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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Prata-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-25T15:42:32Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Fabiane Prata. Aprendendo em casa pelas ondas do rádio os desafios enfrentados pelos professores na alfabetização das crianças no período da Pandemia Covid 19. 2023. 34f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5810-
dc.description.abstractThis work is the result of a qualitative research, whose theme is “Learning at home through the radio waves: the challenges faced by teachers in teaching children to read and write during the COVID-19 pandemic”. This work addresses the challenges faced by teachers when teaching their students to read and write during the pandemic, through classes given via radio and aims to reflect on the challenges experienced by teachers in the face of this reality that has imposed itself on the world. For this study, it was necessary to go back to the historical background of radio as an electronic mass media that for a long time was the only vehicle for disseminating information. We also address literacy learning and teaching strategies, as well as the training needs of teachers that enable the insertion and use of technologies. For this, we adopted Freire (1989) as a theoretical basis; Soares (2003); Belloni (2009) and Santaella (2013). The methodology adopted was qualitative and data analysis was provided by 01 literacy teacher who worked during classes on the radio. Through an interview with one of the teachers who created the Program, it was possible to learn about the challenges faced in teaching children to read and write during the pandemic in schools in the municipality of Parintins. Therefore, the study carried out showed the importance of education, even facing several difficulties, teachers were able to carry out their work by taking classes to children, through the reach of the pioneer of communication, the radio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectVeículo de Comunicaçãopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleAprendendo em casa pelas ondas do rádio os desafios enfrentados pelos professores na alfabetização das crianças no período da Pandemia Covid 19pt_BR
dc.title.alternativeLearning at home via radio waves the challenges faced by teachers in children's literacy during the Covid 19 Pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T15:42:32Z-
dc.creator.ID049.984.982- 58pt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo , Ângela Maria Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015783152572693pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Ângela Maria Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015783152572693pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa, cujo o tema é “Aprendendo em casa pelas ondas do rádio: os desafios enfrentados pelos professores na alfabetização das crianças no período da pandemia COVID-19”. O referido trabalho aborda os desafios enfrentados pelos professores ao alfabetizar seus alunos no tempo pandêmico, por meio de aulas ministradas via rádio e tem como objetivo refletir acerca dos desafios vivenciados pelos docentes diante dessa realidade que se impôs ao mundo. Para este estudo foi necessário retomar os antecedentes históricos do rádio como mídia eletrônica de massa que por muito tempo foi o único veículo de disseminação de informação. Também abordamos a aprendizagem em alfabetização e as estratégias de ensino, bem como as necessidades de formação de professores que possibilitem a inserção e o uso das tecnologias. Para isso adotamos como base teórica Freire (1989); Soares (2003); Belloni (2009) e Santaella (2013). A metodologia adotada foi de cunho qualitativo e a análise dos dados foram fornecidos por 01 professora alfabetizadora que atuou durante as aulas no rádio. Por meio de entrevista com um dos professores idealizadores do Programa, foi possível conhecer os desafios enfrentados para se alfabetizar as crianças durante a pandemia nas escolas do município de Parintins. Portanto o estudo realizado mostrou a importância da educação, mesmo enfrentando diversas dificuldades os docentes conseguiram exercer os seus trabalhos levando as aulas para as crianças, por meio do alcance do pioneiro da comunicação, o rádio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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