DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5651
Título: Perfil Profissional e Ocupacional dos Egressos de Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Tefé-UEA
Título(s) alternativo(s): Professional and Occupational Profile of Biological Sciences Graduates from the Center for Higher Studies of Tefé-UEA
Autor(es): Moraes, Rosinei Yasmin Cardoso
Orientador(es): Freire, Guilherme de Queiroz
Palavras-chave: Perfil;Profile;Egressos;Graduates;Profissional;Professional
Data do documento: 23-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O estudo com egressos emerge como uma estratégia essencial na avaliação das instituições de ensino superior, fornecendo dados cruciais sobre a efetividade dos programas acadêmicos e o desempenho dos ex-alunos no mercado de trabalho. Todavia, a falta de trabalho com egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas, campus Tefé, não permite a compreensão do perfil, caminhos profissionais e influência na sociedade de seus egressos. Diante dessa lacuna, este estudo contactou os egressos do curso com o objetivo de compreender os efeitos da graduação na vida profissional dos egressos bem como compreender onde estão atuando e que carreiras trilharam após a graduação. O estudo envolveu os egressos do curso de Ciências Biológicas do CEST-UEA formados entre 2005 e 2023. Os dados foram obtidos através de um questionário online. A amostra teve 141 participantes do total de 266 formados. O perfil traçado mostra que os egressos do curso em sua maioria reconhecem que o curso teve um papel significativo em suas carreiras, porém passa por dificuldades para encontrar emprego na área, principalmente devido à escassez de oportunidades e a falta de experiência profissional. Tiveram um aumento salarial em comparação ao que recebiam antes da formação, porém fica evidente que os salários destes não alcançaram as expectativas desejadas em comparação com o piso salarial, tanto do professor quando do pesquisador. Também é notável que o curso motiva os egressos a prosseguirem com sua qualificação acadêmica, já que a maioria optou por continuar seus estudos, com a especialização sendo a escolha da maioria, seguida pelo mestrado e doutorado em áreas diversificadas. O maior interesse é para as áreas do Ensino, Ecologia, Zoologia e Botânica. Estão atuando na área do curso em várias localidades, especialmente no Estado do Amazonas, com destaque para Tefé e Manaus. Os egressos que seguiram carreira docente estão atuando principalmente em redes municipais e estaduais, principalmente com o Ensino Fundamental.
Abstract: The study with graduates emerges as an essential strategy in the evaluation of higher education institutions, providing crucial data on the effectiveness of academic programs and the performance of alumni in the job market. However, the lack of studies with graduates from the Biological Sciences course at the Amazonas State University, campus Tefé, does not allow for an understanding of the profile, professional paths, and influence on society of its graduates. Faced with this gap, this study contacted graduates of the course and aimed to understanding the effects of graduation on their professional lives as well as understanding where they are working and what careers they pursued after graduation. The study involved graduates of the Biological Sciences course at CEST-UEA who graduated between 2005 and 2023. Data were obtained through an online questionnaire. The sample consisted of 141 participants out of a total of 266 graduates. The profile drawn shows that the majority of graduates recognize that the course played a significant role in their careers, but they encounter difficulties in finding job, mainly due to a lack of opportunities in the area and poor professional experience. They experienced increase in salary compared to what they received before graduation, but it is evident that did not meet the expectations compared to the minimum wage. It is also notable that the course motivates graduates to continue their academic qualifications, as most chose to continue their studies, with specialization, followed by a master's and doctor degrees, with the areas of greatest interest being Education, Ecology, Zoology, and Botany. They are working in the course area in several locations, especially in the Amazonas State, with emphasis on Tefé and Manaus. Graduates who pursued a teaching career are working mainly in municipal and state networks, mainly in Elementary Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5651
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.