DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTrindade, Gustavo Silva de Souza-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-07-25T15:41:42Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationTRINDADE, Gustavo Silva de Souza. Guia didático de redes sociais e aplicativos colaborativos para o ensino de geometria euclidiana no 8° ano. 2024. 93 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5809-
dc.description.abstractThis work was developed with the aim of analyzing the teaching of Geometry in schools and the extent to which digital tools can contribute to to meaningful learning. The research is aimed at teachers teachers who face the challenges of adapting to new technologies and also for 8th grade students who need more contextualized lessons with the support of contextualized lessons with the support of digital technologies. Evaluate the results Create a way of sharing videos to help with the use of each network. videos to assist in the use of each social network and collaborative application of the teaching guide. For theoretical reference of the research was used: National Common Base Base Nacional Comum Curricular (2017), D'Ambrosio (1989), Pavanello (1989), Prensky (2001), Valente (1999), among others. The study was carried out using a approach and was descriptive in nature. The data collection instruments used were two interviews with the teacher and two questionnaires with the students of a public school in Manaus/AM, and the results served as the basis for analysis. for analysis. During the applications, the guide succeeded in showing that digital digital tools can be potential allies in the teaching and learning of Euclidean geometry and that any teacher can use them in the classroom. Keywords: Technology. Teaching and Learning. Geometry. Teaching Guidept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGuia didáticopt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTeaching guidept_BR
dc.titleGuia didático de redes sociais e aplicativos colaborativos para o ensino de geometria euclidiana no 8° anopt_BR
dc.title.alternativeTeaching guide for social networks and collaborative applications for teaching Euclidean geometry in 8th gradept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T15:41:42Z-
dc.contributor.advisor1Freitas, Rodrigo Choji de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915653613278294pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Neide Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068095206484923pt_BR
dc.contributor.referee2Vitor, Cláudio Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4835317271673243pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o ensino da Geometria nas escolas e até que ponto as ferramentas digitais poderão contribuir para uma aprendizagem significativa. Será uma pesquisa voltada para os professores que enfrentam desafios de se adaptar as novas tecnologias e também para alunos do 8° ano do ensino fundamental II que precisam de aulas mais contextualizadas com o apoio de tecnologias digitais. Avaliar os resultados obtidos com a aplicação do guia; Criar uma forma de compartilhamento de vídeos para auxiliar no uso de cada rede social e aplicativo colaborativo do guia didático Para referencial teórica da pesquisa foi utilizado: Base Nacional Comum Curricular (2017), D’Ambrosio (1989), Pavanello (1989), Prensky (2001), Valente (1999), entre outros. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizada duas entrevistas com o professor e dois questionários com os alunos de uma escola pública de Manaus/AM, em que os resultados serviram de base para as análises. Durante as aplicações, o guia teve êxito em mostrar que as ferramentas digitais podem ser potenciais aliadas no ensino e aprendizagem de Geometria Euclidiana e que qualquer professor pode aplicá-las em sala. Palavras-Chave: Tecnologia. Ensino-Aprendizagem. Geometria. Guia Didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMAZONAS, Proposta Curricular e Pedagógico. Manaus: Secretária de Estado de Educação do Amazonas, 2021. BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativos e Misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296 p. D’AMBROSIO, Beatriz S. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. Proposição, v. 4. n. 1, p. 1-6, mar, 1993 D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar Matemática hoje? Temas e Debates. Brasília/DF: SBEM, 1989. Ano II, n. 2, p. 15-19 EDUVIRGES, Joelson Ramos; SANTOS, Maria Nery dos. A contextualização da internet na sociedade da informação. Juazeiro do Norte/CE: ERBED N/NE, 2012. FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. CINTED - UFRGS, v. 11 n. 1, jul. 2013. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p. GOMES, Alex Sandro. A avaliação de software educativo para o ensino da Matemática. Florianópolis, Santa Catarina: WI E’, 2002. GOMES, Fabrícia Cristina; SILVA, Scheilla Maria Orlosqui Cavalcante da. Tecnologias e mídias digitais no contexto escolar: uma análise sobre a percepção dos professores. Curitiba, PR: SME, 2015. MEC, Ministério da Educação. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Portal do MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 10 de janeiro de 2024. MORAN, José Manuel [et al]. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 10. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000. 85 LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura. Porto Alegre, RS: Sulina, 2010 MORSE, J. M. Approaches to qualitative-quantitative methodological triangulation. Nursing Research, 1991. 1. ed. 120-123. PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria: Uma visão histórica. Campinas/SP: UNICAMP, 1989. PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On The Horizon, MCB University, v. 9, n. 5, p. 1-6, 1 set. 2001. SHARPLES, Mike [et al]. Personal Inquiry: Orchestrating Science Investigations Within and Beyond the Classroom. Journal of the Learning Sciences, v. 24, n. 2, 2015. SOUZA e SÁ, Daniel Barreto de. Do Grunhido Ao WhatsApp: A Evolução da comunicação e sua importância para o homem. In: XIII EVIDOSOL e X CILTEC ONLINE. 2016. VALENTE, J. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas/SP: UNICAMP/NIED, 1999. WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Filadélfia, Pensilvânia: Wharton Digital Press, 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia didático de redes sociais e aplicativos colaborativos para o ensino de geometria euclidiana no 8º ano.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.