DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5813
Título: Tecnologia assistiva como recurso didático para alunos com deficiência visual no ensino de geometria euclidiana
Título(s) alternativo(s): Assistive technology as a teaching resource for visually impaired students teaching Euclidean geometry
Autor(es): Oliveira, Geovane Felipe Oliveira de
Orientador(es): Rodrigues, Jorge de Menezes
Palavras-chave: Geometria;Tecnologia assistiva;Deficiência visual;Geometry;Assistive technology;Visual impairment
Data do documento: 23-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: OLIVEIRA, Geovane Felipe Oliveira de. Tecnologia assistiva como recurso didático para alunos com deficiência visual no ensino de geometria euclidiana. 2024. 35 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho busca contribuir com o ensino da matemática para alunos com deficiência visual abordando o uso de tecnologia assistiva que possa ser usada como recurso didático no ensino da geometria euclidiana, o problema de pesquisa foi: como os materiais de baixo custo pode ser aplicado como tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual no ensino de geometria euclidiana? Tendo como objetivo geral analisar a aplicação de Tecnologia Assistiva de baixo custo que auxilie os alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de geometria euclidiana. A metodologia desenvolveu se em cunho qualitativo, a escolha dessa metodologia se justifica pela necessidade de investigar e compreender os fenômenos educacionais sob a perspectiva do participante, a fim de identificar suas necessidades em relação ao uso da tecnologia assistiva no ensino da geometria euclidiana. A estratégia de investigação foi a pesquisa exploratória, que por sua vez, foi utilizada para coletar informações sobre as necessidades educacionais do participante e para desenvolver o recurso em tecnologia assistiva de baixo custo. Utilizou-se o estudo de caso pois esta pesquisa foi realizada com um participante cego de 19 anos recém-formado no ensino básico. Ao final do estudo, após a aplicação da Tecnologia Assistiva notou se uma melhora nas percepções e no entendimento do participante com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana Palavras-Chave: Geometria. Tecnologia Assistiva. Deficiência Visual.
Abstract: This work seeks to contribute to the teaching of mathematics to visually impaired students by the use of assistive technology that can be used as a teaching resource in the teaching of Euclidean geometry. used as a didactic resource in the teaching of Euclidean geometry. problem was: how low-cost materials can be applied as technology for visually impaired students in the teaching of Euclidean geometry? geometry? The general objective was to analyze the application of technology to help visually impaired students in the process of teaching and learning Euclidean geometry. process of teaching and learning Euclidean geometry. The methodology was qualitative, and the choice of this methodology is justified by the need to the need to investigate and understand educational phenomena from the perspective of the participant, in order to identify their needs in relation to the use of assistive technology in the teaching of Euclidean geometry. The research strategy was exploratory research, which in turn was used to collect information about the participant's educational needs and to develop the low-cost assistive technology resource. Case case study was used because this research was carried out with a 19-year-old blind participant blind participant who had recently graduated from elementary school. At the end of the study, after applying the Assistive Technology, there was an improvement in the visually impaired participant's perceptions and understanding of the of the visually impaired participant in the teaching and learning process of Euclidean geometry Keywords: Geometry. Assistive Technology. Visual impairment.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5813
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.