DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Acleísa Tavares da-
dc.date.available2024-07-11-
dc.date.available2024-07-11T17:07:21Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationSILVA, Acleísa Tavares. Memórias da comunidade surda no município de Parintins - AM. 2023. 71f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5788-
dc.description.abstractThis course completion work has as its theme "Memory of the Deaf Community in the Municipality of Parintins -AM, whose objective is to verify the historical context of the Deaf Community in the Municipality of Parintins, this objective allowed us to relive the memories of the Deaf Community in Parintins considering the social and educational aspects in which these Communities experience opportunities to envision their development and advancement. So that we could know and understand the history of the deaf community, we revisited works by authors such as Strobel (2009), Vilhalva (2004), Sacks (2010), Perlin (2003) and Santos and Molon (2014). The works allowed us to know the historical context as well as the reality experienced by the Deaf Community and its need to present its history. The methodology was based on qualitative research, using phenomenology and procedural methods as a method of approach, we have the case study through narratives collected from non-standardized interviews and spontaneous reports, which allowed us to have a broad view so that we could continue with the search. The results obtained brought us the advances of the Deaf Communities since the beginning of the educational process, still at Santa Izabel School, until the University of the State of Amazonas CESP-UEA Parintins. Where this community currently has the opportunity of professional training and socialization of Libras with society through extension projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade Surdapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectDireitospt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleMemórias da comunidade surda no município de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeMemories of the deaf community in the municipality of Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T17:07:21Z-
dc.creator.ID760663632-04pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoêdo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1LattesFrancisca Keila http://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoêdo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee1LattesFrancisca Keila http://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Mariê Augusta de Souza-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso traz como temática “Memória da Comunidade Surda no Município de Parintins -AM, é verificar o contexto histórico da comunidade surda no Município de Parintins a partir das memorias narradas por participantes dessa Comunidade. Tal objetivo nos permitiu reviver as memórias da Comunidade Surda em Parintins considerando os aspectos sociais e educacionais nos quais esta vivencia as oportunidades de vislumbrar o desenvolvimento e avanço própio. Para que pudéssemos conhecer e entender a história da comunidade surda revisitamos obras de autores como Strobel (2009), Vilhalva (2004), Sacks (2010), Perlin (2003) e Santos e Molon (2014). As obras nos permitiram conhecer o contexto histórico assim como a realidade vivenciada pela Comunidade Surda e a necessidade desta em apresentar sua história. A metodologia partiu da pesquisa qualitativa, tendo como método de abordagem a fenomenologia e os métodos de procedimentos temos o estudo de caso por meio de narrativas coletadas a partir de entrevistas não padronizada e relatos espontâneo, os quais nos permitiu ter uma visão ampla para que pudéssemos seguir com a pesquisa. Os resultados obtidos nos trouxeram os avanços da Comunidades Surda desde o início do processo educacional ainda na escola Santa Izabel, até a Universidade do Estado do Amazonas CESP-UEA Parintins. Onde atualmente essa comunidade vem tendo a oportunidade da formação profissional e socialização da Libras com a sociedade por meio de projetos de extensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references68 Cátia Maria Pontes de Souza. 29 de abril de 2023, 16h rua Marcos Zaguri, nº 340 bairro Castanheira. Entrevistado por Acleísia Tavares da Silva. CERQUEIRA, Larissa Mota de. Diversidade, inclusão social e educacional. Alagoinhas. Bordô Grená, 2019. Disponível em:< http://difeba.uneb.br/index.php/401-2/> Acesso em: 26 julh 2023. COUTO, Hildo Honório do. Sobre o conceito de Comunidade Surda. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 193-219, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/276450309_Sobre_o_conceito_de_Comunidade_Surda>. Acesso em: 19 julh. 2023. Emilio Butelli. 8 de janeiro de 2023, PIME, Complexo de condomínio em Parintins, Amazonas. Entrevistado por Elenice Mourão. ESCRITORES SURDOS- Lindos Exemplos de Superação. Academia de LIBRAS, 2019. Disponível em: <https://academiadelibras.com/blog/escritores-surdos/>. Acesso em: 30 de dez. 2022. FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Estudante. ed. 8 - Rio de Janeiro: WalPrint Gráfica e Editora, 2007. Disponível em: < http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf>. Acesso em: 01 mai. 2022. FERREIRA, Lucinda. Legislação e a Língua Brasileira de Sinais. Ferreira & Bergincci consultoria e publicações. São Paulo, 2003. Georgina Terezinha Brito de Vasconcelos. 25 de maio de 2023, 10h Universidade do Estado do Amazonas. Entrevistado por Acleísia Tavares da Silva. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo, Atlaas, 2008. Leidiane Santarém Valente. 27 de abril de 2023, 12h, Hospital Regional Dr. Jofre Cohen. Entrevistado por Acleísia Tavares da Silva. MARCON, Andréia Mendiola. O papel do tradutor/intérprete de Libras na compreensão de conceitos pelo surdo. ReVEL, v. 10, n. 19, 2012. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/644681b81f2cb7f90f93b613729ef637.pdf>. Acesso em: 12 junh. de 2023. Marlon Jorge Silva de Azevedo. 24 de janeiro de 2023, 14h Universidade do Estado do Amazonas. Entrevistado por Acleísia Tavares da Silva. MARTINS, H. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, mai/ago. 2004. NASCIMENTO, Lilian C. R. Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Berthier. DOSSIÊ. Grupo de Estudos e Subjetividade. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 – ISSN: 1676-2592. Disponível em: 69 <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/807>. Acesso em: 06 junh. 2022. OLIVEIRA, Karen Guedes. O sentido da vida, a religiosidade e os valores na cultura surda. 2013. 140 f. Dissertação. (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4239/1/arquivototal.pdf>. Acesso em:26 de julho de 2023. PARINTINS, Lei nº 704 Art. 1. Procuradoria Geral do Município de Parintins. Parintins, 2018. Disponível em: Acesso em: 30 dez. de 2022. PERUZZO, Cicilia M. K; VOLPATO, Marcelo de O. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferença. Líbero – São Paulo – v. 12, n. 24, p. 139-152, dez. de 2009. <Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/508>. Acesso em 01 mai. 2022. PRADO, G; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história. Revelações subversões superações. 2 ed. Campinas, 2005. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. REZENDE, Camila Cesário dos Santos de et al. As contribuições do intérprete de libras para o processo de inclusão no ambiente escolar. Revista Scientific Magazine - Ano: XIV/2020. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication. Acesso em: 15 junh. 2023. SANTOS, S; MOLON, S. Comunidade surda e Língua Brasileira de Sinais nos relatos de uma professora surda. Revista Eletrônica de Educação. 2014. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br>. Acessado em: 22 julh. 2021. SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. 16 ed. São Paulo, 2006 Coleção primeiros passos - 110. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001. Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjiq5_15bj5AhVFDNQKHXdSBvAQFnoECAUQAQ&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fseesp%2Farquivos%2Fpdf%2Fsalamanca.pdf&usg=AOvVaw0AxEVhGjVHZQ2RJGd_r8Es>. Acesso em: 08 agos. 2022. SILVA, César Augusto de Assis. Cultura Surda: agentes religiosos e a construção de uma identidade. Terceiro Nome. São Paulo, 2012. SOUZA, Marcos Torres de; PORROZZI, Renato. Ensino de Libras para os Profissionais de Saúde: Uma Necessidade Premente. Revista Práxis. Fiocruz - Instituto Oswaldo Cruz, RJ 2009. Disponível em: <https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/1119/1007>. Acesso em: 28 julh. 2023. 70 STROBEL, Karin. História da educação de surdos. UFSC, Florianópolis, 2009. Disponível em:https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/scos/cap30834/1.html>. Acesso em: 07 dez. 2021. ________. As imagens do outro sobre a Cultura Surda. Ed. Da UFSC. Florianópolis, 2008. ________.A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolas. DOSSIÊ. ETD - Educação Temática Digital, 7(2), 245-254. Disponível em: <https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-101741>. Acesso em: 11 de julh. 2023. VALENTE, Leidiane S; AMOÊDO, Francisca K. de F; NASCIMENTO, Luzimere P. A acessibilidade do surdo nas Unidades Básicas de Saúde na cidade de Parintins Amazonas. Disponível em: <http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/764/1/A%20acessibilidade%20do%20surdo%20nas%20unidades%20b%C3%A1sicas%20de%20sa%C3%BAde%20na%20cidade%20de%20Parintins%20Amazonas.pdf>. Acesso em:16 dez. 2022. Tarcísio Menezes Gonzaga. 26 de maio de 2023, 20h rua Rio Branco ateliê Tarcísio Gonzaga. Entrevistado por Acleísia Tavares da Silva. VILHALVA, S. Despertar do Silêncio. Editora Arara Azul. Rio de Janeiro 2004. PERLIN, Gladis. T. T. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5880>. Acesso em: 07 julh. 2021 SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Editora Companhia de Bolso, 2010. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/Vendo-vozes-viagem-mundo-surdos-ebook/dp/B00GS6LCES Acesso em: 26 julh. 2023pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias da comunidade surda no município de Parintins - AM.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.