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Título: Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de apuração e análise de custos ofertada pela Universidade do Estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in the teaching and learning process of the cost calculation and analysis course offered by the Amazonas State University
Autor(es): Souza, Ádria Caroline Barros de
Orientador(es): Carneiro, Leandro Marcondes
Palavras-chave: Educação superior;Metodologias ativas;Gamificação;Apuração e análise de custos
Data do documento: 20-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pesquisa relatou a experiência de aplicação de uma metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem com os alunos da disciplina Apuração e Análise de Custos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para isso, desenvolveu-se uma metodologia ativa, baseada em Gamificação, denominada “Custos Vorazes”, que foi concebida como um jogo do tipo Duelo de Equipes, projetado para trabalhar conteúdos constantes na ementa da referida disciplina. A amostra deste estudo é composta por 34 discentes. Após a aplicação do jogo em sala de aula, foi realizada a coleta de dados junto aos discentes, por meio de preenchimento de questionário com escala Likert, via Google Formulários, com o objetivo de relatar o perfil dos estudantes investigados e sua percepção sobre a aplicação da dinâmica. Os dados foram tratados por meio de análise qualitativa e quantitativa, além de comparações entre as turmas. A análise dos dados sugere um interesse dos discentes na continuidade do uso de metodologias ativas, não apenas na disciplina de Apuração e Análise de Custos, mas também em outras disciplinas do curso de Ciências Contábeis, revelando que a dinâmica proposta teve um impacto positivo na percepção dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The research reported the experience of applying an active methodology in the teaching and learning process with students in the Cost Accounting discipline at the Universidade do Estado do Amazonas (UEA). To achieve this, an active methodology was developed, based on Gamification, called “Hunger Costs”, which was conceived as a Team Duel type game, designed to work on content contained in the syllabus of that discipline. The population of this study is made up of 34 students. After applying the game in the classroom, data was collected from the students, by filling out a questionnaire with a Likert scale, via Google Forms, with the aim of reporting the profile of the students investigated and their perception of the application of the dynamics. The data was processed through qualitative and quantitative analysis, in addition to comparisons between classes. Data analysis suggests that students are interested in continuing to use active methodologies, not only in the Cost Accounting discipline, but also in other disciplines of the Accounting course, revealing that the proposed dynamics had a positive impact on the perception of students in relation to the teaching and learning process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5693
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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