DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Guilherme Louro de Salignac e-
dc.date.available2024-05-27-
dc.date.available2024-05-20T19:23:20Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5695-
dc.description.abstractOne of the types of vessels responsible for supplying the interior of Amazonas are ferryboats, typical vessels in the region focused on transporting cargo and passengers in the state. However, they are vessels of low complexity and low technological content, using empirical knowledge for their development, as in the choice of the propeller. There fore, the objective of this article was to evaluate the method, unknown by the shipowner, used to select the present propulsive system and compare with the results obtained, th rough the regression polynomial of the Systematic Series of Wageningen B, respecting the shipowner’s financial limitations. In addition, the resistance to the advance of the ferry was analyzed, as well as the cavitation criteria and, finally, the hull-engine-propeller inte gration. The results obtained proved the imprecise dimensioning of the propeller provided to the shipowner when finding a 15% more efficient propeller that would increase the ope rating speed by 1 knot. Through a financial analysis, it was shown that the investment in the new thrusters can be paid off in a year by saving fuel with the exchange and then the vessel will return a profit of 9% of the amount currently spent on diesel per trip.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWageningen B.pt_BR
dc.subjectAnálise financeirapt_BR
dc.subjectIntegração casco-hélice-motor.pt_BR
dc.subjectFinancial analysispt_BR
dc.subjectHull-propeller-engine integration.pt_BR
dc.titleReavaliação da seleção do sistema propulsor de um ˜ ferry boat que opera na região amazônicapt_BR
dc.title.alternativeRe-evaluation of the propulsion system of a ferry boat operating in the Amazon regionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-20T19:23:20Z-
dc.creator.ID8367538495618939pt_BR
dc.contributor.advisor1Ramírez Gutiérrez, Ricardo Homero-
dc.contributor.advisor1ID3846625945742171pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846625945742171pt_BR
dc.contributor.referee1Ramírez Gutiérrez, Ricardo Homero-
dc.contributor.referee1ID3846625945742171pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846625945742171pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Marina Aranha de-
dc.contributor.referee2ID3736783704692298pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3736783704692298pt_BR
dc.contributor.referee3Vaz, Luiz A.-
dc.contributor.referee4Monteiro, Ulisses A.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367538495618939pt_BR
dc.description.resumoUm dos tipos de embarcações responsáveis pelo suprimento do interior do Ama zonas são os ferryboats, embarcações típicas da região focadas no transporte de carga e passageiros no estado. Contudo, elas são embarcações de baixa complexidade e baixo conteúdo tecnológico, recorrendo a conhecimentos empíricos para seu desenvolvimento, como na escolha do hélice. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o m´método, desconhecido pelo armador, utilizado para selecionar o sistema propulsivo presente e confrontar com os resultados obtidos, por meio do polinômio de regressão da Série Sistemática de Wageningen B, respeitando as limitações financeiras do armador. Além disso, analisou se a resistência ao avanço do ferryboat, assim como os critérios de cavitação e, por fim, a integração casco-motor-hélice. Os resultados obtidos comprovaram o dimensionamento impreciso do propulsor fornecido ao armador ao encontrar um hélice 15% mais eficiente e que aumentaria a velocidade de operação em 1 n´o. Através de uma análise financeira, mostrou-se que o investimento nos novos propulsores podem ser quitados em um ano ao economizar combustível com a troca e, em seguida, a embarcação retornará lucro de 9% do valor gasto atualmente em diesel por viagem. Palavras-chave: ; ;pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reavaliação da seleção do sistema propulsor de um ˜ ferry boat que opera na região amazônica.pdf7,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.