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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos Filho, Sandro Ruy Lima dos | - |
dc.date.available | 2024-06-11 | - |
dc.date.available | 2024-06-12T18:57:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS FILHO, Sandro Ruy Lima dos. A Comunicação Bilíngue - Libras e Língua Portuguesa. 2024. 17f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5739 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to understand how the bilingual communication process occurs in the teaching and learning of Deaf academics at the State University of Amazonas at the Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA-CESP). With this, we discuss bilinguality with which we deal with the particularities of languages in the bilingual process between Libras and Portuguese in the university context of Deaf academics. The research methods and procedures were observational, where we obtained some records and discursive processes made during the construction process of the research topic. Since we seek to show the importance of Libras and the Portuguese language for Deaf University Students, indicating and analyzing their difficulties in the bilingual communication process and their positioning inside and outside the university. Thus, the results indicate that the Deaf academic is a bilingual individual who, despite their barriers and difficulties with the Portuguese language in formal academic situations, manages to have proficiency in both languages. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Bilinguidade | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | A Comunicação Bilíngue - Libras e Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.title.alternative | Bilingual Communication - Libras and Portuguese Language | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T18:57:16Z | - |
dc.creator.ID | 2693667259 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Franklin Roosevelt Martins de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/355139900524067396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castro, Franklin Roosevelt Martins de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3551399005240673 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sicsú, Delma Pacheco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6349998977516397 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Amoêdo, Francisca Keila de Feitas | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2195704246610177 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o processo de comunicação bilíngue no ensino aprendizagem de acadêmicos Surdos da Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA-CESP). Com isso, discorremos à cerca da bilinguidade com os quais tratamos sobre as particularidades das línguas no processo bilíngue entre a Libras e a Língua Portuguesa no contexto universitário do acadêmico Surdo. Os métodos e procedimentos da pesquisa foram observacionais onde obtivemos de alguns registros e processos discursivos feitos durante o seu processo construtivo da temática em pesquisa. Uma vez que buscamos mostrar a importância da Libras e da língua portuguesa para Surdos Universitários, indicando e analisando suas dificuldades no processo de comunicação bilíngue e o seu posicionamento dentro e fora da universidade. Assim, os resultados apontam que o acadêmico Surdo é um individuo bilíngue que apesar de suas barreiras e dificuldades com a língua portuguesa em situações formais acadêmicas consegue ter proficiência em ambas as línguas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | QUADROS, R. M. de; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006. 120p. SOUZA, R. M. Que palavras que te fala?: linguística, educação e surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Strobel, Karin As imagens do outro sobre a cultura surda / Karin Strobel. 4 ed. – Florianópolis : Ed. da. UFSC, 2016. 146 P. SILVA, Odenilza Gama da; NOGUEIRA, Antônia Fernanda de Souza. Comparando aspectos gramaticais de português e de libras. ANAI – 1 Colóquio de Letras da FALE/CUMB, Universidade Federal do Pará – 20, 21 e 22 de fevereiro de 2014. ISSN. Sociolinguística no Brasil : uma contribuição dos estudos sobre línguas em/de contato : homenagem ao professor Jurgen Heye / organizadoras Ana Claudia Peters Salgado, Mônica Maria Guimarães Savedra Barreto. – Rio de Janeiro : 7Letras, 2009. 264 p. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TMP-2022 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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