.11, v.2 p. 201–210, 2011. SOUZA, M. P. F. de; DA COSTA, J. C. F.; BOMFIM, A. M. de. Educação Ambiental Crítica na Formação Docente: um estudo para e sobre a Licenciatura em Ciências Biológicas do CEDERJ. In: Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, n. 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: X ENPEC, 2015. SPETH, J. C. H. M. W.; TOLBA, M. K. A Estratégia Global da Biodiversidade: Diretrizes de ação para estudar, salvar e usar de maneira sustentável e justa a riqueza biótica da terra. Rio de Janeiro: WRI/UICN/PNUMA. 1992. STTAFORD, C. A.; ALARCON •VALENZUELA J.; PATIÑO J.; PREZIOSI R. F. Sellers WI Know your monkey: identifying primate conservation challenges in an indigenous Kichwa community using an ethnoprimatological approach. Folia Primatologica, v.87, p. 31–47, 2016. STAFFORD, C. A et al. Conozca a su mono: identificando los desafíos de conservación de primates en una comunidad indígena Kichwa utilizando un enfoque etnoprimatológico. Folia Primatologica, v. 87, n.1, p.31-47, 2016. STRACHULSKI, J. “Ciência e conhecimento tradicional: a (re)aproximação entre saberes”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, julho/setembro 2017. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/03/ciencia-saberes.html. Acesso em: 13 nov. 2021. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013. TINNALUCK, Y. Ciencia moderna y conocimiento nativo: un proceso de colaboración que abre nuevas perspectivas para la PCST. Quark, p.24-29, 2004. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=CIENCIA+MODERNA+Y+CONOCIMIENTO+NATIVO%3A+UN+P ROCESO+DE+COLABORACI%C3%93N+QUE+ABRE+NUEVAS+PERSPECTIVAS++PAR A+LA+PCST&btnG=. Acesso em: 15 ago. 2022. TOSCANO, G. La entrevista semiestructurada como técnica de investigación. In: ALVARADO, Sara, et al. Reflexiones latinoamericanas sobre investigación cualitativa. Buenos Aires: Prometeo Libros, Universidad Nacional de La Matanza, 2009. TOLEDO, V. Ethnoecology: A conceptual Framework for the Study of Indigenous Knowledge of Nature. In: STEPP et al. (Eds). Ethnobiology and Biocultural Diversity, Georgia University Press, E.U, 2002. TOLEDO, V. M.; BARRERA-BASSOLS, N. A Memória Biocultural: A Importância Ecológica das Sabedorias Tradicionais. São Paulo: Expressão Popular, 2015. TURRI, J. Is knowledge justified true belief ? Synthese, v. 184, n. 3, p. 247-259, 2012. Disponível em: https://philarchive.org/archive/TURIKJ. Acesso em: 02 maio 2022. URIBE-PÉREZ, M. Saberes ancestrales y tradicionales vinculados a la práctica pedagógica desde un enfoque intercultural: un estudio realizado con profesores de ciencias en formación inicial. Educación y ciudad, v. 2, n. 37, p. 57-71, 2019. UNESCO. Declaración de Bonn. UNESCO World Conference on Education for Sustainable Development, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000185056. Acesso: 4 jan. 2023. . Sistemas de Conhecimentos Locais e Indígenas, 2021. Disponível em: https://en.unesco.org/links#:~:text=Local%20and%20indigenous%20knowledge%20refers,day% 2Dto%2Dday%20life. Acesso em: 02 maio 2022. VALLADARES, L.; OLIVÉ, L. ¿Qué son los conocimientos tradicionales? Apuntes epistemológicos para la interculturalidad. Cultura y representaciones sociales, v.10, n.19, p. 61- 101, 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007- 81102015000200003&script=sci_arttext. Acesso em: 22 abr. 2022. VIEIRA, I.; SILVA, J.; TOLEDO, P. Estratégias para evitar a perda de biodiversidade na Amazônia. Estudos Avançados, v.19, p.153-164, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/yf6MQVWvKWGD33jN3jqw47n/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 out. 2021. VIESBA-GARCIA, E.; VIESBA, L. M. V.; ROSALEN, M. S. de. Educação ambiental para a sustentabilidade: formação continuada em foco. Humanidades e tecnologia (FINOM), v.16, n.1, p.10-24, 2019. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/651. Acesso em: 27 out. 2023. VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991. 127 VILLAMAR, A. El diálogo de saberes, una utopía realista. Revista Integra Educativa, v. 5, n. 3, p. 15-29, 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?pid=S1997- 40432012000300002&script=sci_arttext. Acesso em: 22 set. 2022. VILLORO, L. Creer, saber y conocer. México: Siglo XXI, 1982. VIRTANEN, I. “Epistemological problems concerning explication of tacit knowledge”. Journal of Knowledge Management Practice, v.11, n.4, 2010. Disponível em: http://www.tlainc.com/articl246.htm. Acesso: 30 set. 2021pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Etnoconhecimento de professores e moradores sobre fauna silvestre na RDS do Tupé.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.