DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5656
Título: A Etnomatemática como Proposta Pedagógica no Ensino de Cálculo de Área de figuras planas.
Título(s) alternativo(s): Ethnomathematics as a Pedagogical Proposal in Teaching Area Calculation of Flat Figures.
Autor(es): Santos, Cledionei Batalha dos
Orientador(es): Frye, Simone Elizabeth Felix
Palavras-chave: Pedreiro;Bricklayer;Etnomatemática;Ethnomathematics;Educação;Education.;Geometria;Geometry
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica no ensino de cálculo de áreas de figuras planas utilizando a práxis do pedreiro. Nosso objetivo nesta pesquisa é mostrar os impactos da proposta pedagógica baseada na Etonomatemática, a partir dos etnoconhecimentos dos pedreiros para calcular áreas e quantidades de tijolos de uma parede de alvenaria. Nesta pesquisa trabalhamos com 20 alunos da Escola municipal Wenceslau de Queiroz na cidade de Tefé –AM, por meio de uma aula dinâmica e prática. Adotamos a pesquisa qualitativa, , pois buscamos analisar os aportes e limitações dos alunos em compreender a matemática, considerando a introdução de um dispositivo retangular criado para simularmos um assentamento de minis tijolos em uma parede de alvenaria no âmbito da sala de aula. A proposta pedagógica teve impactos positivos no ensino da matemática, isto porque os alunos além de compreenderem o cálculo de área de figuras planas, interagiram durante toda a apresentação, principalmente por se tratar de tijolos no dispositivo. Esta abordagem proporcionou a oportunidade de realizar novos estudos, ampliando ainda mais a aprendizagem dos alunos na educação matemática.
Abstract: This work presents a pedagogical proposal for teaching the calculation of areas of flat figures using the bricklayer's practice. Our objective in this research is to show the impacts of the pedagogical proposal based on Etonomathematics, based on the ethno-knowledge of bricklayers to calculate areas and quantities of bricks in a masonry wall. The research took place with 20 students from the Wenceslau de Queiroz municipal school in the city of Tefé – AM, through a dynamic and practical class. We adopted qualitative research, outlined in the case study, as we sought to analyze the students' contributions and limitations in understanding mathematics, considering the introduction of a rectangular device created to simulate the laying of mini bricks in a masonry wall within the classroom. classroom. The pedagogical proposal had positive impacts on the teaching of mathematics, because the students, in addition to understanding the calculation of the area of flat figures, interacted throughout the presentation, mainly because they were bricks in the device. This approach provided the opportunity to carry out new studies, further expanding student learning in mathematics education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5656
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Etnomatemática como Proposta Pedagógica no Ensino de Cálculo de Área de figuras planas..pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.