Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5741
Título: | Círculo de Leitura e Letramento Literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do Eensino Fundamental II de uma Escola Pública de Parintins-AM |
Título(s) alternativo(s): | Reading and Literary Literacy Circle a literary: experience in a 6th year class of Elementary School II at a Public School in Parintins-AM |
Autor(es): | Coelho, Márcia Dielly Butel |
Orientador(es): | Sicsú, Delma Pacheco |
Palavras-chave: | Círculo de Leitura;Letramento Literário;Literatura;Ensino Fundamental |
Data do documento: | 24-Fev-2024 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Citação: | COELHO, Márcia Dielle Butel. Círculo de Leitura e Letramento Literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do Eensino Fundamental II de uma Escola Pública de Parintins-AM. 2024. 33f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo abordar a temática: “Círculo de leitura e letramento literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola pública de Parintins-Am”. A pesquisa tem por objetivo geral: Mostrar como os círculos de leitura e letramento literário enriquecem a experiência literária em sala de aula. Como objetivos específicos, elencamos 3: Identificar práticas de leituras individuais e compartilhadas para a promoção da leitura literária em sala de aula; Aplicar oficinas de leitura literária com vista ao desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção textual; Socializar produções textuais; O artigo apresenta os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa de campo, bibliográfica com abordagem qualitativa, tendo como lócus de estudo uma instituição da rede pública dos anos iniciais do ensino fundamental II, localizada no município de Parintins-Am. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário impresso, com questões abertas e fechadas e, para análise desses dados, o método de análise de conteúdo. As bases teóricas que nortearam a pesquisa foram por meio das postulações de Rildo Cosson (2014), Isabel Solé (1998), Almeida e Santos (2014) entre outros autores. |
Abstract: | The present work aims to address the theme: “Reading circle and literary literacy: a reading experience in a 6th year class of elementary school II at a public school in Parintins-Am”. The general objective of the research is to show how reading circles and literary literacy enrich the literary experience in the classroom. As specific objectives, we list 3: Identify individual and shared reading practices for the promotion of literary reading in the classroom; Apply literary reading workshops with a view to developing interpretation and textual production skills; Socialize textual productions; The article presents the following methodological procedures: field research, bibliographic with a qualitative approach, having as locus of study a public institution of the initial years of elementary school, located in the municipality of Parintins-Am. The printed questionnaire with open and closed questions was used as a data collection instrument, and the content analysis method was used for data analysis. The theoretical bases |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5741 |
Aparece nas coleções: | CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Círculo de Leitura e Letramento Literário uma experiência literária em uma turma do 6º ano do Eensino Fundamental II de uma Escola Pública de Parintins-AM.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.