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Título: Metodologia para caracterizar a geometria do casco e o comportamento hidrodinâmico de uma embarcação regional amazônica do tipo expresso
Título(s) alternativo(s): Methodology to characterize the hull geometry and hydrodynamic behavior of a regional Amazonian express vesse
Autor(es): Bechman, Vinícius Soares
Orientador(es): Hernández Fontes., Jassiel Vladmir
Palavras-chave: Desenho de casco;Comportamento hidrodinâmico;Embarcação do tipo expresso;Ondas regulares;Resistência ao avanço;RAO;Hull design;Ship dynamics;Express-type ship;Regular waves;Ship resistance
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A atual realidade do transporte aquaviário de cargas e passageiros na região amazônica perpassa por problemas ligados à falta de infraestrutura e segurança na navegação, o que contribui com o crescente número de acidentes e vítimas nesse modal. A universidade pode atuar em elaborar procedimentos técnico-científicos que permitam conhecer o comportamento das embarcações e encontrar opções para solucionar esses desafios. Caracterizar a hidrodinâmica das embarcações, incluindo o estudo da sua resistência ao avanço e resposta em ondas, pode contribuir no entendimento do seu comportamento em diversas condições de operação. Este trabalho visa instruir o procedimento de modelagem computacional do casco, estimativa da resistência ao avanço e comportamento dinâmico de uma embarcação de transporte longitudinal de passageiros típica da região amazônica: a lancha do tipo expresso. O principal objetivo é orientar o procedimento de desenho do casco tridimensional a partir de planos de desenho, e utilizar essa geometria para realizar estudos paramétricos de resistência ao avanço e resposta em ondas regulares, utilizando software de uso prático. Para tanto, este trabalho visou a aplicação de duas ferramentas computacionais, o software Rhinoceros para desenho do casco tridimensional e o software Maxsurf, nos seus módulos Resistance e Motions, para os cálculos de resistência ao avanço e operadores de amplitude de resposta, respectivamente. Os resultados obtidos através dos softwares permitiram concluir observações importantes, que podem ser avaliadas e comparadas, posteriormente, com a realização de testes experimentais. Espera-se que a presente metodologia possa ser estendida para caracterizar o comportamento hidrodinâmico de outras embarcações regionais.
Abstract: The current reality of river transport of cargo and passengers in the Amazon region is affected by problems linked to the lack of infrastructure and safety in navigation, which contributes to the increasing number of accidents and victims in such a transport modality. The university can work to develop technical-scientific procedures that allow to understand the behavior of ships and find options to solve these challenges. Characterizing the hydrodynamics of vessels, including the study of their hull resistance and response in waves, can contribute to the understanding of their behavior in various operating conditions. This work aims to instruct the computational modeling procedure of the hull, estimation of the ship resistance and dynamic behavior of a longitudinal passenger transport vessel that is typical of the Amazon region: an express-type ship. The main objective is to guide the three-dimensional hull design procedure from the body plan and use this geometry to carry out parametric studies of ship resistance and response in regular waves, using software for practical use. Therefore, this work involves the application of two computational tools, the Rhinoceros software for three-dimensional hull design and the Maxsurf software, in its Resistance and Motions modules, for ship resistance and motion calculations, respectively. The results obtained through the software allowed us to conclude important observations, which can be subsequently evaluated and compared with the performance of experimental tests. It is hoped that this methodology can be extended to characterize the hydrodynamic behavior of other regional vessels.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5642
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