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Título: Levantamento de embarcações de pequeno porte comuns na Região Amazônica e estudo da resposta em ondas de uma embarcação do tipo voadeira
Título(s) alternativo(s): Survey of common small vessels in the Amazon Region and study of the wave response of a flying vessel
Autor(es): Almeida, Hector Reis
Orientador(es): Fontes, Jassiel Vladimir Hernández Fontes
Palavras-chave: Comportamento em ondas;Embarcação regional;Ondas regulares;Região amazônica;Voadeira;Behavior in waves;Regional vessel;Regular waves;Amazon region
Data do documento: 16-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: É possível que a Amazônia brasileira possua uma das maiores concentrações de embarcações de pequeno porte do Brasil, principalmente devido à falta de rodovias e à necessidade de transporte aquaviário de pessoas e cargas entre diversas cidades. Grande parte dessas embarcações, registradas ou não perante as autoridades marítimas, podem alcançar altas velocidades, sendo ainda necessário aprofundar estudos que permitam caracterizar seu comportamento hidrodinâmico. O presente trabalho visa contribuir no levantamento de embarcações de pequeno porte, motorizadas, típicas na região amazônica, e realizar uma análise do comportamento em ondas regulares de uma embarcação regional conhecida como “voadeira”. O objetivo principal consiste em avaliar os movimentos possíveis que uma embarcação desse tipo pode apresentar em condições de ondas, sem propulsão. Essas condições podem ocorrer durante eventos climáticos adversos, comuns na região, os quais podem gerar ondas eventuais na superfície dos rios. Para o levantamento de embarcações, foi considerada a cidade de Itacoatiara, no Estado do Amazonas, como o local representativo para o estudo. Foi selecionada uma embarcação do tipo voadeira como caso de estudo. O casco da embarcação foi modelado usando desenho assistido por computador e os seus movimentos em ondas foram pesquisados foram utilizados métodos de escoamento potencial de hidrodinâmica. Foram pesquisados o efeito da variação do ângulo de incidência das ondas e da posição vertical do centro de gravidade nos movimentos resultantes. Os resultados permitiram conhecer os movimentos mais significantes, incluindo a frequência da onda que os pode causar. Os movimentos de rotação apresentaram aumentos significantes para diferentes condições de ondas. A metodologia apresentada pode ser estendida para avaliar outras embarcações regionais.
Abstract: It is possible that the Brazilian Amazon has one of the largest concentrations of small boats in Brazil, mainly due to the lack of roads and the need for water transport of people and cargo between different cities. Many of these vessels, registered or not registered by the maritime authorities, can reach high speeds, making it necessary to further study to characterize their hydrodynamic behavior. This work aims to contribute to the classification of small, motorized vessels, typical of the Amazon region, and to carry out an analysis of the behavior on regular waves of a regional vessel known as “voadeira”. The main objective is to evaluate the possible movements that a ship of this type can present in wave conditions, without propulsion. These conditions may occur during adverse climatic events, common in the region, as they may generate eventual waves on the surface of the rivers. For the survey of vessels, the city of Itacoatiara, in the State of Amazonas, was considered as the representative location for the study. A voadeira type vessel was selected as a case study. The ship's hull was modeled using computer-assisted design and its response in waves was investigated using hydrodynamic potential theory methods. We investigated the effect of the variation of the angle of incidence of the waves and the vertical position of the center of gravity of the resulting movements. The results allowed determining the most significant movements, including the wave frequency that may cause them. The rotational movements show significant increases for different wave conditions. The methodology presented can be extended to evaluate other regional vessels.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5657
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