DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5804
Título: O ensino de fração para crianças com Transtorno do Espectro Autista (Tea) no 4ª ano do fundamental I em uma escola de Parintins
Título(s) alternativo(s): Teaching fraction to children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the 4th year of elementary school at a school in Parintins
Autor(es): Bentes, Renata Souza
Orientador(es): Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de
Palavras-chave: Ensino de Fração;Alunos com TEA;Dificuldades em Aprender
Data do documento: 15-Set-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BENTES, Renata Souza. O ensino de fração para crianças com Transtorno Do Espectro Autista (Tea) no 4ª ano do fundamental I em uma escola de Parintins. 2023. 48f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Amazonas – UEA – Centro de Estudos Superiores de Parintins/CESP - UEA. Tem como tema “O ensino de fração para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no 4ª ano do ensino fundamental I em uma escola de Parintins”. O interesse no tema surgiu devido ter trabalhado por alguns anos com crianças com TEA na rede Municipal da cidade de Parintins-Am. Para tal, a pesquisa teve como objetivo geral, analisar as dificuldades do professor do Ensino Fundamental I para trabalhar atividades com fração com alunos com Transtorno do Espectro Autista em uma escola de Parintins. A investigação da temática teve como base teórica o pensamento de autores como Stainback e Stainback (1999), Bertoni (1994), Nunes e Bryant (1997), que trazem estudos voltados para a inclusão e ensino de fração, e vários outros autores que abordam sobre o tema, que configura ajuda aos professores no ensino aprendizagem dos alunos com TEA, fez-se uso também do Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais - DSM V, que traz as classificações sobre o TEA. A metodologia utilizada para produção deste trabalho é de cunho bibliográfico buscando possíveis respostas para o fenômeno investigado, recorrendo aos procedimentos por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, procurando interpretar os fatos a quais nos fizeram perceber a maneira que os profissionais atuam nas áreas que estão inseridos, e como ensinam o aluno com TEA nas aulas de fração para o ensino da matemática, suas dificuldades e meios que utilizam para aquisição de conhecimento dos alunos. Espera-se que a inclusão do aluno com TEA nas aulas do estudo das frações para o ensino de matemática seja realizada de forma a garantir equidade no seu processo educativo.
Abstract: This work is the conclusion of the Degree in Pedagogy at the State University of Amazonas – UEA – Centro de Estudos Superiores de Parintins/CESP – UEA. Its theme is “Teaching fractions for children with autism spectrum disorder (ASD) in the 4th year of elementary school at a school in Parintins”. The interest in the topic arose due to having worked for a few years with children with ASD in the municipal network of the city of Parintins-Am. To this end, the research had as its general objective, to analyze the difficulties of Elementary School I teachers in working on activities with fractions with students with Autism Spectrum Disorder in a school in Parintins.The investigation of the theme was theoretically based on the thinking of authors such as Stainback and Stainback (1999), Bertoni (1994), Nunes and Bryant (1997), who bring studies focused on the inclusion and teaching of fractions, and several other authors who address on the topic, which provides assistance to teachers in teaching and learning for students with ASD, the Diagnostic Manual of Mental Disorders – DSM V was also used, which provides classifications on ASD. The investigation of the theme was theoretically based on the thinking of authors such as Stainback and Stainback (1999), Bertoni (1994), Nunes and Bryant (1997), who bring studies focused on the inclusion and teaching of fractions, and several other authors who addresses on the topic, which provides assistance to teachers in teaching and learning for students with ASD, the Diagnostic Manual of Mental Disorders – DSM V was also used, which provides classifications on ASD. The methodology used for the production of this work is of a bibliographic nature seeking possible answers to the phenomenon investigated, resorting to the procedures through a qualitative research, of exploratory character, seeking to interpret the facts to which they made us perceive the way that the professionals act in the areas that are inserted, and how they teach the student with ASD in fraction classes for the teaching of mathematics, their difficulties and means they use to acquire students' knowledge. It is expected that the inclusion of the student with ASD in the classes of the study of fractions for the teaching of mathematics is carried out in order to ensure equity in their educational process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5804
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.